GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

CULTURA E CONHECIMENTO


CULTURA  – Há uma definição geral de cultura como "todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
Na Roma antiga cultura tinha o sentido de "agricultura"
Atualmente Cultura é comumente associada a "altas" formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade, como a música erudita,, teatro, literatura, artes plásticas e outras manifestações artísticas.
Fala-se também em cultura popular, ligando à palavra ao artesanato, cantoria, cordel e ao folclore.
O termo é amplo e cultura inclui tanto o conhecimento artístico quanto outras formas de saber, seja vinculado à educação ou não.
Conhecimentos sobre o comércio, futebol, arte culinária, pessoas, trabalhos manuais, sexo, psicologia, medicina, engenharia, jornalismo e história também são cultura. 
Assim pode-se falar com propriedade em cultura literária, musical, humana, militar, religiosa, etc. Há ainda a cultura da violência ou a falta de cultura ou o não conhecimento.


Embora cultura seja uma área tão ampla os políticos nunca apoiam o setor. Nos municípios as secretaria normalmente só existem no papel e nos governos estaduais e federal têm o menor orçamento.

2 comentários:

  1. A criação cultural é algo inerente à individualidade do ser humano. Quem quer ser culto não precisa de auxilio governamental para isso, um individuo que estuda para alcançar a perfeição naquilo que faz, busca a perfeição por si mesma e não para alcançar mamatas no governo.

    Aleijadinho criou sua obra sem qualquer auxilio do governo, e morreu na miséria, Einstein desenvolveu suas teorias por pura vaidade intelectual, e não para ganhar bolsas de doutorado nas universidades por onde passou.

    Temos exemplos recentes aqui mesmo no Brasil: vejam o Chico Buarque de 40 anos atrás, criativo e ousado, e vejam o de hoje recebendo MAMATAS da Lei Rouanet para ficar tomando Chá em Paris. Vejam o Caetano Veloso, Gilberto Gil... Vejam a qualidade da arte, da ciência, da filosofia brasileira até os anos 60, quando havia um Vila Lobos, um Carlos Gomes, na musica, um Cesar Lates na ciência, um Mário Ferreira dos Santos na Filosofia, quando não havia nenhum tipo de fomento governamental e vejam a qualidade dos artistas, cientistas e pensadores do Brasil de hoje, cheio de Bolsas, Incentivos e fomentos estatais!!

    O Brasil de HOJE é um completo LIXÃO a céu aberto, em termos de cultura, justamente porque as mamatas governamentais só geram vagabundos preguiçosos e inúteis.

    O governo Brasileiro insiste em priorizar a tentativa de coletivização da cultura, o que nunca deu em boa coisa em nenhum lugar do planeta, quando na realidade, bastaria apenas deixar as pessoas fazerem seus trabalhos em paz, sem taxa-las em tudo, sem meter o bedelho em tudo. O povo já não suporta mais pagar impostos para o governo fazer todo tipo de lixo, roubando sua parte, claro. O povo prefere o dinheiro no seu bolso do que na conta do governo, seja lá pra qual for o motivo..

    ResponderExcluir
  2. Verdade caro Roberto, a abrangência da Cultura vai muito além do que tudo aquilo que você inteligentemente postou.Infelizmente alguns governantes ainda confundem por exemplo, Cultura com Turismo,, quando sabemos que um faz o produto enquanto o outro o vende. São siameses e ao mesmo tempo distintos. Fazer dos dois um é um grande engano.. Administração com Fazenda ou Finanças como queiram, um faz uma projeção ou previsão de receitas e despesas, nada absolutamente real, enquanto a outra arrecada o que pode até receitas duvidosas às vezes tornam-se reais e paga o custeio e os investimentos. Administrar o público e/ou privado não é tarefa fácil, porém com pessoas capazes, sérias e trabalhadoras ao seu lado, o trabalho flui mais positivo e sem grandes atropelos. Aqui na nossa cidade o Prefeito Izaías Régis, tem feito uma administração sadia e absolutamente competente. Se um ou dois auxiliares não correspondem por isso ou aquilo, o Prefeito sabe e saberá substituí-los, sem que a máquina pública sofra nenhuma solução de continuidade.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA