PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

ALEGRIA, ALEGRIA, DOS 80 ANOSDE CAETANO VELOSO


Por Altamir Pinheiro

Em plena Segunda Grande  Guerra Mundial, 1942, desabrochou no planeta Brasil figuras nascidas para ser sucesso como CAETANO VELOSO, Tim Maia, Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Miltom Nascimento, Clara Nunes e Nara Leão. Entre começo da segunda guerra (1939) ao final (1945), ainda fomos contemplados com o nascimento de Jorge Ben Jor, Gal Costa,  Ney Matogrosso, Chico Buarque, Elis Regina e Dominguinhos. foi durante esse tempo, principalmente no período da guerra, que a música se tornou verdadeiramente um produto de consumo em massa, tendo como maior trabalho a simplicidade de se ligar um rádio e ouvir belas melodias de todos os lugares do mundo. 

Em que pese ser possuidor de uma preferência política deplorável, mesmo assim é um privilégio para uma cultura, uma honra para uma nação, uma alegria enorme para o Planeta Santo Amaro da Purificação a existência e o aniversário de 80 anos de Caetano Emanuel Vianna Teles  Veloso. Esse baiano é uma referência ou uma obra prima que infelizmente, no Brasil, anda em extinção. E por falar em desaparecimento, o que será dessa nova geração alienada quando todos esses artistas forem cantar em outra dimensão, pois já ultrapassaram à curva dos 80 anos. Será que haverá peça de reposição para toda essa safra que está indo embora, como foi o caso, recentemente, do multicultural  Jô Soares?

O irmão de Maria Bethânia, filho do seu Zeca e Dona Canô, Caetano é um compositor que liderou entre os anos de 1968, 1969 e começo dos ano 70 o movimento TROPICALISTA e produziu um acervo de canções memoráveis. Criativo, inteligente, inquieto e ambicioso, como dizem os críticos de músicas, a carreira de Caetano está intimamente ligada à de sua irmã, Maria Bethânia. E apesar de ser uma figura individualmente marcante é quase impossível disssociá-lo de outros nomes  como Gil, Chico, Gal Costa e até mesmo de Roberto Carlos. 

Como afirma a revista CANTO DA MPB, algo fundamental para entender Caetano é que ele chegou a cursar a faculdade de  filosofia. Este dado revela muito de sua personalidade e também de suas escolhas como compositor. Quando Caetano pega seu instrumento e se propõe a uma nova canção em seus melhores momentos, Caetano Veloso vai refletir, ou sobre algum tema específico ou alguma experiência vivida. Outra característica advinda do fato de ser um artista intelectual, é que Caetano estuda e pensa a música na prática e na  teoria. 

Recentemente, o Globo relatou um fato relativamente triste, pois foi quando Caetano Veloso apareceu com as mãos tremendo enquanto dedilhava o violão na live que fez junto com os filhos em 2020, muita gente se perguntou se ele havia desenvolvido o Mal de Parkinson. Não. Caetano é, há décadas, portador de uma outra doença, o tremor essencial, o transtorno de movimento mais comum do mundo. A propósito, o cantor e compositor Djavan revelou em entrevista exclusiva ao Globo que também enfrentou a doença. Tive tremor essencial, fui medicado e estou curado. Alguns têm nas mãos, outros nas pernas. Eu tive na cabeça. Era complicado porque você aparece e aquilo já vem à tona, dá para ver de cara. E é emocional, afirmou Djavan. Quanto à alegria, alegria,  dos 80 anos desse monstro sagrado de Santo Amaro da Purificação, apesar dos percalços da vida, Caetano não deixa de ser um gênio!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA