PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

VEREADORES APROVAM REAJUSTE DOS PROFESSORES

A Câmara de Vereadores Garanhuns aprovou, nesta quinta-feira (8), o Projeto de Lei do Executivo 002/2018, que atualiza os vencimentos dos professores da Rede Municipal de Ensino.

O piso salarial do professor terá um reajuste de 6,81% com data retroativa a 1º de janeiro deste ano. O menor valor inicial para os professores da rede pública municipal de ensino passa a ser de 2.456,63, para uma carga horária de 200 horas mensais. O município de Garanhuns garante ainda o pagamento de gratificação de regência no percentual de 14%.

Com a aprovação, a lei garante o reajuste salarial para os profissionais do magistério do município que estão em exercício, além dos professores inativos e pensionistas. O reajuste oferece maior valorização dos profissionais do magistério e segue orientação do Ministério da Educação, nos termos do art. 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que estabelece a atualização anual do piso nacional do magistério.

O Prefeito Izaías Regis enfatizou a importância de o município acompanhar o piso salarial, já que é Lei Federal. “Muitos municípios do Brasil não cumprem o piso nacional, nós estamos garantindo a correção salarial a todos os professores da rede municipal, retroativo ao início do ano letivo deste ano, com valores diferenciados e correspondentes a cada classe e nível”, finalizou o gestor.

“Todos os anos o prefeito Izaías cumpre a lei federal que determina o piso nacional dos professores. A Câmara está a favor dos professores e da população. A aprovação desse reajuste representa uma vitória merecida e importante para todos”, destaca o vereador Gersinho Filho (PTB).

É importante ressaltar que para conceder reajustes salariais é necessário o equilíbrio nas contas do orçamento do município, pois não há repasse do Governo Federal para esses aumentos.

A versão do Governo Municipal e de Gersinho Filho é contestada pelos vereadores que votaram contra o projeto. Segundo eles, a proposta, por não ser linear, não atende da mesma maneira toda a categoria e por isso muitos ficaram insatisfeitos.


No plenário da Câmara e depois pelas redes sociais professores do município criticaram os vereadores governistas e divulgaram fotos de quem ficou a “favor” e “contra” a categoria.

“Vergonha mesmo, em países de primeiro mundo , a classe de professores é uma das mais valorizadas, em alguns, tem salários até mais altos do que dos prefeitos”, comentou o garanhuense Anderson Galindo a respeito da votação.


Votaram o reajuste proposto pelo Governo Municipal, os seguintes vereadores:

Alcindo Correia

Ary Júnior

Audálio Ramos

Betânia da Ação Social

Carla de Zé de Vilaço

Daniel da Silva

Gersinho Filho

Luzia da Saúde

Marinho da Estivas



Ficaram contra o projeto da Prefeitura e o aumento não linear os  quatro parlamentares citados abaixo:



Gil PM

Professor Márcio

Tonho de Belo do Cal

Zaqueu Naum Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA