PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

AS PRIMEIRAS DAMAS DE GARANHUNS

Edjenalva e Ivo Amaral
Lívia e Sivaldo Albino
Rosa e Bartolomeu Quidute

Por Cristina Moraes


Por minha linda Garanhuns já passaram muitas primeiras damas e na grande maioria eu não as conheci, mas a história nos mostra as suas ações, enquanto primeiras damas.

 

A exemplo de dona Silvia Galvão, esposa do ex-prefeito, Celso Galvão, que era benemérita e também uma grande artista na linda arte de tocar piano.

 

E tantas outras mais que a sucederam e deram o seu contributo para Garanhuns, sendo as nossas representantes, enquanto primeiras damas.

 

E nesta grande galeria de mulheres de ex-prefeitos, há algumas que eu tive a honra de conhecer e acompanhar as suas posturas.

 

 E cada uma com o seu perfil e características diferenciadas, assim como somos todos nós seres humanos, ninguém é igual a ninguém.

 

Somos o que somos e não é porque se está na condição de status de ser a mulher de um político que mudará a sua personalidade.

 

Não adianta querer ver numa pessoa aquilo que outra pessoa foi, estando na mesma condição, é preciso entender que a singularidade é que nos diferencia uns dos outros.

 

Eu particularmente tive a satisfação de conhecer de perto algumas das primeiras damas durante a minha vida profissional na prefeitura de Garanhuns.

 

Entre estas mulheres maravilhosas que caminham lado a lado com os seus maridos e fizerem muito a diferença nas gestões de seus esposos políticos.

 

Entre estas mulheres maravilhosas, na minha memória de filha legítima de Garanhuns, não posso esquecer de dona Edgenalva Santana do Amaral. 

 

Uma primeira dama icônica, assim como o seu marido, senhor Ivo Tinô do Amaral, ela fazia questão de ficar só nos bastidores e seus trabalhos sociais eram realizados com amor e desvelo.

 

Além de suas atitudes humanitárias tinha os olhos bem abertos para os problemas da minha linda Garanhuns, era uma amiga dos servidores municipais.

 

E uma característica que não esqueço e ainda é uma mulher digna e elegante não apenas nas vestimentas, mas nas suas atitudes sempre éticas e humanas.

 

Depois tivemos a primeira dama, Ana Maria Vilanova, esposa do meu querido professor José Inácio Rodrigues, depois houve um hiato, quando fui morar em Petrolina.

 

Onde passaram: Dr. Bartolomeu Quidute e sua maravilhosa Rosa Quidute e Dr. Silvino Duarte e sua Aurora Cristina, de saudosa memória, as quais não convivi, mas sabemos das suas qualidades e andaram lado a lado com o seus maridos e na gestão, deixaram seus legados.

 

No meu retorno, o prefeito era Luiz Carlos de Oliveira e sua Geni, uma primeira dama contida e muito educada.

 

E por último Izaias Regis Neto e sua Socorro Regis, uma primeira dama diferenciada, que fazia dos canteiros das praças, a extensão da sua casa, cuidava de cada espaço público com amor e muito desvelo.

 

Ela mesma fazia questão de estar todos os dias nas ruas,  observando as necessidades de cada praça, onde tinha uma plantinha, lá estava ela, de cócoras mesmo, cuidando, zelando.

 

E ainda fazia questão de ela mesma interagir com os profissionais da jardinagem e ali impunhava o seu amor a Garanhuns e as nossas plantas.

 

Onde muitas das plantas que tínhamos nos canteiros, era ela que indicava e pedia para serem plantadas.

 

O cuidado no plantio e replantio, as podas, a aguação das plantações eram diárias e tínhamos jardins lindos, com uma grande variedade de flores e plantas, fazendo valer o lindo título de “Garanhuns, cidade das Flores”.

 

E no nosso cartão postal o lindo Relógio de flores, víamos esse trabalho maravilhoso, onde os ponteiros eram todos de flores mesmo, uma  imagem linda de se ver.

 

Garanhuns não quer imitação de primeira dama, até porque cuidar de plantas não faz parte das atribuições de uma primeira dama.

 

Mas aí é que está, é preciso muito amor e desprendimento à Garanhuns, para a mulher na condição tão perseguida de primeira dama, se despir de suas vaidades e do status que o cargo oferece.

 

A forma comportamental das nossas primeiras damas é um importante viés de convivência entre a população e a gestão.

 

E a nossa atual primeira dama, Lívia Braga, à luz do novo governo, está no florecer de um legado a ser construído e certamente, estamos somente no sétimo mês da gestão atual.

 

Com uma larga temporalidade para que a nossa primeira dama possa demonstrar também as suas habilidades  junto à população de forma concreta também em demarcar o seu território nos meandros da aglutinação do servir a minha linda Garanhuns.

 

Garanhuns, viver e preservar.

 

Socorro e Izaías Régis

Geni e Luiz Carlos de Oliveira
Silvia, esposa do prefeito Celso Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA