PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

A FARSA DA AJUDA HUMANITÁRIA


Imagem reproduzida da Revista Fórum

Por Homero Fonseca

Como 99% dos leitores brasileiros, faltam-me informações profundas e confiáveis sobre o país vizinho. A mídia brasuca, engajada ideologicamente, só noticia um lado. Pretendo, com minha frágil lanterna, jogar um pouco de luz sobre a explosiva situação em nossas fronteiras, com base em fatos atuais e históricos.

Não venho fazer aqui a defesa de Nicolas Maduro. Certamente ele cometeu seus erros. Problema do povo venezuelano, de acordo com a noção universal de soberania das nações.
Questionável é o interesse do Império do Norte com a democracia e o bem-estar da população venezuelana. Em sua política externa, os EUA jamais se preocuparam com Democracia. Apoiaram e apoiam qualquer ditadura alinhada aos seus interesses geo-políticos-econômicos: Brasil/1964, Chile/1973 (ingerência fartamente documentada), Arábia Saudita e Filipinas, atualmente, entre tantos outros exemplos. Na própria Venezuela, deram suporte à tentativa de golpe contra Hugo Chávez, em 11 de abril de 2002. Agora, questionam a legitimidade da eleição de Maduro e apoiam o autoproclamado Juan Guaidó, que não teve um só voto para presidente. Ou seja, a narrativa americana de arauto da Democracia é falsa.
O que está por trás de tudo

Como qualquer pessoa medianamente informada e com mais de dois neurônios está careca de saber (o meu caso), os países não têm amizades nem veleidades abstratas em suas relações internacionais: são movidos por seus próprios interesses, econômicos e estratégicos. Chama-se a isso geopolítica.
Historicamente, o Império Americano é a potência que mais intervém militarmente em outros países para impor sua geopolítica. A lista é imensa, desde o século 19: Cuba, Panamá, Granada, República Dominicana, Coréia, Vietnam (vejam no Google). Hoje, o foco é o petróleo: e aí estão as invasões à Líbia, ao Iraque e à Síria, países arrasados pelos bombardeios americanos. A Venezuela tem as maiores reservas petrolíferas do mundo, capite?
Guerra econômica e miséria

Às vezes, antes da ação armada, o Império do Norte usa a guerra econômica para desestabilizar os adversários (precedida de intensa propaganda política). Donald Trump vem esgrimindo essa arma poderosíssima, com o objetivo de estrangular a Venezuela (sem a menor piedade para com a população venezuelana). Desde que assumiu decretou um violento bloqueio financeiro, que transformou numa catástrofe a crise econômica provocada pela queda do preço do petróleo e os eventuais equívocos do governo de Caracas. A imprensa tupiniquim omite os fatos e principalmente as devastadoras consequências das manobras econômicas para a população venezuelana.
Assim, socorro-me de outras fontes. A BBC Brasil em agosto de 2017 informou o drástico bloqueio das transações da petrolífera estatal PDVSA e comentou: “O cerco financeiro contra o governo da Venezuela está se fechando e isso pode trazer graves consequências para a economia do país e para a crise política.”[1] A renda do petróleo significa 96% da economia da Venezuela (o chavismo falhou em não diversificá-la) e o país depende das importações de alimentos, remédios, equipamentos e tudo o mais.
Em março de 2018, como o governo Maduro tentava driblar o cerco lançando moedas digitais, Trump ordenou a proibição de operações com a chamada bitcoin da Venezuela, fechando totalmente essa saída.[2]
Achando pouco, como o preço do petróleo apresentava ligeira melhora (US$ 74,63 por barril, contra cerca de US$ 40,00 em 2009)[3], Trump determinou o fechamento das contas e suspensão das transações de empresas privadas venezuelanas importadoras de bens de primeira necessidade, como informou a agência France Press em outubro de 2018.[4]
Em resumo, uma brutal retaliação econômica que, agravando a crise, aprofundou a fome, a inflação, o êxodo em massa de venezuelanos. As medidas empurraram ainda mais o povo venezuelano para o abismo da miséria. Alguma compaixão com a grande vítima desse arrocho letal? Zero.
Esmola e responsabilidade

Trump e o sistema petrolífero-armamentista dos EUA estão se lixando para a miséria alheia. Têm pena dos mexicanos e centro-americanos que tentam ingressar em território ianque em busca de emprego? Para eles, é muro, prisão e separação de pais e filhos. Pode haver maior exemplo de desumanidade?
Agora, oferece aos venezuelanos que tanto sofrem com o cerco econômico uma esmola com o nome fantasia de “ajuda humanitária”. Seus reais objetivos são cristalinos: criar um impasse político, reforçar a propaganda contra o adversário, provocar incidentes diplomáticos e militares e justificar, eventualmente, o envio de marines, envolvendo na louca aventura o Brasil, a Colômbia e outros governos títeres.
Maduro tem seus pecados, mas não está ameaçando ninguém.
Aconteça o que acontecer nas próximas horas ou dias nas fronteiras com nosso vizinho, a responsabilidade é toda de Tio Sam e seus aliados ideológicos.

Fontes:

[1]BBC Brasil, 26 agosto de 2017:
[2] InfoMoney, 19 de março de 2018:
[3] NexoJornal, 17 de abril de 2016:

*Homero Fonseca é jornalista, blogueiro e escritor. Foi editor da revista Continente (2000–2008). Autor do romance "Roliúde" (Record, 2007), entre outros livros.

3 comentários:

  1. Que divertido saber que ainda existe dinossauros na terra. Digo melhor, na Venezuela...

    ResponderExcluir
  2. Excesso de cachaça faz com que as pessoas acreditem em dinossauros.

    ResponderExcluir
  3. Quem discordar de Homero Fonseca, neste assunto exposto, ou é analfabeto político ou é eleitor passional... Age por violenta paixão... Desprezando o uso da razão. 2. Homero reconhece os erros de Nicolás Maduro... E qual o governo que não tem erros?! – Qual pessoa não comete erros?! – 3. Agora, defender os interesses dos EUA, é ser muito IDIOTA MESMO... E mal-intencionado! – 3. Basta isso por hoje!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA