DEPUTADA FEDERAL ERIKA HILTON PROCESSA RATINHO E O SBT


A deputada federal Erika Hilton (PSOL) acionou o Ministério Público Federal, nesta quinta-feira (12), contra o apresentador Ratinho e o SBT, por falas consideradas transfóbicas  durante programa na TV.

Erika alega que o apresentador negou reiteradamente sua identidade de gênero, ao comentar sua eleição como presidente da Comissão da Mulher, na Câmara dos Deputados. 

Deputada pede na justiça uma indenização de R$ 10 milhões por danos morais coletivos à população trans e travesti.

“Não achei muito justo, não. Com tanta mulher, por que vai dar para uma mulher trans, a Erika Hilton? Ela não é mulher, ela é trans. Não tenho nada contra trans. Mas se tem outras mulheres...”, disse Ratinho no programa.

E completou:

“Mulher, para ser mulher, tem que ter útero, tem que menstruar, tem que ficar chata três, quatro dias... a dor do parto... vocês pensam que a dor do parto é fácil?”.

No trecho, que foi replicado nas redes sociais, Ratinho diz ser “contra” a eleição de Hilton para comandar a comissão da Câmara. 

“Eu acho que deveria deixar uma mulher ser presidente da Comissão das Mulheres. Quero dizer que não tenho nada contra a deputada Erika Hilton, ela fala bem, ela é boa de prosa. (...) Mas será que ela entende dos problemas e desafios de uma pessoa que nasceu mulher? Não é fácil ser mulher”, argumentou o apresentador.

Erika Hilton avalia que o discurso de Ratinho legitima a discriminação e agrava a vulnerabilidade social de todas as mulheres trans e travestis do Brasil. 

Segundo a parlamentar,  a conduta de Ratinho ultrapassa a ofensa individual e atinge a pessoa trans de modo coletivo.

Além da indenização – que seria destinada ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, para projetos e organizações que defendam travestis, mulheres trans e cisgênero vítimas de violência de gênero –, Erika pede que o apresentador e a emissora veiculem retratação em horário e duração equivalente à fala considerada discriminatória.

As mulheres trans são reconhecidas por lei no Brasil, com direitos garantidos por decisões do STF e STJ, incluindo a alteração de nome e gênero no registro civil sem cirurgia e a proteção da Lei Maria da Penha. 

A identidade de gênero é baseada na autodeclaração, sem exigência de laudos médicos, garantindo cidadania e dignidade.

4 comentários:

  1. Esse rato 🐭🐁 é gabirú , enganador de trouxas, esses trouxas que assistem o programa de péssima qualidade DELE, esse POVO tem que acordar, caramba vivem no munda da lua, espalhando narrativas dos criminosos bolsonaristas que querem governar roubando e entregando as riquezas do Brasil para países como os Estados Unidos, o TRUMP só quer argumento e apoio de gente como o rato 🐭, para colocar bases na Venezuela, de olho nos minérios de ferro e jazidas de ouro e diamantes e outros tantos mais, ai esses senvergonhas BRASILEIROS que votam nessa organização criminosa bolsonarista vão ser atingidos algum dia, pelas BOMBAS americanas, é um patriotismo às avessas dessa gente trouxa, e ai vivem atacando o presidente Lula que realmente cuida dessa gente maligna, vejam o exemplo de Garanhuns, o bozó governou 4 anos o Brasil e não ergueu se quer uma estátua 🗿 dele para essa gente trouxa bolsonaristas adorarem de joelhos esse capeta, já o Presidente Lula liberou o dinheiro 💶💰 para tornar realidade a duplicação da rodovia 423 de São Caitano até Garanhuns, e outras coisas mais no estado de Pernambuco, em Garanhuns está construindo juntos com o deputado Felipe Carreras e o Prefeito albino o hospital de amor, ( hospital do câncer ) e em breve tempo estará atendendo anos a fio muitos bolsonaristas trouxas que odeiam Lula e estarão se tratando no hospital para não morrerem dessa doença triste, mas mesmo assim esses trouxas bolsonaristas ainda CRITICAM O PRESIDENTE LULA, , NÃO TEM RESPEITO POR ELE NA CIDADE DELE, é muita patifaria dessa gente bolsonaristas de Garanhuns e do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Não vi nada de mais na fala de Ratinho, não houve desrespeito algum!

    ResponderExcluir
  3. PAULO CAMELO: Na minha opinião a definição de "mulher trans" está errada, uma vez que classifica as cirurgiadas ou não, como sendo tudo igual. A Roberta Close e tantas outras podem ser chamadas de Mulheres Trans,. Recentemente uma "Mulher Trans", presa num presídio feminino, engravidou duas detentas. Quanto a qualidade da Erica é inquestionável. Ok, Moçada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, se é mulher trans, o objeto masculino dessa pessoa é removido na cirurgia, e como uma pessoa sem o membro reprodutor vai engravidar mulheres?
      Então não era mulher trans, era um homem travestido de mulher, seu texto tem que ser revisado por você mesmo, e o pior é que essas notícias só aparecem na época de ELEIÇÕES para confundir as pessoas e desviar a atenção da população para uma coisa insignificante como essa, enquanto o dono do banco Master está preso e pode arrastar CENTENAS de milionários Brasil a fora e está também envolvido com Tarcísio governador de São Paulo, Bolsonaro e o próprio filho e filhos de Bolsonaro, está envolvido com o centrão do PL de Bolsonaro, e até a Globo, então isso não é debate é opinião, VAMOS debater os ladrões da nação brasileira, que querem voltar a governar o Brasil para se livrarem da cadeia.

      Excluir