GOVERNANTES PRECISAM ESTAR PREPARADOS PARA AS CRÍTICAS


Os partidários de Raquel Lyra (PSDB) juram que a governadora não pôs o nome Frederico Magno, num cachorro que recolheu nas ruas do Recife, por causa das críticas ferinas que lhe são feitas pelo jornalista Magno Martins.

Mas artigos publicados na imprensa pernambucana, em sites da capital e blogs do interior, indicam que a intenção da ex-prefeita de Caruaru foi mesmo "homenagear" o Magno, chamado por um ex-governador de Pernambuco de "Maligno", por conta de sua pena afiada.

Magno, o jornalista, sempre foi assim. De bater nos políticos.

Na gestão de Paulo Câmara, foi tão crítico do socialista quanto é agora da tucana.

Caso eu não esteja enganado, o então governador de Pernambuco tentou processar o repórter mais de uma vez.

Mas nunca adotou atitudes pequenas como essa de pegar um cão e batizar com o nome de um crítico do seu trabalho.

Trazendo o assunto aqui para nossa querida Garanhuns, a população local sabe que um determinado blogueiro baixou o nível sem dó, para criticar o prefeito Sivaldo Albino.

Colocou apelidos no gestor, envolveu seus irmãos e até os pais - já idosos - nas suas críticas raivosas. Pintou e bordou, como se diz, sem que tenha conhecimento de que em nenhum momento Sivaldo tenha reagido com o mesmo baixo nível aos ataques.

Sivaldo foi reeleito com uma votação estrondosa e o tal blogueiro sumiu. E ninguém tem saudades das lives dele.

O prefeito de Garanhuns agiu com grandeza. Sabe da importância do cargo que ocupa e da insignificância dos que tentam atingi-lo com mentiras e manipulação.

Raquel Lyra, se realmente batizou o cachorro de Magno para se vingar das críticas do jornalista, se apequenou, não honrou as tradições de um Marco Maciel, Miguel Arraes, Jarbas Vasconcelos, Eduardo Campos e Paulo Câmara.

Magno Martins pode exagerar, cometer erros, ser injusto às vezes. Mas nem ele ou qualquer outro profissional merece ser desqualificado pelo seu trabalho.

Críticas são silenciadas pelos governantes com trabalho, como fez Sivaldo em Garanhuns.

Raquel Lyra, que está devendo aos pernambucanos que lhe confiaram o voto, precisa se preocupar mais com a realidade e menos com as redes sociais, onde Magno, o cachorro, foi o destaque desta semana.

O MAGNO JORNALISTA E O MAGNO CACHORRO

Por José Nivaldo Júnior*

Jornal O Poder

O Poder, segundo o Google Analytics, tem leitores em rigorosamente todos os Estados do Brasil e em cerca de 40 países. 

Então, para Pernambuco a notícia não é nova. Mas talvez seja para o mundo. Vem de março do ano passado, na esteira do sucesso nacional do seu arqui-adversário João Campos, prefeito do Recife, que fez sucesso nacional com o cabelo nevado, no Carnaval.

Raquel, ou seus marqueteiros, quem sabe, acharam ter encontrado um revide. A governadora acolheu um cachorro na rua, durante uma solenidade, e o batizou de Magno, buscando sucesso nas redes sociais. Magno Martins é um jornalista conceituado nacionalmente. Dirige o blog que leva o seu nome, líder de ponta a ponta de audiência no Norte/Nordeste.

Ancora o Frente a Frente, programa de rádio mais reproduzido da região, com mais de 50 emissoras distribuídas em quatro ou cinco Estados, com cerca de cinco milhões de ouvintes. Magno marca de perto o governo de Raquel. Qualquer falha detectada, é criticada. Qualquer irregularidade, cometida ou articulada, vazou, é objeto de denúncias fundamentadas e implacáveis.

E, até agora, irrespondíveis. Algumas demissões no primeiro escalão do governo podem ser diretamente atribuídas a denúncias de Magno. O jornalista, claro. 

Já o cachorro Magno foi acolhido, jocosamente batizado, e entregue a treinamento pelo qualificado, há décadas, canil da Polícia Militar. 

Às custas do contribuinte, o canino foi docilizado, adestrado e educado como uma antiga debutante da Socila, uma entidade dos velhos tempos que treinava moças casadoiras da elite em pendores domésticos.

Esta semana, quando o Magno jornalista despejava mais uma saraivada de críticas sobre o governo Raquel, o Magno cachorro regressou em grande estilo aos braços da governadora, do poder e do Palácio do Campo das Princesas. Recebido como herói, foi entronizado como mascote do governo Raquel Lyra.

Freud explica? – Bom, agora Magno, o canino, reina no Palácio. Magno, o jornalista, mantém seus dentes afiados, mordendo o governo nos seus pontos mais sensíveis. 

Em dois anos e quase um mês do governo Raquel, nenhuma mordida do Magno, jornalista, foi contestada com argumento irrefutável. 

Ao levar Magno, o cão, para compartilhar espaço no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, Raquel propagou esse feito através da imprensa e suas redes sociais. 

Assim, mantém ao seu lado o crítico mais implacável. Os marqueteiros geniais da governadora podem explicar. Freud teria dificuldades. 

O Magno da governadora não morde mais. O Magno jornalista mantém seus caninos cada vez mais afiados.

*José Nivaldo Júnior é escritor e publicitário.

ESCOLA ARTUR MAIA, NA BOA VISTA, É ENTREGUE DE CARA NOVA


O prefeito Sivaldo Albino e a secretária de educação de Garanhuns, Wilza Vitorino, entregam nesta sexta-feira, a partir das 15h,  a Escola Municipal Artur Brasiliense Maia, na Boa Vista, totalmente requalificada. A

Mais 300 crianças estão matriculadas na Artur Maia. A unidade atende o Ensino Fundamental, do 1° ao 5° ano.

Entre os serviços que foram realizados na reforma estão retelhamento, pintura, troca de forro de PVC, conserto das instalações elétrica e hidráulica.

CLÁUDIO ANDRÉ VAI INCREMENTAR O TURISMO EM BOM CONSELHO


Cláudio André, conhecido também como Poeta, foi escolhido pelo prefeito da mudança em Bom Conselho como diretor de Turismo do município.

A meu ver uma escolha acertada, porque Cláudio é uma pessoa apaixonada pelo setor e que conhece bem a realidade da cidade e dos distritos.

Ele já está com um monte de ideias, inclusive para explorar o turismo religioso em Bom Conselho.


Cláudio foi dos que resistiu aos governos dos Godoy na Terra de Papacaça e agora pode contribuir com a cidade, não somente nas rádios e nos blogs, mas diretamente, atuando num cargo feito à medida pra ele.

Na torcida par que dê certo.

Dr. Edézio assumiu a prefeitura com um rombo de R$ 43 milhões. Muito dinheiro para um município de pequeno porte.

Mas se o gestor e equipe trabalharem com vontade, unidos, se tiverem competência, poderão botar a casa em ordem.


A Ermida de Santa Terezinha,  em Bom Conselho, tem quase 90 anos de existência

INVESTIGADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO, PASTOR INSINUA QUE Pe. FÁBIO É GAY


Flávio Amaral, pastor da igreja Ministério Libertos por Deus,  causou revolta entre os católicos ao dizer que a depressão do Padre Fábio de Melo é por medo de “sair do armário”. 

O evangélico atribuiu a doença à homossexualidade, dizendo que o líder católico sofre pela falta sexo.

Esse pastor Flávio está sendo investigado pelo Ministério Público, depois de uma denúncia da deputada federal Erika Hilton (PSOL) e da vereadora de São Paulo Amanda Paschoal (PSOL), após uma jovem trans tirar a própria vida.

A moça, de 22 anos, passava por um processo de “destransição” e “cura gay”, promovidos e coordenados por Flávio Amaral. O caso aconteceu em setembro de 2023.

Nos perfis das redes sociais, Amaral se apresenta como “ex-travesti”. Ele teria ficado conhecido por pregar ser possível “deixar a homossexualidade” através da fé, do jejum e da oração.

O SUICÍDIO

Os advogados Jean Paulo Pereira e Florentino Rocha Conde,  asseguram que o pastor não teve participação direta com o suicídio. A alegação é que o pastor não defende nenhuma prática fraudulenta de “cura”.

No entanto, em algumas publicações na internet, Flávio se manifestou após o falecimento da fiel, contando tê-la obrigado a fazer jejum depois de ouvir que a mulher estava apaixonada por um homem.

Na ação contra o líder evangélico, os parlamentares do PSOL destacaram o sofrimento imposto à vítima na tentativa de operar uma cura para sua identidade, seja pela conversão religiosa, seja pela imposição de coações como o jejum obrigatório.

A meu ver esse pastor não tem nenhuma ética e sua atitude deve ser repudiada, como está acontecendo entre os católicos.

A afirmativa de que padre Fábio é gay e não se assume, não passa de uma ilação, uma conclusão apressada sem provas do que está dizendo.

Mesmo que o sacerdote fosse homossexual não caberiam insinuações e deduções como as que foram feitas pelo pastor.

Ele é médico, psiquiatra, psicólogo? Além do mais, vale ressaltar, a homossexualidade não é considerada doença há muito tempo.

O cara falar que era travesti e foi curado por Jesus. Tenha paciência. Cristo tem mais a fazer do que se preocupar com isso.

Padre Fábio de Melo não precisa nem responder esse sujeito. O povo vai responder por ele e as investigações do Ministério Público vão esclarecer qual a índole desse evangélico.

RAQUEL LYRA IMITA LAMPIÃO?


Por Junior Almeida

No tempo do cangaço, nos momentos das batalhas, bandoleiros e policiais volantes guerreavam trocando insultos. Xingamentos de todos os tipos eram ditos de lado a lado. Isso servia para provocar, desconcentrar e enervar o inimigo durante os tiroteios.


Fora do campo de luta, também as provocações não paravam. Era comum que um dos lados da guerra mandasse poetas populares fazerem versos exaltando suas vitórias e, em consequência, as derrotas e os supostos defeitos dos inimigos.


Outra maneira adotada para tentar abalar o psicológico do adversário, artifício usado principalmente pelos cangaceiros, era o de colocar o nome de seus cães “homenageando” o inimigo. 


Oficiais de polícia como Zé Rufino e Menéis (Menezes), da Bahia, ou o próprio João Bezerra, pernambucano da PM alagoana, que em 1938 comandou a tropa que matou o rei do cangaço, tiveram seus nomes colocados em cachorros do bando de Lampião, isso, evidentemente, para tentar desmoralizar os inimigos que o perseguiam.


Agora, depois de mais de oito décadas do fim do cangaço, estamos vendo em Pernambuco essa prática de colocar o nome dos inimigos em animais. A governadora Raquel Lyra adotou um cão de rua e deu-lhe o nome de Frederico Magno.


Muitos entendem que foi uma maneira de “homenagear” o jornalista Magno Martins, um crítico feroz da governante pernambucana.


A meu ver, com com tal atitude, a governadora deixa claro: Magno Martins não é apenas um crítico do seu governo, é um adversário. Assim,  o sertanejo de Afogados da ingazeira é tratado como inimigo.

O TREM DOS EX-PREFEITOS E A ELEIÇÃO DE 2026

Luiz Aroldo, Águas Belas

A nomeação de 22 ex-prefeitos para a Assessoria Especial da governadora Raquel Lyra, de uma canetada só, está dando muito o que falar.

Segundo Magno Martins, homenageado por Raquel que colocou o nome do jornalista num cachorro que recolheu na rua, é o maior "trem político da história de Pernambuco.

Ainda de acordo com Magno, a brincadeira vai custar R$ 4 milhões aos cofres públicos até 2026.

Quem vai pagar o salário dessa gente, você sabe, somos todos nós, os pernambucanos. 

A nomeação dos ex-prefeitos envolveu mais coisa. O nome de Regina da Saúde, de Itaíba, saiu errado. No lugar dela saiu no Diário Oficial uma mulher que foi candidata a vereadora em Figueiropólis, no Estado do Tocantins.

