segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

CALÇADO ADOTA O PROGRAMA BICICLETA ESCOLAR

Em 2011, o governo federal divulgou uma nova ação em relação ao programa Caminho da Escola: a doação, pelo FNDE, de bicicletas para municípios com até cinco mil alunos matriculados na rede pública de educação básica. No ano passado, foram mais de 300 municípios no país beneficiados com a doação de 100 mil bicicletas.

O município de Calçado, no agreste de Pernambuco, foi um dos que aderiram ao programa do Governo Federal. Esta semana, o município recebeu 483 bicicletas que serão doadas a alunos que precisam percorrer longas distâncias para chegar à escola ou ao ponto onde passa o ônibus escolar. Junto com as bicicletas, o FNDE doa capacetes, para reforçar a segurança dos estudantes.

De acordo com a secretária de educação de Calçado, Ilka Rejane, a bicicleta pode diminuir o esforço diário desses alunos, possibilitando ainda a prática de uma atividade física saudável. A secretaria ainda está montando o esquema de entrega das bicicletas, que ainda não tem data definida.

Criado em 2007, o programa Caminho da Escola foi ampliado em 2010 para dar aos estudantes uma nova alternativa de acesso às escolas públicas: a bicicleta escolar. Esta ação foi concebida após estudos realizados pelo FNDE mostrarem que muitas crianças percorrem a pé, diariamente, de três a 15 quilômetros para chegar à escola ou ao ponto onde passa o ônibus escolar.

Concebida pelo FNDE e testada em laboratório credenciado pelo Inmetro, a bicicleta tem quadro reforçado, selim anatômico, paralamas, bagageiro traseiro e descanso lateral, além de itens de segurança, como espelho retrovisor, campainha e refletores dianteiro, traseiro, nas rodas e pedais. Ainda vem com uma bomba manual para encher pneu e ferramentas de montagem e regulagem.

CAPACETES - São dois tipos de capacetes, para crianças maiores e menores. Ambos são fabricados com poliestireno expandido (EPS) de alta densidade, próprio para absorver impactos, e o casco externo é revestido em policloreto de vinila (PVC), material que funciona como deslizante. Ainda possui, na parte interna, espumas removíveis, com tecido lavável, tratamento antialérgico e que proporciona alta absorção de suor. (Texto da jornalista Jacqueline Menezes).

Um comentário:

  1. Sr Roberto Palmeirina tambem recebeu quase 2 mil bicicletas desse tipo e estão todas estocadas no predio onde funcionaria as fabricas de confecção não se sabe porque ate agora não foram entregues possivelmente estão esperando a proximidade das eleições caso o Sr tenha enteresse em saber mais procure o secretario Gilson com certeza ele vai lhe explicar tudo pois ja tem esperiençia com isso foi ele quem deu explicações quando a tv asa branca teve la pra fazer a reportagem do ginasio de esporte Almir Balbino fale com ele Gilson secretario de educação Pedro do centro

    ResponderExcluir