PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

JORNALISTA RICARDO KOTSCHO CHAMA CAMPANHA CONTRA MÉDICOS DE DESUMANA

Médico negro cubano é recebido com vaias no Ceará

Toda a polêmica criada nos últimos dias sobre a vinda de médicos cubanos para suprir as carências de assistência à saúde das populações mais pobres do país - ainda temos 701 municípios sem nenhum médico residente - agitou as redes sociais neste final de semana e serviu para revelar como podem ser desumanos e hipócritas os que colocam seus interesses pessoais, profissionais, partidários ou ideológicos acima das necessidades básicas de sobrevivência dos brasileiros que não têm acesso ao SUS, muito menos aos planos de saúde.

É como se fossem dois países chamados Brasil: um, daqueles que têm todos os direitos garantidos e não abre mão dos seus privilégios assegurados pelo Estado desde Cabral (o Pedro Álvares), dispondo de alguns dos melhores hospitais do mundo; outro, o dos que se virem por conta própria com benzedeiras, rezas e curandeiros. Para deixar bem claro: é desumana a campanha não contra a vinda dos médicos cubanos, que chegaram ao Brasil felizes da vida, mas contra os pacientes pobres brasileiros sem assistência.
A ofensiva contra o Mais Médicos criado para trazer profissionais do exterior e instalá-los nas regiões onde os brasileiros se recusam a trabalhar, começou logo após o programa ser lançado pelo governo federal por medida provisória em julho, e ganhou mais força com a chegada dos primeiros profissionais cubanos na semana passada.
Boa parte da classe médica brasileira e suas entidades representativas, numa violenta demonstração de xenofobia e corporativismo, foram às ruas para fazer protestos com narizes de palhaço e ocuparam espaços generosos na mídia para declarar guerra ao governo, mas não apresentaram nenhuma proposta alternativa parar minorar o sofrimento de milhões de brasileiros abandonados à sua própria sorte nas regiões mais remotas do país e nas periferias das grandes cidades.
Em seus argumentos hipócritas (não confundir com o juramento a Hipócrates), mostraram-se preocupados com a formação dos médicos estrangeiros e sua capacidade de atender com qualidade à população, como se o trabalho deles fosse uma maravilha de dedicação e competência em todos os hospitais e postos de saúde públicos.
Preocuparam-se até com os salários de R$ 10 mil pagos aos médicos cubanos, acertados num convênio do Ministério da Saúde com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), porque uma parte será repassada ao governo cubano, que os formou, ficando uma parcela de 25% a 40% para os profissionais. Chegaram a classificar esta medida, semelhante à estabelecida pela Opas com outros 58 países, como "trabalho escravo".
"Nós somos médicos por vocação e não por dinheiro. Trabalhamos porque nossa ajuda foi solicitada, e não por salário, nem no Brasil nem em nenhum lugar do mundo", rebateu o médico cubano Nélson Rodriguez, um dos primeiros 206 profissionais daquele país que desembarcaram sábado no Brasil.
Além da Opas, o programa Mais Médicos recebeu a aprovação da Organização Mundial de Saúde e, segundo as pesquisas mais recentes, é apoiado por 54% da população brasileira(contra 47% no final de junho). Entre quem apontou o PT como seu partido de preferência, este número sobe para 62%. Já entre os que preferem o PSDB, a maioria (49%) respondeu que é contra a importação de médicos, números que podem explicar o Fla-Flu nas redes sociais que é dominado por baixarias de todo tipo.
De outro lado, sete entre nove cartas sobre a polêmica publicadas nesta segunda-feira no "Painel do Leitor" da Folha dão seu apoio à importação de médicos estrangeiros e fazem duras críticas aos médicos brasileiros. Melhor é deixar o povo falar o que pensa.
Alguns exemplos:
Jalson de Araújo Abreu (São Paulo, SP): "O exame Revalida, ao qual médicos formados no exterior estão sujeitos, deveria ser aplicado nos formandos brasileiros. Esperamos que não confirme o resultado do exame do Cremesp, que reprovou 80% dos avaliados".
