segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

MANGUEIRA FAZ POLÍTICA NO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO


Campeã dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, em 2019, a Mangueira fez um desfile ousado, neste domingo (23), na tentativa de chegar ao bicampeonato.

Escola fez crítica política e social, com um samba enredo inteligente e um recado claro aos que estão no poder.

Uma das alas da Mangueira, intitulada "Bandido bom é bandido morto", representou um protesto contra essa filosofia da direita, responsável pelo assassinato em massa de pobres, negros e jovens, principalmente na periferia das grandes cidades.

Apesar da mensagem clara da Estação Primeira da Mangueira, no samba e nas alegorias, na cobertura de TV Globo os jornalistas preferiram ignorar o tom político. Ou seja: Os irmãos Marinho, que foram tão corajosos contra Dilma, apanham do atual  presidente, mas são covardes para enfrentá-lo. Têm medo até de mostrar uma crítica feita por uma escola de samba.

Um trecho da letra do samba da Mangueira:

Meu pai carpinteiro desempregado

Minha mãe é Maria das Dores Brasil
Enxugo o suor de quem desce e sobe ladeira
Me encontro no amor que não encontra fronteira
Procura por mim nas fileiras contra a opressão
E no olhar da porta-bandeira pro seu pavilhão
Eu tô que tô dependurado
Em cordéis e corcovados
Mas será que todo povo entendeu o meu recado?
Porque de novo cravejaram o meu corpo
Os profetas da intolerância
Sem saber que a esperança
Brilha mais que a escuridão
Favela, pega a visão
Não tem futuro sem partilha
Nem messias de arma na mão

*Foto: UOL

3 comentários:

  1. É isso ai ,temos que continuar lutando contra esses que estão no poder e por essa turma de militares no lugar deles ,que é defender a pátria contra invasores externos ,só isso ,porque militar não foi criado para governar e ponto final ,esse retardado que está governando agente tem que tirar e ponto final ,ele pensa que é dono da verdade e dono do Brasil,nunca descansaremos ,vamos avante contra essa gente malucas se acham que sabem tudo e que só eles podem governar e que esquerda é tudo de ruim .

    ResponderExcluir
  2. A TV GLOBO AINDA TEM ESPERANÇA DE VOLTAR AOS BONS TEMPOS DO PT QUANDO O DINHEIRO ERA A RODO. O BUNDA SUJA BOLSONARO POR TER ÓDIO PESSOAL A GLOBO FECHOU AS TORNEIRAS. SÓ QUE O BUNDA SUJA NÃO TEM PALAVRA DE REI E, GERALMENTE, COSTUMA VOLTAR ATRÁS NO QUE DIZ.


    P.S.: _ Em 13 anos de desgoverno petralha, a Globo encheu as burras de patrocínio. A dinheirama jogada fora por Dilma e Lula ultrapassou às barreiras da imoralidade. Foi muita grana que desceu pelo ralo da ESCULHAMBAÇÃO petista...

    ResponderExcluir
  3. Carnaval é um monumento a tudo o que não presta no Brasil! Quando os idiotas se acham inteligentes e os bandidos se acham santos! Por mim essa porcaria acabava e toda essa horda de vagabundos iria trabalhar!!

    ResponderExcluir