Três prefeitos, a princípio, revelaram que ganharam o "emprego" sem saber. Foram eles: Matheus Martins (Terezinha), a própria Regina da Saúde (Itaíba) e  Doutora Nadegi, de Camaragibe.

Matheus, porém, depois admitiu ter sido convidado.

Um blogueiro esperto de nossa região disse que o ex-prefeito de Terezinha desmentiu ele mesmo.

Tem mais: um jornalista da capital revelou que o ex-prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, confessou estar sem saber qual vai ser seu trabalho na assessoria da governadora.

Tudo isso, naturalmente, tem a ver com 2026. A governadora vai tentar se reeleger, sabe que tem um adversário de peso pela frente (João Campos) e está fazendo o que pode para melhorar sua situação.

Três pesquisas divulgadas até agora mostram que o prefeito do Recife tem a preferência dos pernambucanos na próxima eleição para governador.

GUSTTAVO LIMA ACHA QUE É O CANDIDATO DE DEUS À PRESIDÊNCIA


Se diz muito que Deus é brasileiro. Deve ser mesmo.

Não é que o cantor Gusttavo Lima revelou que teve uma conversa com Deus, daí veio uma "revelação espiritual" para que ele dispute a presidência da República.

Artista (?) teria conversado com pessoas próximas (depois do bate papo com Deus, naturalmente) explicando sua decisão, depois da reflexão espiritual.

Já pode ir pensando no slogan da campanha "Deus acima de tudo, fechado com Gusttavo Lima".

Ironia à parte, como esse pessoal mistura religião e política para se aproveitar da boa fé do povo.

JOVEM QUE TEVE INFÂNCIA EM CAPOEIRAS ESTUDA RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Uma jovem que morou em Capoeiras até os 9 anos de idade, fazendo seus primeiros estudos na cidade, é estudante de Relações Internacionais na Universidade Federal de Minas Gerais.

Camilly Laisa Lourenço Souza vai colar grau neste primeiro semestre de 2025. No Trabalho de Conclusão do Curso - TCC, ela vai abordar os movimentos feministas na Coreia do Sul.

Ela é filha de João e Luciene Lourenço;  sobrinha de Raimundo, que assina o Blog Capoeiras. 

Nasceu em São Paulo, mas veio para Capoeiras ainda bebê, tendo morado no município toda a primeira infância e estudado no Instituto Monteiro Lobato, na zona urbana. 

Aos 9 anos mudou-se com os pais para a cidade de Conquista, na zona da mata de Minas. Lá Camilly fez o ensino médio, foi aprovada no ENEM e iniciou, em 2020 o curso de Relações Internacionais na renomada Universidade Federal de Uberlândia.

Durante o seu percurso acadêmico teve a oportunidade de atuar em grandes empresas estabelecidas naquela região, além de estagiar no setor administrativo da própria Universidade. Atualmente trabalha numa empresa de locação de maquinários.

Não será nenhuma surpresa se futuramente for trabalhar no Itamaraty.

Desejamos sucesso a esta jovem em sua trajetória desde já vitoriosa.

GOVERNADORA RAQUEL LYRA ADOTA CACHORRO COM O NOME DE MAGNO

A governadora Raquel Lyra (PSDB) adotou um cachorro de rua, levando o animal para o Palácio das Princesas, onde será construído um canil para abrigá-lo.

O cão passou uns dias em Caruaru, recebendo cuidados e esta semana retornou ao Palácio, fato registrado pela governante em suas redes sociais.

Frederico Magno é o nome do cachorro, escolhido pela própria Raquel Lyra.

Pode ser coincidência, mas provavelmente não é. Magno é o nome de um dos mais conhecidos jornalistas de Pernambuco, que tem o blog mais acessado do Estado.

Magno (o jornalista) costuma publicar matérias apontando erros da gestão da ex-prefeita de Caruaru à frente dos destinos de Pernambuco.

No Blog do Magno, nesta quarta-feira, o próprio repórter divulgou o vídeo. Nele, a tucana informa sobre os cuidados que foram tomados.

Ela chama o cachorro de Magno e demonstra toda felicidade do mundo por ter feito uma boa ação, retirando o bicho das ruas.

POLICIAIS MILITARES ESPANCAM HOMEM EM CAMOCIM E REVOLTAM POPULAÇÃO


Um vídeo de policiais militares de Pernambuco espancando um homem de meia idade, na festa do padroeiro de Camocim de São Félix, no Agreste, teve ampla repercussão hoje em todo o Estado.

PMs agrediram o cidadão com socos, tapas e cotoveladas embora ele não tenha oferecido nenhuma resistência à abordagem,  nem adotado qualquer postura violenta.

Segundo o site recifense Marco Zero, as imagens chocantes foram registradas por um empresário pernambucano residente na Inglaterra,  de passagem por Camocim, para rever parentes.

A violência da polícia foi notícias logo cedo na TV Globo Recife, no Bom Dia Pernambuco. Além do citado Marco Zero, o Diario de Pernambuco, blog de Garanhuns e de outras regiões do Estado também divulgaram o ocorrido.

Perfis no Instagram do blogrobertoalmeida, V & C Garanhuns e Comando Policial reproduziram as imagens. O vídeo foi acessado por milhares de pessoas e reproduzido pelos internautas. Centenas de pessoas fizeram questão de opinar sobre o caso.

Embora seja comum na internet a discordância, praticamente não se lê um único comentário que não seja repudiando a atitude dos representantes da Polícia Militar.

Muitos direcionam o vídeo para o Instagram da governadora Raquel Lyra e pedem providência. A grande maioria pede punição exemplar aos envolvidos no episódio.

É uma vergonha que homens que usam a farda para defender a população, que paga os salários de todos os servidores, tenham um comportamento desses. Todos que estavam no local, principalmente os que bateram no homem, merecem ser afastados do serviço e até presos.

GOVERNO DO ESTADO FAZ TRAPALHADA EM NOMEAÇÃO DE EX-PREFEITOS

Matheus Martins (Terezinha)
Regina da Saúde (Itaíba)

Numa só canetada, a governadora Raquel Lyra (PSDB) nomeou 22 ex-prefeitos para cargos na máquina estadual.

Hoje o Blog Cenário, primeiro a noticiar o trenzinho beneficiando os políticos, traz a informação que alguns dos ex-prefeitos, beneficiados com o emprego,  não foram informados pelo governo das nomeações.

Dentre os beneficiados pelo ato da governadora, que foram tomar conhecimento da decisão pela imprensa, estão dois ex-prefeitos do Agreste Meridional: Matheus Martins, de Terezinha e Regina da Saúde, de Itaíba.

Doutora Nadegi, de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, disse que também não sabia da nomeação

Tem mais uma particularidade ou um agravante: 

O nome publicado no Diário Oficial, Regina Pinheiro do Carmo Sousa pertence na verdade a uma ex-candidata a vereadora pelo PSD, na cidade de Figueirópolis-TO, que na eleição passada utilizou o mesmo nome político da ex-prefeita de Itaíba,  Regina da Saúde. 

"O nome completo da ex-prefeita de Itaíba é Maria Regina da Cunha. Com isto, a lista de ex-prefeitos nomeados até o momento cai para 21, já que a nomeação da profissional da região Norte do país deve ser revogada", informou o Blog Cenário.

RECIFE SEDIA CONGRESSO INTERNACIONAL DE JUDAÍSMO


Por Cleide Alves*

O Recife recebe, de 26 a 28 de maio, a 3ª edição do Congresso Internacional de Judaísmo e Interculturalidade, evento que vai reunir pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados na história da cultura judaica e suas relações com outras sociedades. Organizado pela Universidade de Salamanca com o Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará, o encontro tem apoio da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). As inscrições são gratuitas, exclusivamente pelo site https://ciji.com.br, mas as vagas são limitadas.

As atividades - palestras, debates, lançamentos de livros - ocorrerão no auditório É do Povo, localizado no Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife, Centro da cidade. Este ano, com a temática História e Transculturalidade, os participantes do congresso vão discutir, de forma ampla, as relações transversais das comunidades judaicas com as culturas nas quais estão inseridas. “Estão programadas cerca de 30 palestras, de pesquisadores do Brasil, Espanha, Portugal e Israel, e temos cerca de 200 vagas para ouvintes”, informa a professora e organizadora do encontro, Ana Paula Cavalcante.

Na lista de palestrantes estão o escritor e professor de antropologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco Caesar Sobreira; o professor de antropologia social na Universidade de Salamanca Ángel-Baldomero Espina Barrio; o escritor, membro da Academia de Língua Hebraica e editor-chefe da revista digital Alaxon Ioram Melcer; a historiadora paulista Daniela Levy, que tem trabalho sobre os judeus que saíram do Recife no século 17 e foram pioneiros na colonização de Nova York; e o pesquisador Geraldo Pieroni, considerado o maior especialista brasileiro na questão dos degredados.

“O congresso abre uma oportunidade de diálogo sobre o ocultamento da história dos cristãos-novos que vieram para o Brasil e participaram da colonização”, destaca Ana Paula Cavalcante, historiadora, antropóloga, professora no Colégio Militar de Fortaleza e sócia efetiva do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará, fundado em 1887 e a mais antiga entidade cultural do Estado. “A divulgação das pesquisas acadêmicas de diferentes correntes e linhas de pensamento enriquece o diálogo e a compreensão sobre a história dos judeus”, acrescenta.

De acordo com o jornalista e superintendente de Periódicos e Projetos Especiais da Cepe, Mário Hélio Gomes de Lima, o Recife é um lugar importante na história mundial dos judeus, o que justifica a escolha da cidade para sediar o encontro. “No século 17, os 23 judeus saídos do Recife para Manhattan, estão incluídos entre os fundadores de Nova York, a cidade recebeu judeus de origem sefardita (Península Ibérica) e também de origem asquenaze (Centro e Leste Europeu), como a escritora Clarice Lispector (1920-1977) e sua família”, observa.

Ele também destaca a existência, na Rua do Bom Jesus, Bairro do Recife, da Primeira Sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel, construída no século 17, no período da dominação neerlandesa no Nordeste do Brasil (1630-1654). “Desde a diáspora, quando os judeus são obrigados a se deslocar, eles têm a identidade cultural de origem e a cultura que tiveram de adotar de outros povos”, diz Mário Hélio. “O conceito de transculturalidade surge na década de 1940, durante a 2ª Guerra Mundial, época de grande perseguição aos judeus.”

No congresso, serão debatidas questões de identidade cultural, geografia, política e religião. Todos os palestrantes e ouvintes receberão certificados. O conteúdo das palestras será publicado em livro pela Cepe. A primeira edição do evento foi realizada na cidade de Fortaleza, em 2022, e a segunda ocorreu em Penamacor (Portugal), em 2023.

*Cleide Alves é jornalista, da Assessoria de Imprensa da Cepe.

CAYO ALBINO DENUNCIA DESCASO DO GOVERNO RAQUEL LYRA COM A SAÚDE


Deputado estadual Cayo Albino, do PSB, denunciou o descaso da governadora Raquel Lyra (PSDB) com a saúde pública de Pernambuco, criticando em especial a situação do Hospital da Restauração, no Recife, e do Dom Moura, em Garanhuns.

Cayo disse que o trabalho de recuperação do Hospital da Restauração tem sido feito em ritmo de Operação Tartaruga. Segundo o parlamentar dos recursos anunciados para a obra, orçada em R$ 23 milhões e contratada por R$ 19.738,838, pouco mais de 1% foi utilizado até agora, num total de R$ 230.892,81.

Problemas estruturais continuam a comprometer a unidade de saúde. Em 11 de janeiro, um vídeo divulgado pelo Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco mostrou o rompimento de uma tubulação em um dos andares, o que fez parte do forro ceder, destacando as condições precárias do hospital.

Além de citar o HR, Cayo Albino lembrou diversas situações desagradáveis que têm acontecido no Hospital Dom Moura, com reclamações constantes da população.

A prioridade para o setor de saúde,  anunciada pela governadora na campanha política, na prática não vem se concretizando, deixou claro o representante do PSB.

DEPUTADO IZAÍAS RÉGIS DEFENDE MODELO DE PRIVATIZAÇÃO DA COMPESA


Líder da situação na Assembleia Legislativa,  o deputado Izaías Régis (PSDB) defendeu o modelo de privatização da Compesa, adotado pelo governo Raquel Lyra e defendeu a gestão das críticas feitas por parlamentares do PSB.

“É lamentável que a oposição tente distorcer um processo que está sendo conduzido com diálogo e responsabilidade. O governo tem promovido audiências públicas em várias regiões do estado, garantindo que a sociedade participe ativamente com sugestões e contribuições. Essa é uma verdadeira construção coletiva", discursou Izaías.

O deputado federal Pedro Campos (PSB), engenheiro e funcionário licenciado da Compesa havia criticado a privatização da estatal, avaliando que processo tem sido conduzido de maneira equivocada. 

Na última audiência pública realizada para discutir a proposta de privatização, em Salgueiro, a professora Márcia Farias deu a entender que o processo é uma farsa.

Segundo ela, na audiência realizada na cidade sertaneja durantes três horas só pessoas pró-governo tiveram voz. "Acham que nós somos burros, que não entendemos que concessão e privatização é a mesma coisa", protestou a docente.

NOS ESTADOS UNIDOS SENADOR QUER PROIBIR HOMENS DE GOZAR


Um senador americano, Bradford Blacknon,  do Partido Republicano apresentou um projeto de lei que torna ilegal a ejaculação que não tenha a intenção de fecundar um embrião.

Na prática o político conservador quer proibir os americanos de gozar. Tanto que pelo seu projeto a masturbação, popularmente conhecida como punheta, seria considerado um ato ilegal.

Os homens que descumprirem a lei (caso aprovada) pagarão multa escalonada de mil dólares na primeira infração, chegando até 10 mil na terceira. 

Não se sabe ainda como será feita a fiscalização do ato sexual.

Vamos aguardar para ver se algum maluco apresenta projeto semelhante também no Brasil.

DONALD TRUMP - O GRANDE DITADOR


Em 1940 o genial Charlie Chaplin lançou o filme "O Grande Ditador".

Hitler tentava dominar o mundo, exterminava judeus, ciganos, homossexuais, deficientes e o cineasta fez uma caricatura dele no cinema.

Passados 80 anos, o longa, um clássico, ainda está atual e passar um recado importante para a humanidade.

O nazismo alemão e o fascismo italiano foram derrotados na segunda grande guerra mundial.

Mas, em pleno século XXI, muitos ainda defendem a ideologia do medo, do terror, da discriminação, dos que querem um mundo dividido entre superiores e inferiores.

Milei, na Argentina; Donald Trump, no Brasil e Bolsonaro, no Brasil, são sem dúvida nenhuma herdeiros da ideologia fascista.]

O mais perigoso deles é Trump. Por ser presidente de um país poderoso, econômica e politicamente.

Sem dúvidas ele, hoje, é o que mais se aproxima da figura do Grande Ditador criado por Chaplin.

GARANHUNS TERÁ INVESTIMENTO DE 420 MILHÕES EM ENERGIA SOLAR


O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), assinou nesta última segunda-feira, em solenidade no Palácio Celso Galvão, sede oficial do Governo Municipal, o Projeto de Lei que institui o Programa Garanhuns Solar, iniciativa que visa estimular o uso, desenvolvimento e expansão da geração de energia fotovoltaica no município. 

O investimento de R$ 420 milhões no Complexo Colinas, faz parte da segunda etapa da Parceria Público-Privada (PPP), entre a Compesa e as empresas Kroma Energia e Elétron Energy. A previsão é de que a operação inicie no segundo semestre de 2026. O texto segue para apreciação dos vereadores da Casa Raimundo de Moraes.

Com a expectativa de impacto direto na economia local, a estimativa é de que dois mil empregos sejam gerados, sendo 800 diretos e mais 1.200 indiretos. 

Os profissionais contratados receberão orientação, capacitação de mão de obra especializada, atividades ligadas à engenharia, instalação e manutenção de sistemas solares. 

“Essa parceria é um exemplo de como a sinergia entre empresas e governos pode alavancar projetos estruturantes, com benefícios diretos para a comunidade e o meio ambiente. Estamos orgulhosos de contar com o apoio da Prefeitura de Garanhuns em um momento tão importante para o Complexo Colinas”, destacou Rodrigo Mello, CEO da Kroma Energia.

O deputado federal Felipe Carreras e deputado estadual Cayo Albino foram importantes na articulação para instalação do Complexo Colinas. 

“É um marco histórico para o futuro da cidade. Simboliza o crescente desenvolvimento, que vem atraindo investimentos significativos como esse, impulsionando a economia, gerando empregos e consolidando Garanhuns como um polo de energia sustentável. Com a prefeitura e o deputado Cayo, somamos forças para atrair mais investimentos para o município”, afirmou Felipe Carreras.

O Complexo Colinas é composto por três usinas solares - Colinas I, II e III - e terá capacidade instalada de 130 MWp (megawatt-pico), com mais de 200 mil módulos fotovoltaicos distribuídos em uma área de 170 hectares, equivalente a 238 campos de futebol.  

“O Programa Garanhuns Solar representa um marco para o desenvolvimento sustentável e econômico da cidade. A crescente demanda por fontes de energia limpa e renovável abre caminho para que nos tornemos um polo regional de inovação e tecnologia no setor energético, atraindo grandes empresas e seus investimentos”, sintetizou o prefeito Sivaldo Albino.

Evento contou também com a presença do diretor comercial da Elétron Energy, João Henrique Lins; vereadores; secretários municipais; o presidente da CDL, Luiz Carlos; o prefeito de São Bento do Una, Alexandre Batité; gestores e outras diversas autoridades.

ADVOGADO COM RAÍZES EM SÃO JOÃO ESTÁ EM LISTA TRÍPLICE DO TRE


O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) divulgou a lista tríplice para preenchimento de uma vaga de desembargador na última sexta-feira (26). 

Os indicados são os advogados Ernani Varjal Medicis Pinto, Marcelo Labanca Corrêa de Araújo e José Nelson Vilela Barbosa Filho. A escolha final será feita pelo presidente da República, após envio do nome pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O advogado José Nelson Vilela Barbosa Filho é sobrinho do saudoso ex-prefeito, o médico Pedro Barbosa, que governou São João por dois mandatos.

A definição da lista tríplice representa um passo essencial no processo de preenchimento da vaga, reforçando o papel do TRE-PE na condução do processo de forma transparente. 

Até a nomeação, os candidatos aguardam a decisão presidencial, que levará em conta os critérios apresentados pelo tribunal.

THOMAS RAVELLY E ALFREDO GOIS REFORÇAM ASSESSORIA DE CAYO ALBINO


Dois profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação, ambos de Garanhuns, estão reforçando a assessoria parlamentar de Cayo Albino (PSB) na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Alfredo é formado em Administração e pós-graduado em Saúde Pública, Administração Pública e também possui MBA em Finanças. Tem vasta experiência no setor público e também na iniciativa privada e estava atuando como chefe de gabinete do prefeito de Garanhuns,  Sivaldo Albino.

Já Thomas Ravelly é assessor e fotógrafo do prefeito Sivaldo Albino, tendo iniciado sua trajetória em 2014. 

Ele acompanhou Sivaldo enquanto deputado estadual, integrou as campanhas vitoriosas para a Prefeitura de Garanhuns em 2020 e em 2024 e foi o assessor do agora deputado Cayo Albino nas eleições de 2022. 

Thomas também foi reconhecido em todo o Nordeste por seu trabalho nas campanhas das eleições municipais de 2024.

ARTISTAS DE GARANHUNS PODEM PARTICIPAR DO FESTIVAL DO JAZZ E CARNAVAL

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, abriu a convocatória para artistas e grupos de Garanhuns e região interessados em participar do Ciclo Carnavalesco 2025 do município, nos meses de fevereiro e março de 2025. 

O edital está disponível no portal da Prefeitura de Garanhuns (garanhuns.pe.gov.br), na Aba Editais Cultura, e as inscrições podem ser realizadas tanto presencialmente quanto via e-mail. 

É importante a leitura completa do edital para que se tenha conhecimento de todas as solicitações no ato da inscrição.

Podem compor a programação musical do Ciclo Carnavalesco de Garanhuns 2025 artistas e grupos musicais, exclusivamente de segmento jazz, blues e rock (Garanhuns Jazz Festival), além outros ritmos que permeiam estes segmentos: frevo, axé, pagode, samba, swingueira e arrochadeira (Carnaval nos Bairros).

O circo carnavalesco da cidade compreende o Jazz Festival, o Carnaval nos Bairros e demais eventos inerentes ao ciclo,

Inscrições - As inscrições serão iniciadas nesta segunda-feira (27) e finalizadas no dia 07 de fevereiro de 2025, podendo ser realizadas presencialmente, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 9h às 14h, na Secretaria de Cultura de Garanhuns.

Pela internet deve-se acessar  convocatoriasgaranhuns@gmail.com, com o assunto: Convocatória Ciclo Carnavalesco 2025, com envio até às 18h do dia 07 de fevereiro de 2025.

PARQUE EUCLIDES DOURADO PASSA POR REFORMA NO ANO DO CENTENÁRIO


O Parque Euclides Dourado vai completar 100 anos de existência neste ano de 2025.

Prefeitura pretende deixar o parque melhor, no ano do centenário, daí a reforma que está sendo feita no espaço.

Governo Municipal está investindo R$ 7.500.000,00 nas melhorias. Depois de concluído o trabalho a população vai poder apreciar o que foi feito.

A proposta da gestão de Sivaldo Albino é expandir o espaço de lazer, incentivando a prática esportiva,  que contribui  para a saúde pública. 

A reforma inclui a ampliação da pista de cooper, novo largo da Biblioteca Municipal, reforma da referida biblioteca e novo espaço coberto para a academia de ginástica. 

Também haverá no espaço para praça de alimentação, recuperação da Casa dos Pombos, recuperação dos pisos das quadras e alambrados, reorganização da quadra de areia, novos banheiros, construção de parque infantil e recuperação do pórtico e guarita de acesso ao parque.

Os serviços foram projetados visando a preservação máxima da vegetação já existente no local, e para além disso, foram propostas novas áreas para arborização. 

Alguns (poucos pés de eucalipto) que precisarem ser retirados, para a ampliação da pista de cooper, serão substituídos por árvores nativas.

MILITAR REVELA QUE GILSON MACHADO ESTAVA ENTRE OS GOLPISTAS RADICAIS

Gilson Machado


As revelações do tenente coronel Mauro Cid, feitas através de delação, continuam complicando a vida dos bolsonaristas.

Segundo Cid, das pessoas ligadas ao ex-presidente, os mais radicais defensores do golpe eram

Michelle, Eduardo Bolsonaro e os ex-ministros Onyx Lorenzoni e Gilson Machado, este pernambucano.

As revelações desagradaram a direita, principalmente seu maior líder.

JOÃO CAMPOS DEFENDE UMA ESQUERDA MAIS PRÓXIMA DO POVO


Numa entrevista ao jornal O Globo, que está dando muito o que falar, o prefeito João Campos defendeu que "a esquerda precisa se aproximar das pessoas e ter menos teses políticas".

Aos 31 anos, o filho de Eduardo Campos hoje é uma liderança política de prestígio nacional. Não foi à toa que recebeu tanto espaço no prestigiado veículo de comunicação da família Marinho.

João é filho de Eduardo e bisneto de Miguel Arraes. Os dois governaram Pernambuco cinco vezes.

Eduardo teve uma carreira política brilhante interrompida por um desastre de avião.

O prefeito do Recife tem mais do pai do que do bisavô.

Assim, Arraes estava mais à esquerda, mas taxar João Campos como de direita, como alguns fazem, não considero correto.

O líder socialista é progressista e tem se mostrado bom gestor, por isso foi reeleito com folga como prefeito do Recife.

Lula tem apreço com ele, como tinha por Eduardo. O prefeito reconhece a liderança de Lula e nessa citada entrevista ao Globo defendeu a reeleição do petista.

A tese de que a esquerda deve estar mais próxima das pessoas e ser menos acadêmica a meu ver é correta.

Vivemos um novo tempo, as mídias digitais com muita força, e quem for do campo progressista precisa estar antenado com a nova força de trabalho, a juventude, as mudanças ocorridas nos últimos tempos em todas as áreas.

O que vem depois de Lula, que este ano vai completar 80 anos?

Pode ser João Campos, porque não?

Já se reelegeu prefeito, lidera as pesquisas para governador em 2026 e se tirar Raquel do Palácio, no próximo ano, não tenham dúvidas de que será forte candidato ao Palácio do Planalto.

GOVERNO LULA MUDA A COMUNICAÇÃO E JÁ COLHE RESULTADOS

    O presidente e o marqueteiro 
Sidônio Palmeira


O Governo Lula mudou radicalmente a forma de se comunicar com a população, a partir da chegada de Sidônio Palmeira à gestão, para cuidar do marketing do Governo Federal.

Nos últimos dias, o que se vê são vídeos ágeis, informais, com o presidente mais descontraído e interagindo com populares.

Segundo alguns veículos da grande imprensa, o número de visualizações do Lula Oficial mais do que dobrou, depois da nova estratégia.

Sidônio, que é do ramo, ao contrário do sucessor dele na comunicação, Paulo Pimenta, levou para sua equipe pelo menos duas pessoas que trabalhavam com o prefeito do Recife, João Campos.

Petista vem fazendo um bom governo, principalmente quando comparado ao seu antecessor.

A comunicação da gestão, no entanto, deixava a desejar.

Tudo indica que o novo Secretário de Comunicação vai conseguir informar a população o trabalho realizado.

Ainda é cedo para reconhecer a eficiência, mas pelas primeira peças publicitárias que estão sendo divulgadas não será surpresa que a avaliação do governo melhores nas próximas pesquisas.

CARUARU PODE SE ABASTECIDA COM ÁGUA DO RIO SÃO FRANCISCO


Com uma população de 378 mil habitantes, Caruaru é uma cidade com sérios problemas no abastecimento d´água.

A Capital do Agreste depende basicamente da Barragem de Jucazinho, que não consegue atender a demanda dos caruaruenses.

Esta semana a Compesa iniciou intervenções para interligar a Adutora do Agreste ao Sistema Adutor de Jucazinho. 

A previsão é de transportar 400 litros de água por segundo do Rio São Francisco para a Estação de Tratamento de Água-Água-ETA Salgado, resolvendo de vez o problema crônico de falta de água nas residências de Caruaru. 

Ao contrário da terra de Vitalino, Garanhuns tem água sobrando nas barragens.

Cajueiro, Inhúmas e Mundaú abastecem a Suíça Pernambucana sem problemas.

Quando falta água em nossa cidade é mais por conta de falta de investimento no sistema. Mas água tem. 

Depois da Barragem do Cajueiro, construída na gestão de Eduardo Campos,  os garanhuenses sofrem muito pouco com a falta d´água, principalmente em comparação aos caruaruenses.

DÉBORA CECÍLIA É PROIBIDA DE APITAR JOGOS DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO


A juíza de futebol Débora Cecília, da Federação Pernambucana de Futebol, foi afastada do trabalho durante o campeonato estadual.

Comissão de Árbitros de Pernambuco entendeu que ela errou, no clássico entre o Náutico e o Santa Cruz, no sábado, ao não marcar falta quando a bola tocou no braço do jogador Bruno Mezenga.

O lance resultou no segundo gol do Timbu, aos 35 minutos do segundo tempo, sacramentando a vitória dos alvirrubros contra os tricolores.

O assistente da juíza, José Romão da Silva, também foi punido.

Débora e Romão além de afastados do trabalho vão ter de fazer uma reciclagem, por determinação da Comissão de Árbitros.

COMUNIDADE LGBT E MULHERES RESISTEM AOS ATAQUES DE JAVIER MILEI


A Assembleia Antifascista LGBTQIAP+ se reuniu neste sábado (25), no Anfiteatro Parque Lezama, no bairro portenho de La Boca, em Buenos Aires, para repudiar declarações de Javier Milei. 

Sob o lema “A vida está em risco. Basta! Nunca mais voltamos ao armário”, o grupo expressou sua resistência às ameaças contra os direitos da comunidade LGBTQIAP+ e dos feminismos.

O governo de Milei segue alinhado com a ofensiva de líderes de extrema-direita contra pautas progressistas, ecoando políticas adotadas por Donald Trump durante sua presidência nos Estados Unidos. 

Em um discurso em Davos, Milei apresentou uma série de declarações marcadas por desinformação, falácias e manipulações. Agora, busca transformar essas ideias em medidas regulamentares.

Segundo veículos da mídia Argentina, Milei planeja apresentar o projeto “Igualdade perante a Lei” na abertura das sessões legislativas em 1º de março. 

A proposta visa atacar direitos historicamente conquistados, como a Lei de Identidade de Gênero – referência mundial –, a cota de trabalho trans e o reconhecimento da figura do feminicídio, entre outros avanços sociais.

As assembleias estão sendo replicadas em diferentes pontos da Cidade de Buenos Aires, ampliando o movimento de resistência contra as ameaças do governo.

*Fonte: Mídia Ninja

LÍDERES DO PSB DEBATEM PROPOSTA DE PRIVATIZAÇÃO DA COMPESA


Lideranças do PSB de Pernambuco, como os deputados Sileno Guedes, Cayo Albino, Waldemar Borges e Pedro Campos, estiveram reunidos em Gravatá, neste final de semana, para debater a proposta de privatização da Compesa do Governo do Estado.

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, também participou do encontro, prestigiado por lideranças de 20 municípios. Todas as regiões de Pernambuco estavam representadas na reunião.

Coube ao deputado federal Pedro Campos, que é  dos quadros da Compesa,  fazer uma exposição da proposta do Governo Raquel Lyra. 

O parlamentar socialista criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. 

“Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, pontuou Pedro.

Já o deputado estadual Waldemar Borges lembrou em sua fala a luta histórica do PSB por avanços no abastecimento de água no estado. “Fizemos investimentos importantes durante os governos de Eduardo e de Paulo, como o avanço de 80% da adutora do Agreste", salientou.

Além de Sivaldo e dos deputados citados, estiveram em Gravatá os prefeitos Josué Mendes (Agrestina), Carol Jordão (Ribeirão), Jeyson Falcão (Primavera), Marivaldo Pena (Altinho), Maria Zeneide Medeiros (Cumaru) e Dr. Ruy (Bonito), além do presidente municipal do PSB de Gravatá e vice⁠-prefeito do município que sediou o encontro, João Paulo.

Os participantes saíram da reunião com a convicção  de que a proposta do governo precisa ser melhor aprofundada e debatida, inclusive definindo questões fundamentais que ainda se encontram em aberto.

*Foto reproduzida do Blog Ponto de Vista.

BRASIL LEVA GOLEADA HISTÓRICA DA ARGENTINA NO SUB-20


Embora tenha sido a seleção brasileira sub-20, a goleada que a Canarinha tomou da Argentina, nesta sexta, na Venezuela, representa um alerta para o desastre do futebol nacional.

A seleção nacional estreou no campeonato sul-americano e perdeu para a Argentina de 6 x 0, placar extravagante que começou a ser construído logo nos primeiros minutos.

Ora, o sub-20 é a base, é onde tudo começa.

Se a meninada está mal assim, que futuro terá o futebol em nosso país.

É importante lembrar que o Brasil não conquista uma Copa do Mundo (aí sim estamos falando do profissional) há 23 anos.

Os 6 x 0 contra a Argentina nos fazem lembrar dos 7 x 1 que tomamos da Alemanha, em 2014.

Que vergonha! 

NÁUTICO E SANTA CRUZ FAZEM PRIMEIRO CLÁSSICO DE 2025


Náutico e Santa Cruz fazem o primeiro clássico do ano, neste sábado, a partir das 16h30, no estádio dos Aflitos.

A partida será transmitida pela Globo Recife e TV Asa Branca.

O tricolor está melhor situado no Campeonato Pernambucano, com 7 pontos. Os alvirrubros conquistaram 4 pontos e na última partida pelo estadual foram derrotados pelo Central de Caruaru.

No meio da semana, o Náutico venceu o Ceará, pela Copa do Nordeste, o que deu nova motivação ao time e à torcida.

Em clássico como esse não há favorito. O Santa não vence o Náutico há 10 jogos e terá de quebrar o tabu na casa do adversário.

MAIS DE UM MILHÃO DE BRASILEIROS DEIXAM O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA


Um milhão e 300 mil pessoas saíram do programa Bolsa Família, nos anos de 2023 e 2024, porque melhoraram de renda.

Nesse período,  91% dos empregos formais criados no país foram ocupados por inscritos no Bolsa Família e Cadastro Único. Os dados são da Fundação Getúlio Vargas.

Também entre 2023 e 2024, 1,5 milhão de famílias deixaram a baixa renda, conquistando mais estabilidade financeira.

Aproximadamente 1 milhão de pessoas chegaram à classe média, com renda individual de R$ 3.400 ou mais.

Esses dados mostram como o Bolsa Família, aliado ao crescimento econômico, à valorização do salário-mínimo e a iniciativas de emprego e empreendedorismo, impacta a vida de milhões.  

O Brasil tem muitos problemas ainda, mas é fato que está melhorando após quatro anos de retrocesso em todos os setores.


GARANHUNS VAI GANHAR PARQUE SOLAR QUE IRÁ GERAR EMPREGO E RENDA



Garanhuns vai ganhar um parque fotovoltaico (sistema capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar). 

A previsão é que as atividades da empresa na cidade comecem em agosto do próximo ano.

Projeto resulta de uma parceria público-privada entre a Compesa), a Kroma Energia e a Elétron Energy. 

Este parque solar vai gerar centenas de empregos diretos e indiretos no município e reduzir a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS). 

O investimento no empreendimento é de quase meio bilhão de reais. O parque, numa área de 170 hectares, instalará no município 200 mil placas fotovoltaicas.

Anúncio oficial do parque solar será feito na próxima segunda-feira, a partir das 11 horas, no gabinete do prefeito Sivaldo Albino, no Palácio Celso Galvão.

BRASILEIROS SÃO EXPULSOS DOS EUA PELO GOVERNO DE DONALD TRUMP


O novo governo dos Estados Unidos, à frente o presidente Donald Trump, anunciou esta semana a prisão de 538 pessoas consideradas imigrantes ilegais.

Todos eles devem ser deportados para seus países de origem.

O Brasil tem quase uma centena de detidos entre esses mais de 500.

Quase uma centena deles chega hoje à noite a Belo Horizonte.

Trump chegou a assinar um decreto negando cidadania a crianças nascidas nos Estados Unidos, por ser filhos de imigrantes.

A justiça americana, porém, derrubou a decisão, por considerá-la inconstitucional.

LUANA PIOVANI É INTIMADA A SE MANIFESTAR NO PROCESSO DE SARI CORTE REAL


Sari Corte Real, ex-primeira dama de Tamandaré, cidade do litoral sul de Pernambuco, foi condenada, em 2022, por abandono de incapaz.

Ela foi considerada culpada pela morte do pequeno Miguel, de 5 anos, filho de sua empregada na época, Mirtes Renata.

O caso voltou com força à mídia por conta de uma ação de advogados de Sari Corte Real contra a apresentadora e atriz Luana Piovani.

Por ter abordado o assunto nas redes sociais, Luana está sendo processada pela ex-primeira dama, que pede retratação e uma indenização no valor de R$ 50 mil.

Na ação os advogados de Sari argumentam que a atriz deu declarações que ferem a honra e dignidade da ex-primeira dama.

A  juíza Ana Cláudia Brandão de Barros Correia, da 29ª Vara Cível da Capital, determinou que Luana seja intimada para se manifestar no processo.

Luana Piovani recebeu apoio de artistas de todo o Brasil, assim como de setores da sociedade civil.

Mirtes, mãe de Miguel, agradeceu à atriz pelo posicionamento dela em torno do caso.