As escolas do campo garantem que crianças e adolescentes que residem em áreas rurais tenham acesso à educação de qualidade, reduzindo as desigualdades em relação às áreas urbanas.
Desde 2021 que as escolas do campo trazem em seus currículos a cultura, a história e o modo de vida das comunidades. Isso promove o respeito e a valorização das tradições locais, fortalecendo a identidade cultural dos estudantes.
A presença de uma escola no campo pode contribuir para a diminuição da evasão escolar, uma vez que proporciona um ambiente familiar e acolhedor, além de possibilitar a construção de vínculos entre os estudantes e a comunidade.
Na Escola Francisco Pereira, em 2021, nós tínhamos uma matrícula de 14 estudantes e hoje, em 2024, temos uma matrícula de 42 estudantes. Isso mostra o compromisso com a Educação do Campo.
Essa escola é a de menor quantidade de estudantes matriculados , mas o olhar da Gestão é equitativo - Ofertas mais para quem historicamente teve menos. Nenhum estudante será deixado pra trás.
Wilza escreveu este texto logo após a entrega da Escola Francisco Pereira totalmente renovada. Ela informou que na gestão do prefeito Sivaldo Albino 87 escolas da rede municipal foram requalificadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário