Por Altamir Pinheiro
Sendo o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo, os brasileiros adoram comer, digo melhor, BEBER uma loirinha suada. Seja para comemorar, falar da vida alheia, relaxar acompanhado de um petisco, como também sentarem-se ao redor de uma mesa e meter o pau na ladroagem de joias praticada pelo Bolsonaro paspalhão e discutir se existe mesmo no Códigos de Processo Penal essa filigrana jurídica ou unidade linguística criada por meia dúzia de ministros do Supremo essa tal e detestada palavra, DESCONDENADO...
Nesse interim discussional, disparadamente, destaca-se à cerveja SKOL que além de descer redondo lidera de ponta a ponta como o PRIMEIRO LUGAR entre todas as cervejas consumidas no Brasil.
A SEGUNDA colocada é outra cerveja da Ambev, a ANTÁRCTICA. Com mais de 100 anos de história, a Antárctica é uma das marcas mais tradicionais do Brasil, sendo conhecida pelo seu slogan “Boa, bonita e barata”. A cerveja tem um sabor equilibrado e suave, ideal para acompanhar uma boa conversa. enquanto à Antárctica é uma velhinha centenária, a cerveja Skol é uma loira e elegante madame com apenas 60 anos de idade.
A TERCEIRA posição é ocupada pela Nova Schin. A marca surgiu em 2003, após a fusão das cervejarias Schincariol e Kaiser, e se destaca pela variedade de sabores e estilos, como a Pilsen, a Malzbier e a sem álcool. Porém é consumida pela camada mais pobre dos cervejeiros consumidores. Hoje, essa marca que pertencia à família italiana SCHINCARIOL foi comprada pela HEINEKEN. A partir da compra, a gigante holandesa passa a controlar cerca de 20% do mercado, perdendo apenas para a Ambev. Dessa forma, a produção, distribuição e venda de cervejas no país se torna ainda mais concentrada nas mãos de poucos capitalistas.
A QUARTA colocada é a ITAIPAVA, que pertence ao grupo Petrópolis. A Itaipava tem apenas 30 anos de existência e se consolidou como uma das cervejas mais consumidas do Brasil. A marca tem como slogan “A cerveja 100%”, referindo-se à sua qualidade e ao seu sabor marcante. Em razão da taxa básica dos juros que está nas alturas, o Grupo Petrópolis, que produz as cervejas Itaipava, Black Princess e Cacildis, em junho deste ano, ela entrou em recuperação judicial.
A QUINTA posição é ocupada pela BRAHMA, que também é da Ambev. A Brahma é uma das cervejas mais antigas do Brasil, tendo sido fundada em 1888.E lá se vão 135 anos de fabricação. A marca é famosa pelo seu padrão de qualidade e pelo seu aroma característico. A Brahma também é conhecida por suas campanhas publicitárias com celebridades e pelo seu patrocínio à seleção brasileira de futebol. O maior consumidor brasileiro desta marca é a cidade do Rio de Janeiro, até porque foi lá que a BRAHMA nasceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário