GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

AS AMEAÇAS DO GENERAL VILLAS BÔAS



Por Ayrton Maciel

O que quer o Exército Brasileiro?

Pela segunda vez e, novamente, às vésperas do julgamento, pelo STF, de prisão após condenação em segunda instância, o general e ex-ministro do Exército, Eduardo Villas Bôas, volta a ameaçar a sociedade civil e a Corte Suprema. O que quer o general? Apenas ‘manter preso’ o preso político Lula. Só.

O general nunca pediu investigação e aplicação da lei, nem previu convulsão social para casos de proteção e indiferença da Justiça, para Bolsonaro e seus três filhos, nem - nos anos recentes - para Temer, Aécio, Moreira, Serra, Jucá, Geddel etc, etc. A obsessão do general é só impedir o Lula livre.

Pode-se dizer que é uma questão ideológica. Mas, aí, será que o Exército tem tamanha fragilidade? Por que Lula causa tanto medo? Nessa redoma de temor e proteção em que vive o general, cabe então - assim deve pensar - ameaçar os ministros do STF e a sociedade civil, como fez em 2018. Afinal só o general Villas Bôas - personificando a instituição - tem as armas e se sente com o direito e o poder para tutelar o país. Pensa o general que o povo brasileiro é (exclusivamente) a Avenida Paulista, Barra da Tijuca, o Lourdes, Boa Viagem, Ondina etc, etc?

O poder é civil. Mesmo que ditaduras e déspotas durem 100 ou mil anos, o poder será sempre civil, o poder é do povo. Quando caem, a essas e esses usurpadores será cobrado o custo, pelo braço, pela lei e pela história.

Talvez a anistia de 1979 e a redemocratização do país tenham falhado ao não punir os militares e agentes que cometeram crimes contra a humanidade. Nos vizinhos - Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai -, os déspotas e séquitos foram punidos, ainda hoje são condenados, e nunca mais se ouviu ameaças à população como se escuta neste Brasil. Desde  os anos 80, e por motivos vários - até mesmo por aumento de salários -, há frequentes vozes ameaçadoras.

O Exército pensa como Villas Bôas? O general quer tutelar o país. Os generais querem mais? Quem sabe tornarem-se a mais alta casta indiana. O braço armado da Avenida Paulista etc. Ter sua previdência privilegiada e, nada estranho para castas privilegiadas, pagar menos impostos, e deixar elevadas pensões para os rebentos.

*Ayrton Maciel é jornalista, com atuação na capital pernambucana. Foi repórter político do Jornal do Commercio e assessor de imprensa do deputado federal Silvio Costa.

4 comentários:

  1. O General quer o que todo Brasileiro de vergonha na cara quer! Que todos esses Esquerdistas Sabotadores do Brasil sejam fuzilados por traição à pátria! Somente isso!

    ResponderExcluir
  2. Um texto tão bem escrito e informativo como este de Ayrton Maciel... Não poderia deixar de receber um comentário, ainda que simples! - Será que esse general NÃO enxerga um palmo adiante do próprio nariz? - NÃO sabe esse general truculento que as Forças Armadas NÃO conseguem dar golpe de estado SEM apoio do povo? - Em todos os golpes que foram dados no Brasil, as forças armadas contaram com o apoio das igrejas; da maçonaria; da "sociedade" civil e de tantas outras organizações; ainda que tenha sido de organizações espúrias e criminosas?! - Então, por que esse quadrúpede falante ou farsante nos vem com essas ladainhas fora de hora... Será que o tal Vilas Boas já procurou ver como pensa a maioria dos outros militares?! - Os próprios partidos que elegeram o atual presidente estão se digladiando... Estão se descabelando, porque a briga pelo comando do crime organizado é deles, inclusive. E quem NÃO tem culpa nessas bandidagens da direita ensanguentada?! Por que esses quadrilheiros não conseguem botar ordem nos inúmeros presídios do no país?! – 2. E quem é que convive numa boa com as milícias do Rio de Janeiro, senão a familícia do atual presidente?! - Conta outra, general de meia-tigela! – Ora tibe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreveu exatamente aquilo que eu gostaria de falar pensando somente nas verdades.Quem conhece a história sabe contá-las melhor do que eu.Parabéns, José Fernandes Costa!

      Excluir
  3. 0 código de processo civil,a constituição federal em seu artigo 5º inciso LVII foi diz que a presunção de inocência e o transito em julgado são cláusulas pétreas e são IRREVOGÁVEIS.

    Que moral tem um General que não sabe quase nada de leis vem dizer que as leis precisam ser respeitadas e que o STF tem que continuar errando tal e qual fizeram os doutores CARMEM LÚCIA,ROSA WEBER,ALEXANDRE DE MORAIS,LUIZ FUX E LUIZ BARRORO E EDSON FACHIN ,os quais,por 2 vezes em 2016 e 2018 REVOGARAM O IRREVOGÁVEL.

    Nem o presidente sem cabeça que pensa concordou com o filho FLAVIO BOLSONARO quando em janeiro de 2019 disse que iria defender a pena de morte no senado pelo TWITTER e no outro dia o pai lhe repreeendeu dizendo assim: "meu filho,PENA DE MORTE é cláusula pétrea".

    Tiro sim o meu chapéu para Dr. Gilmar Mendes que em 2016 votou contra a constituição e em 05 de abril de 2018 mudou de ideia e defendeu o habeas corpus do Lula naquele ano bem como hoje defende as AÇÕES DIRETAS DE CONSTITUCIONALIDADES (ADCs),a qual,tivesse sido aprovada em 2018 antes do habeas corpus do Lula,certamente, o Brasil não estaria sendo vendido aos estrangeiros conforme está fazendo o presidente impatriótico e sem firmeza nas palavras pronunciadas até hoje.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA