GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

MULHER DE CAPOEIRAS VAI COMPLETAR 114 ANOS

Raimundo Lourenço, do Blog Capoeiras, revela hoje que o município, a 24 km de Garanhuns, tem uma mulher prestes a completar 114 anos de idade. Damiana Josefa da Silva nasceu no dia 24 de fevereiro de 1899, conforme atestam seus documentos pessoais e o cadastro do Instituto Nacional da Previdência Social, órgão que lhe paga o benefício de um salário mínimo por mês.

Damiana, a capoeirense que nasceu no século XIX tem três filhos, netos, bisneto e tataranetos. Ela mora com a filha Maria Aparecida (conhecida na cidade como “Aparecida de Zé Boy”) e passa a maior parte do tempo na cama, já enfraquecida pela idade. Mas consegue estabelecer um diálogo com quem a visita e tem momentos de lucidez, reconhecendo as pessoas da casa tanto pessoalmente quanto nas fotografias.

Segundo Raimundo Lourenço, para sair da cama a senhora de 113 anos precisa do auxílio da filha e anda pela casa em cadeira de rodas. A rua sem calçamento dificulta a vida da cadeirante. “Mesmo com os problemas de saúde que enfrenta Dona Damiana não abre mão do cigarro e nem do café”, revela o blogueiro de Capoeiras.

Ele informa ainda que a longevidade da capoeirense faz o INSS enviar funcionários à casa de Maria Aparecida ao menos uma vez por ano, para confirmar se Damiana esta mesmo viva. Embora não vote há um bom tempo, ela tem Título Eleitoral, e neste, sua data de nascimento é 24/12/1899; enquanto no CPF e na Procuração para sua filha sacar o beneficio do INSS, a data de nascimento é 24/02/1899.

Abaixo o título de eleitor e o CPF de Damiana Josefa, com o mês de nascimento alterado no primeiro documento.



(As ilustrações foram publicadas originalmente no Blog Capoeiras)

Um comentário:

  1. Roberto você , como um jornalista influente, poderia tentar divulgar para grandes veículos de notícia esta informação. Consta que a pessoa mais velha, viva, está com 115 anos e é japonesa, de nome Jiroemon Kimura. Capoeiras pode ser manchete nacional, ou até mundial, por um bom motivo. Já que tem como ser provado. Vamos divulgar!!! Conto com você.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA