PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ELEIÇÃO EM PERNAMBUCO SÓ DEVE SER DECIDIDA NO SEGUNDO TURNO

Já foram divulgadas pelo menos seis pesquisas com os números da corrida eleitoral em Pernambuco, depois que Marília Arraes deixou o PT e lançou sua pré-candidatura ao governo.

Os institutos Conectar, Opinião, Ideia, Paraná, Potencial e agora o Ipespe trouxeram resultados com  diferenças pequenas, batendo no mais importante: Marília (Solidariedade) hoje tem a preferência dos pernambucanos, com mais chances de disputar o segundo turno do que seus oponentes.

As pesquisas também mostram, principalmente as duas últimas, do Potencial Inteligência e Ipespe, que a segunda posição ainda não está definida. Raquel Lyra (PSDB) ainda está na vice liderança, mas ameaçada por Anderson Ferreira, que está empatado tecnicamente com a ex-prefeita de Caruaru.

Todos os institutos também mostram que Danilo Cabral (PSB) vem crescendo lentamente e agora, pelo Ipespe, fica claro que a tendência do pré-candidato da Frente Popular é ultrapassar os oposicionistas, pelo menos os que estão do segundo lugar pra baixo.

Quando a campanha começar pra valer, com propaganda eleitoral no rádio e televisão, Cabral, que tem mais prefeitos, vereadores e deputados lhe apoiando, pode muito bem sair dos dois dígitos a que chegou para muito mais.

Pensar que o socialista chegará a 20% não é delírio, os números e os apoios do candidato do governo sinalizam pra isso.

Raquel Lyra começou a ser destronada quando outra mulher entrou no páreo, agora é ameaçada por Anderson e pelo voto bolsonarista. Miguel, que só tem percentuais expressivos no Sertão, já aparece atrás de Danilo, embora empatado tecnicamente, mas se continuar caindo,  qual seu poder de reação?

A tendência é ficar mesmo para trás mesmo.

Em Pernambuco dificilmente a eleição será definida no primeiro turno.

São cinco bons candidatos, com voto, porém apenas dois vão passar para a etapa final.

Levando em conta todas as pesquisas, os candidatos e os apoios que eles têm, não será nenhuma surpresa uma disputa, no segundo turno, entre Marília Arraes e Danilo Cabral.

E aí o resultado será imprevisível, porque não dá pra saber com antecedência se todos os votos da oposição irão para Marília e o que fará Lula, caso este vença a eleição presidencial logo no primeiro turno. 

Se o petista, eleito, entrar pra valer na campanha da Frente Popular, num eventual segundo turno em Pernambuco, Marília precisará de muita habilidade para se manter na preferência do eleitor. 

Agora, se acontecer um desastre e Danilo não for para a segunda etapa da eleição, por ficar atrás de Raquel ou Anderson, aí Lula ficará com a neta de Miguel Arraes, que pode se beneficiar do prestígio do líder petista.

E se Lula tiver que disputar um segundo turno contra Bolsonaro? Neste caso, o petista terá de se preocupar com a própria vida, deixando que os envolvidos na política de Pernambuco resolvam suas diferenças sem ajuda nacional. 

O certo é que ninguém está garantido. Por enquanto não há um favorito consolidado para ocupar o lugar de Paulo Câmara no Palácio das Princesas.

*Leia os números da pesquisa do Ipespe na matéria abaixo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA