CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

INTELECTUAIS E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS RASGAM ELOGIOS A LULA

Entre os intelectuais, professores universitários, ensaístas e jornalistas a repercussão da entrevista de Lula foi a melhor possível. O petista esteve no Jornal Nacional na quinta-feira e hoje, sábado, em toda a imprensa, inclusive fora do Brasil, se fala e se escreve sobre a postura do ex-presidente na bancada do JN.

Abaixo, dois artigos de renomados nomes do meio universitário a respeito da entrevista.

LULA

Por Gustavo Conde

"Eu não queria dizer isso. Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisa e tal. Mas, que se dane. O fato, nu e cru, é que Lula vai sendo canonizado, imortalizado e santificado no altar máximo da glorificação histórica. 

Nem Che Guevara, nem Fidel Castro, nem Nelson Mandela chegaram perto dessa dimensão. 

E essa consagração é insuspeita: não há maior prêmio nem maior insígnia do que ser perseguido e caçado com este nível de violência pelo aparelhamento judicial e financeiro em uníssono, com o auxílio de toda a imprensa e dos serviços de "inteligência" nacionais e estrangeiros. É o maior reconhecimento de uma vida que teve um sentido maior, léguas de distância do que a maioria de nós poderia sonhar.

Nem todos os títulos honoris causa do mundo juntos equivalem a essa deferência: ser perseguido por gente do sistema, por representantes máximos do capital, da normatização social e da covardia intelectual, gente que pertence ao lado fascista da história. 

Não há Prêmio Nobel que possa simbolizar a atuação democrática de Lula no mundo, nem todos os prêmios que Lula de fato ganhou ou recusou (a lista é imensa, uma das maiores do mundo). Porque a honraria mesmo que se desenha é esta em curso: ser o alvo máximo do ódio de classe e o alvo máximo do pânico democrático que tem fobia a voto.

Habitar 24 horas por dia a mente desértica dos inimigos da democracia e povoar quase a totalidade do noticiário político de um país durante 40 anos, dando significado a toda e qualquer movimentação social na direção de mais direitos e mais soberania, acreditem, não é pouco. Talvez, não haja prêmio maior no mundo porque Lula é, ele mesmo, o prêmio. É ele que todos querem, para o bem ou para o mal. É o líder-fetiche, a rocha que ninguém quebra, o troféu, a origem, a voz inaugural, rouca, que carrega as marcas da história no timbre e na gramática. 

Há de se agradecer essa grande homenagem histórica que o Brasil vem fazendo com extremo esmero a este cidadão do mundo. Ele poderia ter sido esquecido, como FHC. Mas, não. Caminha para a eternidade, para o Olimpo, não dos mártires, mas dos homens que lutaram e fizeram valer uma vida em toda a sua dimensão espiritual e humana."


*Gente, não basta curtir, é preciso compartilhar, como fazem os bozonarentos*

LULA NA GLOBO, A DIALÉTICA DE CAETANO E OS SAPATOS VERMELHOS DE RENATA

 Renan Araujo

Tentaram nos enganar, dizendo que ele estava morto.

Ontem ele estava lá, todo garboso, na casa do algoz.

Ontem falou para o mundo. Orgulho!

O Brasil parou para vê-lo, feito uma final de copa do mundo. Geraldinos e Arquibaldos na arquibancada.

Jornais publicam manchetes de esperança, depois de tantos anos de golpes, mutretas e milícias digitais e reais.

Lula é Paulo Freire, é Paulo Coelho, é Ludimilla.

O coração de Lula bateu no peito de Anitta e no peito de todos nós.

Felipe Neto declarou o voto, Lula agradeceu.

Depois da noite de ontem, não haverá mais noite por muito tempo. Foi uma noite que amanheceu o país.

Chicos Buarques e Cesares comemoraram o gol que Lula fez.

Lula de todos os nomes, de todas as cores, de todos os sonhos.

Lula, condutor da esperança necessária.

E Caetano, aparentemente ambíguo, dá um drible de corpo e deixa Lula de cara para fazer o gol que nos dará a vitória no primeiro turno.

Dialeticamente: “meu candidato é Ciro, mas vou votar em Lula”. Há algo mais Caetano que isso?

O Brasil acordou esperançoso nesse 26 de agosto, não foi? Acho que sim.

Vi o Brasil da esperança caminhando com aqueles sapatinhos vermelhos de Renata.

*Gustavo Conde é mestre em linguística pela Universidade Estadual de Campinas. 

**Renan Araújo é mestre em direito penal.

2 comentários:

  1. O mundiçal remelento ter um quadrilheiro como ídolo até que é admissível, em razão de sua ignorância. Agora, uma pessoa com certo nível cultural ser fã de um ladrão da laia do Lula é o que podemos chamar de fim dos tempos...

    P.S.: - Analisando-se ao pé da letra, Bunda Suja e o Seboso de Caetés são duas pragas semelhantes. A única diferença é que o genocida mente mais, enquanto o quadrilheiro mente melhor...

    ResponderExcluir
  2. EM 29 DE AGOSTO DE 2022 UMA SENHORA ME PERGUNTOU.0S
    SR VAI VOTAR EM QUEM PARA PRESIDENTE? EU RESPONDI. NO PRESIDENTE LULA.EU DISSE A ELA O LULA É INOCENTE.ELA ME RESPONDEU AONDE? NO BRASIL E NO MUNDO. EU DISSE A ELA.O LADRÃO FOI O JUIZ.QUE FOI PARCIAL,SUSPEITO E CRIMINOSO.PRENDEU E CONDENOU SEM PROVAS DO CRIME COMETIDO.

    0 LULA QUANDO O WIULLIAN BONNER COMEÇOU DISSE LOGO."SR LULA NÃO DEVE NADA A JUSTIÇA BRASILEIRA! NAQUELE MOMENTO O MUNDO PODE COMPARTILHAR DA ALEGRIA DE VER ESTAMPADO NO SEMBLANTE DO FILHO DE GARANHUNS E CAETES A FRASE SECULAR DO PAPA FRANCISCO "A VERDADE VENCERÁ AS MENTIRAS DO MORO E DALLAGNOL.

    QUIS DEUS QUE UM FILHO ILUSTRE DE CAETES PUDESSEM HONRAR O NOME DE DONA LINDU UMA ANALFABETA QUE SAIU DE CAETES PARA NÃO MORRER DE FOME APÓS 13 ANOS DE SECA DE 1932 A 1945.

    0 MEU PAI TINHA 12 ANOS QUANDO A SECA COMEÇOU E TINHA 25 ANOS QUANDO A SECA TERMINOU.

    EM 2020 A ADUTORA DO CAJUEIRO OBRA DO EDUARDO CAMPOS E LULA COM A ADUT0RA DO AGRESTE E TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO JÁ UMA RESLIDADE DO NORDESTE.

    ResponderExcluir