terça-feira, 29 de março de 2016

ALUNOS E PROFESSORES DO DIOCESANO VISITAM EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DO CORPO HUMANO

O corpo humano é divino. É monumental. É a estrutura física e individualizada do homem. É formado de diversas partes que dependem umas das outras e são formadas por inúmeras células que apresentam formas e funções definidas. Vários processos químicos acontecem no interior do corpo e, com eles, podemos nos prevenir e regular os sistemas dos riscos à saúde ou danos físicos.

Baseado nestes elementos, o Shopping Center Rio Mar, em Recife, realiza um trabalho informativo chamado “O Fantástico Corpo Humano – Exposição Internacional” que propõe uma viagem realista pela anatomia humana, esclarecendo dúvidas sobre porque soluçamos, espirramos e funções de órgãos como a placenta, entre outros.

Alunos do Ensino Médio, acompanhados dos professores Bruno Rafael e Paulo Henrique, do Colégio Diocesano de Garanhuns, visitaram essa Exposição e comentaram que “foi fascinante ver todos os órgãos e corpos trazidos para uma realidade próxima, de forma que prende a atenção dos alunos e os encanta ao pensar está em contato e ver de perto tudo aquilo que diz respeito ao nosso corpo e saúde, uma vez que passaram por todos os sistemas: esquelético, muscular, nervoso, respiratório, digestivo, cardiovascular, circulatório e reprodutivo, contando ainda com um espaço especial sobre a vida fetal e a medicina moderna”.

A empolgação e o encanto estavam presentes no semblante de cada um. Lembrando que esses corpos passaram por processo químico que evita a decomposição chamado de plastinação, processo em que há a substituição de toda água e gordura do corpo por polímeros plásticos coloridos.

No período da tarde, professores e alunos foram ao Instituto Ricardo Brennand, um lugar maravilhoso, recheado de história, arte e beleza. Permitindo extasiarem-se diante de cada manifestação artística, quadros belíssimos e esculturas maravilhosas.


Texto: Professor Bruno Rafael

Um comentário:

  1. Realmente a expedição pedagógica do CDG foi fantástica! Ver os nossos alunos observando de perto o que foi visto em sala de aula de maneira tangível é fascinante. Já tive a oportunidade de visitar alguns laboratórios de anatomia porém, a conservação destes corpos e a forma de sua exposição são de uns qualidade ímpar. Aproveitem esta oportunidade.
    Ass: Professor Paulo Henrique - Biologia.

    ResponderExcluir