Alcides Morotti Junior (São Roque, SP): Os médicos cubanos que disseram que são médicos por vocação, e não por dinheiro, estão seguindo o juramento de Hipócrates. Já os brasileiros _ pelo menos a grande maioria _, não."
Luiz Carlos Roque da Silva (São Paulo, SP): "É incrível a atitude da maioria dos doutores contra o Mais Médicos: eles não vão para as regiões carentes e não deixam ninguém ir. Agora, vendo que a população apoia o programa, concentram-se nos cubanos. Estes já estão no Haiti, na África, no norte do Brasil. Os nossos, não. O mesmo se dá com os Médicos sem Fronteiras que arriscam a vida na Síria.".
Carlos Roberto Penna Dias dos Santos (Rio de Janeiro, RJ): "Gostaria de condenar a campanha que a máfia de branco está fazendo contra o programa Mais Médicos. A histeria destas entidades médicas lembra o macarthismo. Tenho certeza de que a maioria da população apoia a vinda dos médicos estrangeiros e repudio a posição nazifascista de algumas entidades".
Edgard Gobbi (Campinas, SP): "Um jornalista flagrou uma médica da Prefeitura de São Bernardo do Campo batendo o ponto e indo atender pacientes no seu consultório. Será que ela aprendeu com aquela médica de Ferraz de Vasconcelos quer marcava ponto com dedos de silicone com a impressão digital de outros médicos? E alguém duvida que a prática é comum no Brasil?"
Entre as duas cartas críticas, uma foi enviada pelo médico Fernando Piason França, de São Paulo, SP. Só pode ser deboche:
"Há uma determinação para que médicos não circulem pelas ruas de jalecos por questão de higiene. Os cubanos desembarcaram no aeroporto assim trajados. Nem começaram a já cometeram a primeira infração. Mau começo".
Se todas as infrações cometidas diariamente por médicos brasileiros se limitassem a isso, estaríamos bem servidos. Aliás, se eu for atropelado daqui a meia hora na esquina de casa e aparecer alguém de jaleco branco, não vou querer saber de onde vem, não vou lhe pedir o currículo. Basta que ele salve a minha vida.
Não se trata de discutir o regime cubano nem a legislação trabalhista vigente naquele país. Não é problema meu. Neste ponto, estou absolutamente de acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quando ele diz:
"Quem tem crítica pode fazer sugestões para aprimorar. Agora, não venham ameaçar a saúde da população que não tem médicos".
É este o ponto. O resto é querer se aproveitar de uma solução de emergência, por todas as razões necessárias, para criticar o governo, seja o do Brasil ou o de Cuba ou o de qualquer outro país que nos possa ajudar a enfrentar este gravíssimo problema da população ainda desassistida de saúde pública -, entre outros motivos, porque a maior parte dos nossos médicos não parece preocupada com isso. (Jornalista Ricardo Kotscho).
O Brasil vive hoje uma espécie de Guerra Fria, que em décadas passadas separou o mundo entre comunistas e capitalistas. Dos dois lados se cometeram excessos, proliferando ditaduras à esquerda e à direita. Interessante é que quando o governo Fernando Henrique Cardoso trouxe médicos cubanos para o nosso país, em 1999, ninguém fez esse estardalhaço e até a Revista Veja aplaudiu. A publicação da Abril chegou a criticar os médicos brasileiros que se recusavam a trabalhar nos grotões e elogiou profissionais estrangeiros. Agora estão demonizando os profissionais de saúde da ilha. Está claro que a maioria dos críticos de hoje não está preocupada com os interesses do povo e sim defendendo seus interesses políticos e ideológicos. A política, infelizmente, tem um lado muito ruim.

24 comentários:

  1. Medicos Brasileiros não tem compromisso com pessao e sim com dinheiro, então que venha os estrangeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a medicina não desse dinheiro ninguém iria querer ser médico, e os que quisessem não teriam qualidade alguma, tal como esses médicos cubanos que vão matar milhares de brasileiros. Anotem aí!!!

      Excluir
    2. Bem feito!!!


      Esses Marxistas cubanos tem que ir matar gente lá em Cuba e não aqui.

      Excluir
    3. Viva os médicos cubanos que não compraram os diplomas como muitos filhinhos de papai os compram e depois cobram consultas exorbitantes para a realidade brasileira. Tenho uma sugestão, BAIXEM OS PREÇOS DAS CONSULTAS E O SUS NÃO ESTARÁ TÃO PRECISADO ASSIM DOS MÉDICOS CUBANOS.

      Excluir
  2. Parabéns pela matéria! Nesse assunto médicos, estou com o governo e não abro, são mercenários de branco, com algumas exceções,a grande maioria o são. está certíssima a presidente Dilma e o ministro da saúde, todo o mundo viu o povo indo as ruas e pedindo mais médicos, saúde de qualidade, só os mecenários não viu e, o governo deu a resposta certa, por isso está subindo nas pesquisa e os mecenários de branco despencaram, isso é apenas o começo dessa classe elitista, corporativista e classista, que pobre, SUS, só serve para eles fazerem o nome, depois do nome feito, ficam só embromado, solicitando dos miseráveis exames caríssimo e desnecessários, porque pra todo paciente ele pede o mesmo exame, alem de atende os paciente nos corredores do ambulatório de um hospital público aqui de Garanhuns e ninguém faz nada, por que o burgues têm um diploma de médico, mas não age como tal, o individuo que vai se consultar com esse individuo pelo SUS, só vai uma vez porque o trauma é irreversível, vou dizer apenas a especialidade da figura: Urologia, muitas pessoas sabem de quem estou falando.

    ResponderExcluir
  3. Viva os Médicos venham de onde vier pro que der e vier, conosco... (Via Facebook).

    ResponderExcluir
  4. Fico puta da vida com uma situação dessas: esses médicos cubanos vem aqui atrás de trabalho e não escolhem lugar para atender o povo; enquanto isso essa elitezinha de mentalidade escravocrata tão somente pensa nos seus interesses pessoais; a mesma gente que trata mal as empregadas domésticas fica com chilique nessa questão dos médicos. São reacionários e ridículos.

    ResponderExcluir
  5. Tem se falado tanto nos médicos importado, como só os médicos resolvessem o problema de saúde dos brasileiros carentes, principalmente nas regiões norte e nordeste do Brasil. Como a gente conhece muito bem a situação do Hospital Dom Moura, que é um hospital regional, entendemos que precisamos de muito mais, além dos médicos, pois segundo os pacientes, no HDM falta de tudo, roupa de cama, remédios, material de limpeza etc. Todo mundo deve ter visto a situação do Hospital de Base de Brasília, que no passado era uma referencia nacional em atendimento, e hoje se encontra numa situação daquela vista pela televisão. Pelo visto na mídia, a imagem que passa neste episódio dos médicos, é que querem esconder a verdadeira situação que passa a saúde dos brasileiros. O que não está sendo questionado, e nisto a classe médica está calado, é a questão dos salários pagos aos médicos de CUBA, estão compatíveis aos pagos aos médicos brasileiros que atuam nesta mesma área! Com a palavra os CRM(s). José/Garanhuns

    ResponderExcluir
  6. EU APOIO O GOVERNO! QUE VENHA MEDICOS ESTRAGEIROS, PRINCIPALMENTE CUBANOS QUE SÃO SIMPLISMENTE UM DOS MOLHORES DO MUNDO! MEDICO BRASILEIRO SÓ QUER ENRRIQUEÇER EM NOSSAS CUSTAS, PASSA 2 MINUTOS OLHANDA PRA BAIXO E FINGINDO QUE ESTÃO NOS ATENDENDO! QUE VENHA MEDICOS ESTRAGEIROS EU CONFIO MAIS NELES DO QUE NOS RIQUINHOS DO BRASIL!

    ResponderExcluir
  7. José Fernandes Costa27 de agosto de 2013 às 19:04

    O que foi que os médicos cubanos, espanhóis, italianos etc. fizeram contra o povo brasileiro? Ainda não sei, porque eles mal chegaram. Aliás, ainda estão chegando. Mas sei que eles não farão mais mal do que os médicos brasileiros. Por que entoar o coro do corporativismo dos médicos daqui? Os médicos brasileiros querem garantir reserva de mercado para eles! Contanto que esses pilantras (daqui) fiquem somente na capital ou em cidades grandes, onde eles possam enriquecer facilmente. Por que os médicos daqui não vão para o Tocantins e outras regiões atrasadas? Lembro a esses médicos mercenários daqui que no interior do Piauí, eles também podem comprar fazendas de criação de animais e ficarem ricos! Tudo do jeito que eles fazem em Bom Conselho, Garanhuns, Petrolina e outros municípios Brasil afora! - E os que criticam a nossa saúde pública, devem ver mais longe. Respondam-me qual o hospital, público ou privado, que não FURTA o dinheiro do SUS! E quem é que manda nesses hospitais? - Os próprios médicos. - Quem foi que FURTOU descaradamente o Hospital do Câncer de Pernambuco? - Os médicos. - E eu sei os nomes de alguns deles! Tem um que continua na Unicordis do Espinheiro, todo posudo. - Mas furtou ao bel-prazer no Hospital do Câncer! - Isso não é novidade! - Mais: os médicos que dirigem hospitais e clínicas também furtam os planos de saúde. - Como os planos e seguros de saúde não são um serviço estatal, eles, os planos, vão brigar com os hospitais que os furtam. No fim dessa briga, sobra para os usuários dos planos de saúde (NÓS). - Então, que o povo pense DEZ vezes antes de fazer essa defesa ferrenha dos médicos brasileiros./.

    ResponderExcluir
  8. CONTRATAR ESCRAVOS CUBANOS, PARA FAZER PROSELITISMO POLÍTICO É DEMAIS... ESSA É MAIS UMA OBRA DO PAC: “PLANO DE ACELERAÇÃO DA CAFAJESTICE”. O PIOR É QUE, AGORA, VEM COM UM VIÉS CLARO DO REGIME DOS IRMÃOS CASTRO. É MUITA DESFAÇATEZ!!! TUDO ISSO É O PT TRABALHANDO 24 HORAS POR DIA 365 POR ANO PARA NOS LEVAR AO PARAÍSO DA CUBANIZAÇÃO!!! SINCERAMENTE, NO MEU SIMPLÓRIO ENTENDER ESSA QUADRILHA ABUSA DO DIREITO DE SER CANALHA...

    ResponderExcluir
  9. Toda desculpa do pt é fernando henrique, por que fernando henrique fez isso fez aquilo e mais aquilo outro que desculpa fajuta.

    ResponderExcluir
  10. Dentro de poucos anos o PT fará com a classe médica o que se fez com a classe dos professores.
    E o Brasil terá além da pior educação do mundo, a pior medicina também.

    ResponderExcluir
  11. 4 milhões por mês para Cuba. É a internacionalização do Mensalão!!


    MENSALÃO CUBANO AGORA. HAHAHAHAHAHAHAHAAH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza tu deve ser um medico ou filho de um deles, vai pra uma fila de hospital ai você vai sentir na pele o que o povo passa, ai você tira suas conclusões...

      Excluir
    2. Em alguns lugares o país já tem a pior medicina, não são poucos os filhinhos de papai que compram suas entradas em faculdades particulares de medicina, bem como posteriormente também compram seus diplomas.

