CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

IGREJA DE CAPOEIRAS TEM OBRAS SACRAS RESTAURADAS


Por Junior Almeida

Depois da exitosa Festa de São José de Capoeiras, a casa do também padroeiro da Diocese de Garanhuns recebeu mais um presente: a restauração completa dos quadros em gesso e argila representativos da Via Sacra. A artista plástica Suely Medeiros, que tem seu atelier SuArtes, no Bairro Boa Vista, aqui em Garanhuns, recuperou todas as peças da Matriz sem cobrar nada por isso e, hoje à noite, durante a Missa das 19 horas, as imagens serão apresentadas à população. 


Os quadros fazem parte do acervo da  Matriz de São José de Capoeiras, há mais de meio século, pois segundo a ex-primeira dama de Caetés, Eliana Almeida, quando ela com a família, foi morar na cidade em 1967, as peças já existiam, provavelmente adquiridas pelo Padre João Rodrigues, pároco de São Bento do Una, responsável pela construção da igreja de Capoeiras em 1957.


Eliana, juntamente com Celina Miranda, esposa do ex-prefeito de Capoeiras, Dudu, há aproximadamente vinte anos fez a doação à Paróquia de novas imagens da Via Sacra, o que fez com que as antigas fossem substituídas e guardadas em um depósito da matriz.


Ao ser nomeado Vigário Paroquial de Capoeiras em 2016, Monsenhor José Augusto “encontrou” este pequeno tesouro histórico e, percebeu que os quadros careciam de cuidados. Dez meses atrás a restauradora Suely Medeiros foi contratada para pintar um estandarte e recuperar a imagem de Nossa Senhora Das Dores da comunidade Riacho do Sal, no município e, ficou sabendo da situação dos quadros da Via Sacra, propondo ao já Pároco local restaurar as peças sem cobrar nada pelo seu serviço. Seria um presente a São José.


No mês seguinte as peças foram levadas à Garanhuns para serem restauradas, e agora, depois do período de uma gestação, as antigas imagens da via dolorosa estão como novas, já podendo ser vistas na Matriz de São José.


*Fotos dos quadros da Via Sacra depois de restaurados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário