PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ANCHIETA GUEIROS REGISTRA OS 65 ANOS DA MORTE DO CANTOR AUGUSTO CALHEIROS


Anchieta Gueiros, sempre atento à cultura e história de Garanhuns, em seu blog, registra     que nesta segunda-feira (11) completa  65 anos da morte do cantor Augusto Calheiros, natural de Alagoas, mas que morou e trabalhou na Suíça Pernambucana, em sua juventude.

Augusto tinha especial afeição por Garanhuns e foi sepultado no Cemitério de São Miguel, na Boa Vista. Seu túmulo, que chama a atenção por um violão de cimento, ao lado, fica bem próximo ao de Dominguinhos.

Na matéria de Anchieta, Murici é apontada como a cidade natal de Augusto Calheiros. Essa informação também consta em alguns sites e na Wikipédia.

No site da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas, a informação é que o seresteiro nasceu em Maceió.

Na música “Saudades de Meu Norte”, uma de suas mais belas canções, Calheiros dá a entender que nasceu na capital alagoana:

“Adeus, meu norte querido
Maceió tão conhecido
Terra onde eu nasci

Adeus, Pernambuco tão guerreiro
Garanhuns hospitaleiro
Terra onde eu vivi”.

Muricy é uma cidade muito próxima de Maceió. Pode o artista ter nascido lá e ter sido registrado na capital. Talvez o próprio Anchieta possa esclarecer melhor essas informações desencontradas. 

De todo modo, parece não haver dúvida de que o seresteiro é alagoano, embora na época do jornal Correio Sete Colinas um leitor tenha dito que ele nasceu em Bom Conselho.

Fato é que foi um grande cantor e compositor que se ligou a Garanhuns e faz parte da cultura e história local.

“Ave Maria”, um outro grande sucesso de Augusto Calheiros, foi regravado por Caetano Veloso.

Um comentário:

  1. PAULO CAMELO: O cantor Augusto Calheiros (in memorian), natural de Maceió/AL, é um exemplo de pessoa que não integrava o bloco da Legião Estrangeira, uma vez que o mesmo só fazia enaltecer a nossa cidade e de tanto amá-la fez um pedido: quando morrer os restos mortais devem ficar na terra do Garanhuns/PE.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA