Caso as urnas confirmem as
pesquisas dos institutos Exatta, Eleita (do americano que trabalhou muito tempo
com Eduardo Campos) e Contextto/Advise, o PSB irá fazer mais uma prefeitura em
Pernambuco.
Embora apenas os números da
Exatta tenham sido divulgados na imprensa, porque registrados no TRE, os três institutos
citados trazem resultados bastantes semelhantes, indicando favoritismo de Nêgo
do Mercado na eleição de Capoeiras.
Caso o socialista realmente
vença a disputa pela prefeitura, será o triunfo do “marketing matuto” contra o
da capital.
Na campanha de Capoeiras, uma
equipe da própria cidade deu show fazendo a divulgação do candidato no rádio e
redes sociais.
Conseguiram convencer o
eleitorado que Nêgo é o novo, é a verdadeira mudança em Capoeiras, por nunca
ter sido prefeito.
Exploraram também muito bem o
fato dele ser natural do município, tendo nascido no Sítio Gurjão.
Celina Miranda (PL),
candidata da oposição, nasceu em Paranatama e viveu a maior parte de sua vida em
Garanhuns.
A equipe de marqueteiros do
Recife, que fez a campanha da esposa de Dudu, realizou um trabalho profissional, mas
por não conhecer a realidade local "não conseguiu ganhar a batalha por corações
de mentes".
O ex-prefeito Luiz Claudino foi um gigante
na campanha passada e este ano. Celina terá uma boa votação, mas tudo indica
que dificilmente reverterá o quadro difícil que as pesquisas mostram.
De um modo geral, numa campanha eleitoral, os candidatos possuem tempo bastante limitado para fazer o público conhecer sua identidade e suas principais propostas. Os principais meios de propaganda, como o horário eleitoral e os debates, nem sempre oferecem a exposição mais desejável. Portanto, há quem diga que a COMUNICAÇÃO na política não é o que você diz. É o que os eleitores entendem.
ResponderExcluirP.S.: - Os bons marqueteiros costumam afirmar que o MARKETING POLÍTICO é feito para vencer a eleição; já a PROPAGANDA para fazê-lo bonito. E haja botox, maquiagem e photoshop...