GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

FALTA DINHEIRO PORQUE FALTA GOVERNO


Do Jornalista Jânio de Freitas:
"O Brasil está sem dinheiro / os ministros estão apavorados / estamos aqui tentando sobreviver". Dessa vez Jair Bolsonaro não mentiu, mas não é bem como disse. O Brasil está sem dinheiro porque está sem governo. E sem governo não há país que sobreviva como algo que seja ainda considerado país.
Faltam dinheiro e governo porque, com a produção industrial em queda contínua, o comércio em queda, queda até nos serviços e o crescente desemprego, a arrecadação de impostos e outras contribuições não alcança o mínimo necessário. Colapso a que Paulo Guedes, Bolsonaro e os militares retornados assistem com indiferença imobilizadora há quase nove meses. A solução que Guedes pesca em sua perplexidade é o seu apelo por dois ou três anos de paciência.
Em economia não existe o conceito de paciência. Na vida dos países, muito menos.
Muito diferente foi o assegurado aos eleitores na campanha, pelo candidato, por Guedes, por consultorias e jornalistas do apoio a Bolsonaro. Durante meses, ouviu-se que já neste primeiro ano de governo o crescimento econômico seria de 3%, se não mais. Desde o primeiro mês de 2019, no entanto, as previsões foram submetidas a sucessivos cortes mensais. Ainda a quatro meses e meio do fim de ano, já estão em 0,8% ou menos, havendo quem admita 0% no final.
Esse resultado às avessas não se explica pelo mau legado de Henrique Meirelles e Temer, que, de fato, nada fizeram pela reativação da economia. Era por haver conhecimento geral daquela insanidade que o bolsonarismo buscava seduzir com os prometidos 3% de crescimento já. Além do golpe da internet, portanto, o estelionato eleitoral, na expressão criada por Delfim Netto.
Dois momentos da realidade devem ficar registrados. Um é que o problema econômico se apresenta em 2015, com a campanha aberta pelo derrotado Aécio Neves contra os esforços de Joaquim Levy e Dilma Rousseff para controlar os passos da economia. A campanha se transformaria no impeachment e transformaria a situação vivida pelo país desde 2004. 
Outro ponto a ficar bem registrado é que o pressentido tumulto recessivo na economia global, originado do governo Trump, não poderá ser responsabilizado por coisa alguma no Brasil. Se vier, encontrará o país já em estado de coma --hoje mesmo à vista de quem quiser notá-la. Não é à toa que o turista Bolsonaro se entrega a cafonices e leviandades todos os dias, para desviar atenções. Nem que Paulo Guedes volte a propor a venda da Petrobras, fazer um dinheirão, usá-lo como se fossem os recursos adequados e deixar o país outra vez em coma quando o dinheirão acabar —ainda antes da eleição presidencial.
São agora quatro anos de aumento da tragédia brasileira chamada pelo eufemismo de "desigualdade social ou econômica". A remuneração do trabalho caiu mais de 18%, em valores reais, para os que integram os 50% da miséria, da pobreza e do arremedo de classe média baixa. A derrocada não significou nada para Temer e Meirelles, em seu primeiro período, como indiferente é o segundo para Bolsonaro e Guedes. Porque, a tranquilizá-los e protegê-los, a renda do 1% mais rico subiu, no mesmo período, 9,5%. Levantamento imprudente da Fundação Getulio Vargas que confraterniza com a soma (parcial) de 13 milhões sem o emprego procurado.
Nenhum desses dados e assuntos esteve próximo dos escolhidos por Bolsonaro em sua safra atual de dejetos mentais. A preferência foi pelas fezes, citadas inúmeras vezes por meros anseios de uma coprofilia que, aliás, lhe fica bem.
Hospitais, universidades, bolsas de estudo, pesquisas científicas, setores importantes em geral sofrem mutilações letais em seus recursos orçamentários porque "o Brasil não tem mais dinheiro". Penúria que não impediu Bolsonaro de conceder R$ 3 bilhões, com a solidariedade de seus ministros civis e militares, no compra-e-vende para os deputados aprovarem a "reforma" arrochante da Previdência.
*Jânio de Freitas é um dos melhores e maiores jornalistas do Brasil. Assina coluna no jornal Folha de São Paulo/UOL. 
*Charge de Aroeira, reproduzida do site Conversa Afiada.

2 comentários:

  1. Desde 2016 que o Brasil já se encontra, contabilmente, como uma massa falida. Os “incarnados” deixaram o país no fundo do poço. Quem o colocou nessa situação foi a pilantragem da esquerda que durante 13 anos(de 2013 a 2016) afanou à nação!!! Houve roubos e corrupção nunca vistos na história da humanidade, pois não é à toa que o rombo do BNDES é de 500 bilhões e o da Petrobras foi de 88 bilhões e vem muita coisa aí delatada por Palocci. Para se ter ideia da safadeza do PT, FêHáCê entregou o país com um débito de 700 bilhões, a putada petralha junto com o pilantrinha do Temer deixou esse resto de país com uma catastrófica conta de 5,2 trilhões. Fosse aqui um país sério Lula e o resto da quadrilha estaria cumprindo no mínimo prisão perpétua.

    Segundo os intendidos, o panorama é de retração de consumo. E sem consumo, inútil é considerar a retomada da economia brasileira. O que se tem pela frente, depois de um semestre que já se foi são as despesas obrigatórias das não obrigatórias do Executivo. As obrigatórias estão atingindo 1 trilhão e 300 bilhões de reais. O número assusta, mas é preciso assinalar que o orçamento para 2019 ATINGE O TETO DE 3,3 TRILHÕES DE REAIS. Portanto, os gastos obrigatórios ficam contidos na faixa de aproximadamente 32% da chamada Lei de Meios. A escassez que envolve o governo reflete-se também na educação, saúde, segurança pública para ficarmos apenas nesses exemplos.

    Para sair desse buraco deixado pelos esquerdoides caras de pau só há uma solução: vender 80% das estatais que são quase 200 empresas(SÓ O PT CRIOU 80 EM 13 ANOS PARA COLOCAR SEUS APANIGUADOS NUM CARGUINHO...). ATENTAI BEM!!! A dívida brasileira pulou de 700 bilhões de reais (menos de um trilhão) no governo FêHáCê para 5 trilhões nos governos dos bandidos “incarnados” que estão quase todos no xadrez, mas ainda está faltando a doida da mandioca Dilma. Mesmo assim é uma questão de tempo para o trio: Lula, Dilma e Temer mofarem na cadeia!!!

    P.S.: - Enquanto os canhotos vermes “incarnados” mentem, os fatos desmentem.



    ResponderExcluir
  2. É mas a ideia é essa mesmo REDUZIR O GOVERNO!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA