PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM PERNAMBUCO COMEÇA NA PRÓXIMA SEMANA


A vacinação contra a Covid-19, que já provocou 9.919 mortes no estado, deverá começar na próxima semana, com a chegada das primeiras doses para atender os grupos prioritários - o primeiro é formado por profissionais da linha de frente, idosos acima de 75 anos ou acima de 60, mas portadores de comorbidades.

Em entrevista coletiva transmitida ontem pelo YouTube, o secretário de Saúde, André Longo, informou que entre 350 mil e 360 mil doses serão disponibilizadas para Pernambuco na primeira leva de oito milhões de vacinas do país. Dois milhões de doses produzidas pelo consórcio Astrazeneca/Oxford, do qual a Fiocruz participa no Brasil, serão trazidas da Índia por um avião que decola hoje do Recife (leia matéria vinculada) e os demais oito milhões são imunizantes Coronavac/Instituto Butantan. Ambas as substâncias aguardam aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que deve dar sinal verde no domingo.

O estado espera receber doses correspondente a 4,57% dos oito milhões, porque Pernambuco tem essa proporção na população brasileira. “Temos condição de distribuir a vacina aos municípios em 24 e 48 horas após o envio pelo Ministério da Saúde ao nosso centro de logística, que será um hub de distribuição para outros estados do Nordeste. Fixamos um teto de quatro dias, mas acho que não será necessário”, disse Longo.

O secretário prefere que todas as doses disponibilizadas ao estado neste primeiro momento sejam de uma única origem porque elas têm prazos distintos entre a aplicação da primeira e segunda doses. “Para não termos que montar dois cenários logísticos diferentes”, explicou. Ele acrescentou que a distribuição da vacina seguirá o mesmo sistema da entrega de 1,5 milhão de seringas aos municípios, mas que seu andamento deve ocorrer de forma mais rápida porque a quantidade de imunizantes é bem menor que a de seringas.

O anúncio sobre o início da vacinação acontece num momento em que os casos voltaram a subir em Pernambuco. A primeira semana epidemiológica de 2021 registrou 806 diagnósticos de síndrome respiratória aguda grave (Srag), 20% a mais que a semana anterior e 16% mais do que 15 dias atrás. A demanda por leitos de UTI públicos e privados cresceu 5% entre a primeira semana deste ano e a última de 2020, e a busca por enfermarias aumentou 14%. No momento há 1,7 mil pacientes internados com Covid nas redes públicas e privadas, incluindo 1.055 em UTIs - grupo que tem registrado um terço de mortalidade em Pernambuco.

APELO - Diante da vacinação iminente, o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, fez um à população. “As pessoas sabem da importância da vacinação, que é um ponto de partida para o direito à vida, sobretudo aos mais velhos. Então, para os jovens, não custa nada evitar festas, pois dentro de uma semana começaremos a vacinar num processo crescente.” 

*Fonte: Diário de Pernambuco. Foto: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA