ALEPE

ALEPE
ALEPE

GOVERNO DO ESTADO

GOVERNO DO ESTADO
GOVERNO DE PERNAMBUCO - FUNDARPE

quinta-feira, 20 de junho de 2013

JOVENS MARCAM PRESENÇA NAS RUAS DE GARANHUNS

Jovens se concentrando no Euclides Dourado

Os manifestantes já na Rua XV

Na Praça Dom Moura

O recado da meninada

Sintonizados com o que está acontecendo nas grandes cidades do país, milhares de jovens de Garanhuns promoveram uma manifestação pacífica, hoje, pelas principais ruas da cidade. Os participantes do movimento se concentraram em frente ao Parque Euclides Dourado e saíram em direção ao centro, passando pela Rua XV de Novembro, Avenida Dantas Barreto, até chegar à Avenida Santo Antônio.

No centro comercial, os manifestantes se dirigiram à Prefeitura de Garanhuns. Na frente do Palácio Celso Galvão, começaram a gritar o refrão: "Ô Izaías cadê você, passei aqui só pra te ver". Depois de um bom tempo no local, sem que o gestor viesse ao encontro dos jovens (e pessoas mais maduras também), os integrantes do protesto resolveram tomar a direção da Esplanada Cultural Guadalajara.

Assessores do prefeito informaram que o petebista não estava mais em seu gabinete no momento em que os jovens passaram na sede do Poder Municipal. Um secretário lembrou que Izaías deixou muito claro, na entrevistas de ontem e hoje, para rádios e blogs, ser totalmente favorável aos protestos.

Já no início da noite, participantes do movimento sentaram no asfalto, na Rua XV, nas imediações do semáforo próximo à Guadalajara, interrompendo o trânsito naquela área.

A maioria dos manifestantes portavam faixas pedindo saúde e educação, criticando a realização da Copa do Mundo no Brasil, a corrupção na política, a PEC 37, o sistema de transporte do país e até criticando a redução do preço das passagens de ônibus, por considerar 10 centavos uma quantia irrelevante.

A polícia acompanhou a caminhada sem reprimir o movimento, permitindo que o 1º de protesto em Garanhuns este ano acontecesse na paz. Apesar da maioria dos presentes à manifestação não ter vinculação partidária,  na caminhada foram identificados uns poucos militantes de um vereador oposicionista e participantes da campanha política do PHS em 2012.

(Com informações de Tiago Almeida. As três primeiras fotos foram postadas no Facebook do Grupo Amigos de Garanhuns por Moacir Correia de Melo. A última imagem foi captada pelo colega blogueiro Ronaldo César).

34 comentários:

  1. Isso é um carnaval fora de epoca só faltou mesmo a presença do bacalhau do batata kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É NADA! SE VOCÊ SOUBESSE O QUE OS PRESIDENTES DE CÂMARAS MUNICIPAIS JUNTAMENTE COM O PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL FIZERAM EM 2010 COM O MEU,O SEU E NOSSO SALÁRIO E COM OS COFRES PÚBLICOS DO BRASIL,VOCÊ NÃO DIRIA UMA BESTEIRA DESSA.

      SE VOCÊ TIVESSE JUÍZO E FIZESSE UMA COMPARAÇÃO ENTRA QUEM GANHA UM SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 678,00 E QUEM GANHA R$ 26.000,00 SEM DIREITO A NENHUM TIPO DE MORDOMIA(TELEFONES,APTO PARA MORAR,TRANSPORTES, GASOLINA,VIAGENS AÉREAS,DE CUSTOS,ASSESSORES, ETC) VOCÊ NÃO DIRIA TANTA BOBAGEM. EU FIQUEI PENSANDO MUITOS DIAS SOBRE OS PROTESTOS,MAS HOJE EU PENSO DIFERENTE!

      Excluir
  2. Parabéns o Brasil ta acordando,Espero que acorde no dia das eleições e prestem ATENÇÃO nos que vão volta a favor da PEC37 vamos divulgar os nomes desses Politicos.

    ResponderExcluir
  3. ESSE POVO DEVERIA É ARRUMAR UMA TROUXA DE ROUPA PRA LAVAR. OU PROCURAR O QUE FAZER! VÃO TRBALHAR BANDO DE PALHAÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos trabalhar muito sim na próxima eleição para eleger a oposição em Garanhuns.

      Excluir
  4. tinha uns comunas sem vergonha infiltrados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostra a cara e aparece filho de uma puta. Todo fascista é covarde e não mostra o rosto!
      Sou comunista e me mostro!
      Cláudio Daniel (Garanhuns-PE)

      Excluir
  5. Parabéns a todos que participam das manifestações populares. Democracia é participação e a vontade do povo tem sido negligenciado há décadas. Neste momento, vemos a reação a falta de compromisso dos políticos com a vontade do povo. Espero que a partir de agora os políticos percebam que não é mais possível ignorar o interesse popular. Para velhas políticas, novas atitudes. O povo na rua: a cidade é minha, a cidade a sua.

    ResponderExcluir
  6. A meninada não! Os eleitores, jovens, idosos, indignados com a situação do país e principalmente de GARANHUNS, com aumentos das tarifas dos IMPOSTOS, falta de EMPREGO, de investimentos EM GARANHUNS, NA SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, TRANSPORTE, deram um belo RECADO AOS POLÍTICOS ACOMODADOS.
    SANDRA

    ResponderExcluir
  7. Os políticos abusaram. Chegou a hora de pagarem.

    ResponderExcluir
  8. Robervam Pedroza20 de junho de 2013 20:09
    O povo felizmente acordou e começa a ganhar as ruas exigindo os seus direitos, e como já dizia o querido Ulisses Guimarães: "o que mais assusta um político é a presença do povo nas ruas"!!!
    Não se trata de um movimento direcionado a nenhum grupo político e nenhum governo específico, mas demonstra o limite de tolerância à corrupção que assola o país em todos os níveis de governo,a precariedade dos serviços públicos (saúde, educação, segurança, transporte público, etc)...
    Lamento não ter tido a oportunidade de participar de um movimento tão ordeiro e pacífico, porém determinado a não mais tolerar esse tipo de prática no nosso país, no nosso estado e no nosso município, pois encontro-me na aula do mestrado aqui em Natal, onde também a população ganhou as ruas.

    ACORDA BRASIL!!!

    Robervam M. Pedroza
    Enfermeiro e Professor do IFPE

    ResponderExcluir
  9. Que lindo! Muito emocionado com tudo isso. O Brasil fazendo história hoje para ser história amanhã. (pelo facebook)

    ResponderExcluir
  10. Histórico!!! (pelo face)

    ResponderExcluir
  11. Emocionante, histórico, arrepiante!! Feliz demais!!
    (Pelo Facebook).

    ResponderExcluir
  12. Parabéns a todos os brasileiros que estão reivindicando seus direitos chega de impostos.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns a todos que participaram dessa passeata, porém tudo vai continuar do jeito que está, os políticos não baixaram seus salários, continuaremos a paga taxa de iluminação pública, povoados querendo ser cidade para da luxo a políticos, prefeitos fazendo festas para enganar o povo, etc. Para mudar essa sociedade só se Deus acabar com humanidade.

    Carlos Soares- Heliópolis

    ResponderExcluir
  14. feliz pela população garanhuense também protestando na rua e mostrando sua cara!!!
    Roberta

    ResponderExcluir
  15. O transporte de ônibus de Garanhuns, representa o mais caro do Brasil consisiderando o K M ,rodado. Vamos pedir explicações ao Município. Povo sofrido de nossa terra.

    ResponderExcluir
  16. Não concordo com o titulo......MENINADA.............meninada nada!!!!!!!!!
    Somos cidadãos como o senhor tb o é. RESPEITE-NOS!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro não é título é legenda segundo nunca se ouviu dizer que o a palavra meninada um jeito carinhoso de chamar os jovens fosse ofensa queriam ser chamados de quê de velhos decrepitos?

      Excluir
  17. PÉRICLES BARBOSA20 de junho de 2013 22:43

    TIAGO ALMEIDA , TENHO ORGULHO DE SER TEU AMIGO!!!!

    ResponderExcluir
  18. FOI LINDO VER A POPULAÇÃO VAIANDO A "PREFEITURA". QUE SIRVA DE LIÇÃO!

    ResponderExcluir
  19. Todos esses movimentos sociais,todas essas agitações,as multidões indo às Ruas e às Praças protestarem tem um caráter fora de série, traduz um sentimento de verdadeiras MUDANÇAS,sintetiza um BASTA a todas as políticas PÚBLICAS erradas que se vem praticando neste país por mais de 30 anos;

    Os autores que contribuíram para isto tem nome,tem endereço,tem responsabilidade sim senhor.Todos eles são responsáveis pelo grau de subdesenvolvimento que estamos mergulhado e que as nossas elites não querem enxergar sob hipótese nenhuma;

    O grande JURISTA BRASILEIRO de todos os tempos, o Águia de Haia" o grande mestre Rui Barbosa expressou naquele época que "de tanto ver triunfar a corrupção e a injustiça o jovem passa a ter vergonha de ser honesto";

    Esse é o grito dos milhares de Professores que em sala de aula ensinam as crianças e aos jovens a lutarem,resistirem em ser honestos, sinceros, leais e terem caráter dentro e fora da escola;

    Esse é o grito dos milhares de Médicos que são também Professores que ensinam aos seus alunos e futuros médicos a cuidarem melhor da saúde de seu povo;

    Esses é o grito dos Professores de física,de química,de história, de geografia, de matemática,de sociologia,de organização social e política,de teologia,de economia,de ciências políticas que ensinam aos seus alunos a conhecerem o mundo de forma somente diferente;

    Esses é o grito dos milhares de Padres e Pastores que ensinam toda semana nas Igrejas e nos Templos a serem honestos,sinceros,leais,caridosos,a repartirem o pão entre os irmãos e condenam todas as riquezas ilícitas;

    Esse é o grito dos empresários honestos que pagam impostos para sustentar as mordomias dos políticos de Brasília que fingem que trabalham e de que são honestos, mas dilapidam o patrimônio do povo brasileiro;

    Esse é o grito de meia dúzia de pessoas que cansou de dizer pelos facebook, orkut, blogs, televisões, jornais, revistas, rádios comerciais e comunitárias que as coisas estão erradas, mas os homens de Brasília insistem em dizer que não;

    Esse é o grito dos excluídos de todos os processos políticos corrompidos de vereador a prefeito,de deputado a governador,de presidente a ministros,de juiz a promotor, de desembargador ao varredor de Rua e do trabalhador braçal, da agricultura e daqueles que veem as chuvas cairem, mas não tem o crédito mais,não tem a terra para plantar e cultivar a lavoura para produzir alimentos para os homens e mulheres das cidades comerem;

    Esse é o grito das crianças,dos jovens, dos adultos,dos famintos,dos que não tem vez e nem voz e jornais para dizerem simplesmente,estamos cansados de ver triunfar tantas injustiças neste país;

    Esse é o grito contra os grandes salários dos nossos políticos que nas legislaturas de 2010 e agora de 2012 concederam aumentos variantes de 62% chegando até 156% sugando praticamente todos os cofres públicos dos 5.565 municípios do Brasil foras os 27 Estados e a Capital Brasília;

    Minhas crianças, meus jovens, meus velhos de idade e de células, mas jovens de espírito e de intelectualidade, todos sentimos neste momento corresponsáveis pelo destino deste país,somente se tem duas linha horizontal e vertical e se atingirem visando a sangria nos cofres públicos brasileiro,chama-se REFORMA POLÍTICA.

    Todas as roubalheiras do Brasil passam pelas mãos e decisões dos nossos deputados federais e senadores e pelos presidentes das Câmaras Municipais de quatro em quatro anos. Foram eles que provocaram, que criaram,que aprovaram os grandes escândalos que vão desde ao instituto da reeleição do poder executivo ao maior de todos os projetos que é legislar em causa própria concedendo aumentos vergonhosos para si com efeito cascata em todo o Brasil.

    Eu tinha certeza que o Brasil não aguentaria a carga tributária altíssima, os grandes salários chegando a mais de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) mensal e as elites ricas falando que "país rico é pais sem miséria" quando isto é utopia.

    ResponderExcluir
  20. toda a culpa dessas passeatas principalmente as violentas, a culpa é do PT.

    ResponderExcluir
  21. Discordo desse blogueiro adepto do PT e de Izaias nos chamar de meninada. meninada uma ova blogueiro conservador e metido a querer direcionar seus leitores. Muda tua pauta blogueiro! Tenha mais respeito quando se dirigir a gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro não sou adepto do PT. Segundo apoio sim o governo de Izaías. Terceiro tenho quatro filhas: a primeira tem 34 anos a mais nova 13. Todas elas são minhas meninas, tenho esse jeito carinhoso de me dirigir a elas. Nunca as desrespeitei, como não desrespeito as garotas da fotografia ao considerá-las meninas, já que eu já tenho 56 anos. Um pouco de maturidade, inteligência e respeito aos meus cabelos brancos (como canta Chico César) faz bem Fabíola.

      Excluir
    2. Fabíola, vc tem traumas om o nome menina?

      Excluir
  22. bom em parte eu concordo com algumas coisas mais gostaria de ver se no tempo do sorteio lula não aceitasse, hoje ele estaria sendo criticado sou brasileira e as vezes não entendo o povo, protesto não vai resolver se continuarmos sendo burros não hora de votar, temos vários exemplos de cidades que seu representantes são fixa suja, a hora de protestar e na urna e não como um parte que acaba destruindo Patrimônio que e da população, que sera mais gasto pra o governo, então eu pergunto sera que não hora da urna a população vai acordar!

    ResponderExcluir
  23. parabens pela ausencia de violencia

    ResponderExcluir
  24. Se o Sr. me permite fazer um adendo ao seu comentário, vejamos: Ninguem tem falado do Judiciário, ora se o STF, quem regula os maiores sal´rios do país e é um poder tão corrupto quanto os outros e que em matéria de sal´rio tem autonomia, se bem que é com a autorização do outros poderes. Por que não pedem também a abertura da caixa preta do judiciário.

    ResponderExcluir
  25. Reclamamos de todos os desmandos políticos e do abandono pelo qual o povo brasileiro passa. Mas só reclamar não basta. Esses protestos não configuram mero MODISMO, é o grito engasgado na garganta.Que todos aqueles que de fato amam o Brasil. lutem com postura, dignidade e respeito por um país melhor para nós e nossos filhos.

    ResponderExcluir
  26. estava no protexto e nao vi o assessor do prefeito o carlinhos da prata ele falou no cafe sete colinas que nao ia dar ninguem na passeta acho que izaias ta mal assessorado com esse rapaz ele tem que respeitar o povo que elegeu izaias pos muitos que estavam la votaram em izaias inclusive eu e minha namorada

    ResponderExcluir