      Excluir
  12. José Fernandes Costa27 de agosto de 2013 às 21:54

    Já que o boçal médico Fernando Piason França, de São Paulo (SP), fez alusão ao uso do jaleco em locais públicos, prestem atenção ao que segue: - Na frente do Hospital das Clínicas, na UFPE, tem dois motéis, o Rhodes e o Eros. - Funcionários daquele hospital estão cansados de comentar que, vez por outra, alguém dos motéis citados vai avisar no hospital que tem jalecos de médicos (as) deixados em cabides dos quartos daqueles motéis. - Que moral têm esses picaretas e arrogantes médicos brasileiros para condenar o uso dos jalecos dos médicos do exterior, na chegada ao aeroporto? – Até porque eles não iriam do aeroporto para nenhum hospital, com aqueles jalecos da viagem. - Esses médicos ordinários daqui se acham superiores aos deuses! - E nem ao menos conhecem os médicos que estão chegando. - Mas já estão criticando adoidado. - E entrando com ações judiciais contra a medida provisória e o decreto da Presidência da República. - Como eles estão contra o povo, não vão ganhar uma causa sequer no Supremo Tribunal Federal. - Podem até ganhar num tribunal regional. - Mas perdem no STF. - Toda essa birra é porque a iniciativa partiu do Governo Dilma! - É uma elite cínica, que não tem o apoio do povo a quem eles tratam a pontapé. - E, ainda, há muitas histórias sujas no meio deles e delas. - É ISSO./.

    ResponderExcluir
  13. Não voto no PT , porém concordo com à medida do governo , caso o método de importação dos médicos surta um efeito prático positivo viro a casaca, pois ninguém pode votar contra à melhora da qualidade de vida da sociedade , dando certo elegemos o PT , caso contrário tiramos o mesmo do poder.

    ResponderExcluir
  14. Um lobby parecido foi feito quando se facilitou a importação de veículos. A conversa era que a medida iria quebrar a indústria nacional, e coisas do tipo. Com o passar dos anos, não só a nossas montadoras estão vendendo cada vez mais carros, como melhorou sensivelmente a qualidade, forçado pela concorrência. Com os médicos, acredito que vai ser a mesma coisa: Se um daqui não quiser ir trabalhar em determinado lugar, vai ter um estrangeiro que queira. Concorrência sempre é bom, o povo vai ganhar.

    ResponderExcluir
  15. Pelo que saiu nos jornais, os médicos que chagaram em Pernambuco vão trabalhar no Recife, Goiana e Vitória de Santo Antão e os Brasileiros que se inscreveram no Programa, a maioria irá trabalhar em Recife, Petrolina, Caruaru e cidades próximas desses grandes centros. Quantos vão para a cidades do interior do Brasil que não têm nenhum médico e nem condições de trabalho.Precisa ser mais esclarecido o objetivo da vinda desses médicos e precisa também melhorar as condições da saúde no Brasil. Visitem os Hospitais públicos para ver a quantidade de pacientes nos corredores.

    ResponderExcluir
  16. OS IRMÃOS CASTROS VIRARAM CAFETÕES DE MÉDICOS ESCRAVOS, POIS, NO MOMENTO, GRAÇAS AO PT DO SEBOSO DE CAETÉS E DA ANTA ROUSSEFF, ELES(OS ESCRAVOS DE JALECOS VERMELHOS), TÃO DANDO MAIS LUCRO QUE AS PROSTITUTAS QUE CONTINUAM, AINDA, SENDO ESCRAVAS DO SEXO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei da idéia, si for pra ajuda o povo brasileiro, porque em capoeiras mesmo tem medico que atende que nem olha pra cara do paciente ainda diz vá pra outro médico, um exame passa até 3 a 4 mês pra marca i ai....

      Excluir
  17. É VERGONHOSO A ATITUDE DE ALGUNS DOS MÉDICOS BRASILEIROS QUE RECEPCIONARAM, OS MÉDICOS CUBANOS, POIS SE OS MESMOS NÃO QUISESSE QUE O GOVERNO TOMASSE TAL ATITUDE BOTARIAM SEUS ESTETOSCÓPIOS NO PESCOÇO E IAM AJUDAR NOSSOS IRMÃO NECESSITADOS, AGORA TAL ATITUDE ENVERGONHA A ELES PRÓPRIOS NÃO AOS ESTRANGEIROS.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA