SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

ALEPE

ALEPE
ALEPE

domingo, 2 de junho de 2019

DIRETORES DA UPE SE POSICIONAM SOBRE QUEIXAS E REIVINDICAÇÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA


A respeito das reclamações e reivindicações dos estudantes do curso de medicina de Garanhuns (ver matéria abaixo), a direção da UPE local nos enviou a seguinte nota:

A Direção da Universidade de Pernambuco (UPE) campus Garanhuns juntamente com a coordenação do curso de Medicina, vem esclarecer a expansão do estágio supervisionado (internato) do curso médico. O curso de medicina da UPE-Garanhuns foi criado em 2011 e já contribuiu com a formação de mais de 70 médicos. Desde a criação do curso, o internato tem sido aperfeiçoado conjuntamente com a colaboração e afinco dos gestores da Secretaria Estadual de Saúde, da Direção do Hospital Regional Dom Moura e da Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns.

Já temos funcionando em Garanhuns, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na V Geres e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), os rodízios de Atenção Básica, Gestão em Saúde e Saúde Mental, durante 8 meses do curso.

Seguindo o processo de aperfeiçoamento e interiorização do internato, no próximo semestre (2019.2) será implementado o rodízio em Cirurgia Geral com duração de 1 mês no Hospital Dom Moura, após planejamento e acordo estabelecido com o Centro de Estudos do Hospital Dom Moura, no qual a Secretaria Estadual de Saúde se comprometeu em disponibilizar exames de ultrassom, tomografia e de admitir mais de 20 novos médicos para o hospital, sendo 5 médicos-cirurgiões. Ou seja, a ampliação da estrutura do Hospital Dom Moura coincide com a expansão do internato em cirurgia, não havendo qualquer negligência ou descuidado nesta decisão tomada pela UPE-Garanhuns. É importante ainda destacar que esse processo tem ocorrido de forma transparente e democrática, com discussões em sala de aula, reuniões, comissões e audiências, com a participação dos alunos de medicina e seus representantes, professores, gestores do SUS estadual e municipal, inclusive do Ministério Público.

Por último, diante do contexto de adversidades econômicas e financeiras que passam as instituições públicas do nosso país, temos grande satisfação de estarmos conseguindo avançar com o aperfeiçoamento e fortalecimento da educação superior, especialmente do Curso de Medicina da UPE-Garanhuns, que tanto pode contribuir com a saúde da população de Garanhuns e região.
Garanhuns, 31 de maio de 2019.

Prof.ª Dr.ª Rosângela Falcão – Diretora da UPE campus Garanhuns
Prof.ª Dr.ª Sinara Almeida – Vice-coordenadora do curso de Medicina da UPE Garanhuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário