CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GARANHUNS É UMA CIDADE QUE TEM GRANDEZA




*Por Luizinho Roldão*

Garanhuns tem potencial para se destacar em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil.

Tem clima e geografia privilegiada, fontes de águas minerais, três barragens que garantem água aos 140 mil moradores, ao comércio, indústria e estabelecimentos diversos.

Garanhuns é uma cidade estrategicamente localizada,   próxima de capitais como Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Recife (PE), além de centros importantes como Paulo Afonso (BA), Campina Grande, Arapiraca e Caruaru.

Até mesmo Natal e Salvador não ficam tão distantes assim da Suíça Pernambucana.

A cidade tem bons colégios públicos e particulares, faculdades de medicina, direito, engenharia, psicologia, agronomia, veterinária, zootecnia, arquitetura, computação e pedagogia, além de um instituto técnico federal e uma escola técnica estadual.

Nenhuma cidade do interior pernambucano tem pontos turísticos como os de Garanhuns: Os parques Ruber van der Linden e Euclides Dourado, o relógio de flores, a Praça da Fonte Luminosa, o seminário São José, o Mosteiro de São Bento, o Cristo do Magano, o Alto Columinho, o Centro Cultural, o Castelo de João Capão, a Catedral de Santo Antônio, a Igreja do Perpétuo Socorro, e o Santuário da Mãe Rainha.


Temos, ainda, as comunidades quilombolas de Castainho e Timbó, esta última com uma das igrejas mais antigas do Brasil.

Nesta cidade privilegiada por Deus e pela natureza, acontece há quase três décadas o maior evento cultural de Pernambuco, o Festival de Inverno de julho, destaque regional e nacional.

Não é à toa que desde a primeira edição até a última, o ano passado, já passaram pelos palcos do FIG artistas como Djavan, Ana Carolina, Elba Ramalho, Fagner, Zeca Baleiro, Adriana Calcanhoto, Reginaldo Rossi, Cássia Eller, Caetano Veloso, Zé Ramalho, Alceu Valença, Skank, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Los Hermanos, Jorge de Altinho e tantos outros nomes da boa música brasileira.

Por tudo isso que estamos escrevendo, Garanhuns tem grandeza.

Não é uma metrópole, como o Recife, Salvador, Rio de Janeiro ou São Paulo, mas é uma grandeza que vem de sua singularidade, do clima atípico numa cidade nordestina, dos ares de montanha e do perfume das flores que se espalham por casas, ruas e praças.

Grandeza de um povo consciente, exigente, que gosta do que é bom e sabe para onde quer ir.

Infelizmente, nesta Garanhuns de tanto potencial para o turismo, o comércio, a educação, a cultura, o artesanato e a história, a classe política pensa pequeno e inibe o crescimento do município.

Estamos à porta de 2020, próximos de encerrar a segunda década do século XXI e os detentores do poder continuam a fazer política de cidade pequena, a fazer intrigas, perseguir, criar inimigos, jogar pensando nos próprios interesses enquanto os anseios da população ficam em segundo plano.

Garanhuns merece e pode mais.

Para isso é preciso unir forças entre os que têm boa vontade e amam de verdade a cidade. Gostam com o coração e não de olho em arranjos partidários, votos e benesses para seus apadrinhados.

Chega de práticas políticas velhas, clientelistas de pessoas egoístas que têm o ego maior do que as sete colinas da cidade.

Precisamos do novo, de um olhar diferenciado, investir nas pessoas, atrair empreendimentos, dar oportunidade ao povo, fazer um governo democrático onde todos tenham vez e voz.

Construir uma Garanhuns a partir da Avenida Santo Antônio, mais que seja significativa em todos os bairros. Uma cidade pujante em Heliópolis, na Brahma, nas Cohabs, no Indiano, Magano, Brasília, São José, Boa Vista, Aluísio Pinto, João da Mata, Mundaú, Manoel Chéu, Parque Fênix, Massaranduba, nos distritos e cada comunidade da zona rural.


Por uma nova Garanhuns. Que seja de todos e para todos. Dos empresários, dos médicos, dos advogados, dos comerciários, dos professores, das donas de casa, dos agricultores, dos radialistas e demais comunicadores.


É necessário pensar a Garanhuns de hoje e do futuro, juntar as cabeças pensantes, fazer planos, projetos, sonhar, transformar o sonho em realidade e oferecer mais aos jovens, às mulheres, aos trabalhadores, a cada homem, cada cidadão e cidadã.

Se cada um fizer a sua parte, se milhares acreditarem que é possível mudar e melhorar, avançar, ir além, nós vamos realizar muito mais e ser um exemplo em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil.

Vamos nos unir, todos nós, pela grandeza de Garanhuns.

*Luizinho Roldão trabalhou na área de assistência social em Iati, Águas Belas, Angelim, Capoeiras, Correntes, Lajedo e Garanhuns. É, atualmente, servidor público no Legislativo Municipal.

**Foto: Jhonathas W. Oliveira.

3 comentários:

  1. Luizinho Roldão esse nome chama o progresso!

    ResponderExcluir
  2. ..........Chega de práticas políticas velhas, clientelistas de pessoas egoístas que têm o EGO MAIOR do que as Sete Colinas... VALEU!!!

    P.S.: - Atenção, eleitores adeptos das mudanças!!! Vamos ficar de butuca na VELHARIA e dizer não ao retorno dessas figuras ultrapassadas. Através do voto, iremos ENXOTAR dos nossos caminhos os políticos da velha guarda que nem f... Nem sai de cima... RENOVAR É PRECISO!!!

    ResponderExcluir
  3. Importante texto! A população de Garanhuns tem que se mobilizar e daqui pra frente obrigar os políticos da Cidade à criarem empregos para o povo de Garanhuns, más emprego de verdade em empresas, porque o que vemos em Garanhuns à décadas são empresários tapiando à população dizendo que geram empregos para elas, más é mentira! Eles criam empregos temporários, no máximo de 15 de feste, e depois à população tem que fazer bicos para sobreviverem, esses empresários se benefeciam com as belezas e o clima da Cidade em causa própria, ficam ricos e trzvam o crescimento populacional e a cidade fica nanica, se eles não tivessem travado o desenvolvimento de Garanhuns, hoje Garanhuns seria do mesmo tamanho de Caruaru e Petrolina, que mais parecem capitais, e GARANHUNS não consegue nem trazer um shopping center, essa semana uma cidade menor de que Garanhuns dus vezes, inaugurou um shopping, e GARANHUNS é SÓ promessas e enganação , vamos à luta povo garanhuense.

    ResponderExcluir