Termina nesta quinta-feira, dia 3 de outubro, a propaganda eleitoral dos candidatos no rádio e televisão.
Este ano o guia eleitoral não provocou mudanças significativas nas campanhas, seja nas capitais ou cidades do interior, como Garanhuns.
Sinal que os guias eleitorais, como são chamados os programas em Pernambuco, não têm a mesma força de antes, por conta das novas mídias.
Mesmo assim, em cidades pequenas a audiência é significativa. Uma pesquisa realizada em Capoeiras, no final de semana, constatou que cerca de 50% dos eleitores acompanhou os programas dos dois candidatos, transmitidos pela rádio da cidade.
Em Garanhuns, pode a audiência não ter chegado a tanto, mas de todo modo algum peso teve nas campanhas. Quem teve mais tempo no rádio e fez programas bem feitos, pode ter conquistado mais uns votinhos.
Em Caruaru e Recife, que têm os programas eleitorais transmitidos pela televisão, os guias não alteraram quase nada as posições dos candidatos nas pesquisas.
Na capital do Agreste o prefeito Rodrigo Pinheiro e o ex-prefeito José Queiroz polarizam a disputa da mesma maneira que antes e há grandes possibilidades de segundo turno.
Em Recife, o prefeito João Campos até aumentou um pouquinho a vantagem depois dos programas de rádio e TV.
Socialista deve ser reeleito logo no primeiro turno.
Na maior cidade do Brasil, São Paulo, a propaganda eleitoral também não foi decisiva.
Somente domingo teremos certeza sobre quem estará no segundo turno: três nomes disputam com chances as duas vagas: Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB).
O fato é que as ruas continuam sendo fundamentais nas campanhas políticas e as redes sociais atualmente têm grande influência.
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