GARANHUENSES LANÇAM BONS TRABALHOS NA ÁREA MUSICAL


HAMONICA WAY E MOMENTOS 

Por Carlos Janduy

Recentemente, eu tive a alegria de acompanhar o sonho realizado de dois grandes amigos: Gilson Tavares e Natanael de Vasconcelos. 

Gilson lançou, em novembro de 2022, o CD Harmonica Way (Uma viagem musical ao som da gaita diatônica) e Natanael, também no ano passado, mas em dezembro, fez o lançamento do álbum Momentos.

O que há em comum nesses trabalhos? A dedicação crucial, o intuito fixo de fazer o melhor, para que o produzido fique para sempre nos ouvidos do coração, não apenas dos familiares e dos amigos, mas de qualquer ouvinte que consiga ouvir o eco de um sonho realizado.

Em Harmonica Way, que contou com a produção musical de Roberto Lima, Gilson Tavares faz uma homenagem a vários gêneros musicais nacionais e internacionais, mas sem perder a identidade do seu instrumento, a harmônica, que expressa toda a paixão que ele sente por músicas que lhe agradam, que mexem com ele.

Nesse seu primeiro disco, além das executadas, há também músicas cantadas e uma boa pitada de autorais, não menos importantes do que os clássicos que ele escolheu para compor a seleção do seu álbum.

Posso até ser suspeito para indicar - acompanhei todo o processo de produção -, mas escutem Harmonica Way, um belo sonho realizado. Do folk rock Blowing In The Wind ao blues A Blues For A Friend And His Harmonica, a viagem é muito agradável. 

Natanael, em plena época de Natal, nos presenteou com Momentos, um disco autoral, com a produção musical assinada por Deir Tomé, que fez arranjos para a maioria das faixas, tendo Cláudio de Monteiro, Aldecy Souza e Roberto Lima na ficha técnica também como arranjadores.

Das 16 composições, 14 são de autoria de Natanael, uma em parceria com Rita Mansur, outra com Genivaldo Albuquerque. 

Encontramos em Momentos, descrita, com louvor, a versatilidade deste jovem senhor setentão, que, de mãos dadas com a criatividade que lhe é peculiar, compõe xote, frevo, samba, bolero, arrasta-pé, guarânia, rock...

Ao ouvir, mais de uma vez, o disco de Natanael, fiz um breve texto com os títulos das músicas de Momentos; na verdade uma simples brincadeira, na esperança do amigo Natan se sentir homenageado.

Quanto é bom desfrutar de um REGRESSO E da VARANDA DA CASA, CONTEMPLANDO A NATUREZA, Sentir SAUDADE DO SÃO JOÃO. Ah, MEU SÃO JOÃO!

BATEU SAUDADE de tantas coisas... Inclusive de VOCÊ E EU, Você, saudade, mais lembrança, Ela, saudade, “como sempre aconteceu......Daquele jeito...”

QUANDO EU FOR EMBORA, Deixo um POEMA PARA MINHA MÃE. Parto, mas não vou AMANDO SOZINHO, Levo CÉU E MAR E a convicção que TE NECESSITO, mulher companheira, PRA FALAR DO MEU AMOR para o mundo.

O SILÊNCIO DO TROMBONE não resistirá o tempo Nem a alegria de um CARNAVAL EM PERNAMBUCO, para eu cantar bem alto minhas LEMBRANÇAS E CICATRIZES E viver intensamente os meus MOMENTOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário