PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

FIM DA FALTA D'ÁGUA EM CAETÉS E CAPOEIRAS: AGORA VAI?


Por Junior Almeida

Homens e máquinas começaram trabalhar a todo vapor desde o começo desta semana dando início às obras da adutora que promete acabar de vez com o problema da falta d’água das cidades de Caetés e Capoeiras. A empreitada orçada em mais de 15 milhões de reais visa integrar o sistema de abastecimento das duas cidades com a Barragem do Cajueiro, aqui em Garanhuns.

A boa notícia para a população destas cidades foi dada no final de dezembro do ano passado, quando o governador Paulo Câmara enviou via WhatsApp uma mensagem para o prefeito de Caetés, Armando Duarte, falando da liberação dos recursos. Disse o mandatário de Pernambuco em 30 de dezembro de 2017:

       Prefeito,
Hoje a Compesa assinou o Contrato de Empréstimo com a Caixa. Serão R$ 15,6 milhões para fazer a Adutora de Garanhuns para Caetés e Capoeiras.
Em Janeiro vamos lançar o Edital de Licitação.
Abraços e feliz ano novo!
Paulo.

Como o dito popular diz que “gato escaldado tem medo de água fria”, a notícia foi recebida com certa desconfiança por grande parte das pessoas que não acreditava na afirmação do governador. Motivos pra isso não faltam, tendo em vista que algumas obras prometidas por Paulo Câmara na região não passaram de palavras ao vento, tendo como maior exemplo um trecho de apenas quatro quilômetros de asfalto da PE 193, que corta os municípios de Caetés, Capoeiras e São Bento do Una, e  que nunca foi  concluído. 

Em Capoeiras mesmo, a “pulga atrás da orelha” era maior ainda, tendo em vista que tempos atrás, num ano eleitoral para governador e deputados, exatamente como agora, caminhões carregados com canos de material plástico, como os que estão agora sendo colocados debaixo do chão nas duas cidades (foto ao lado), desfilaram pela cidade ajudando conseguir votos para os deputados da situação da época.

O povo das duas cidades está esperançoso em ver a adutora sendo feita, mas não deixam, alguns, de ter um pé atrás quando a conclusão do serviço. Vamos torcer para que dessa vez a obra que é desejada desde sempre por Caetés e Capoeiras seja concluída e tire às pessoas do carro pipa e lata d’água.  



3 comentários:

  1. SECA,o maior dos flagelos da humanidade.

    Milhões de bovinos,suínos,ovinos,equídeos,caprinos foram dizimados pelas SECAS brabas e pesadas no Nordeste brasileiro nestes 86 anos da grande seca que começou em 1932 quando o meu pai,LUIZ BARBOSA DE CARVALHO,tinha 12 anos e terminou em 1945 quando o meu pai tinha 25 anos. Papai nasceu em 1920 e morreu aos 81 anos em 2001 e nunca deixou de votar em Lula para presidente em 1989-1994-1998 e não teve a felicidade de votar em 2002 e vê-lo eleito presidente pela primeira vez. A minha mãe votou de 1989 a 2014 em Lula e na Dilma e nasceu em 1930 e hoje tem 88 anos de vida.

    Mesmo assim ficou muito triste com a prisão do Lula.Fiz questão de mostrar as músicas que são feitas para o Lula Livre,Lula Inocente e Lula presidente em 2018.

    Somente em 2007 após a greve de fome do BISPO CAPPIO da Bahia foi que o Lula teve a coragem de iniciar a TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. Apos 75 anos o Nordeste passou a sonhar e o jornalista,advogado e professor da Universidade de Recife FERNANDO GONÇALVES escrevendo nos jornais do Commercio e Diário de Pernambuco nos anos 80 , 90 e 2000 chegou a dizer várias vezes assim: "LULA,TU ÉS UM COVARDE SE NÃO TIVERES A CORAGEM DE INICIAR A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO". Época em que estudava na UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO E UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE RECIFE.

    AS duas OBRAS do NORDESTE que amenizarão o sofrimento de milhares de animais racionais e irracionais se chamam TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO E ADUTORA DO AGRESTE iniciada por 2 pernambucanos da gema, " LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA E EDUARDO HENRIQUE ACIOLLE CAMPOS".

    Duas grandes BARRAGENS foram projetadas em 2010 pelo ex-governador,a BARRAGEM DO CAJUEIRO EM GARANHUNS E A BARRAGEM DO RIACHO SECO EM BREJÃO.

    Hoje,vimos esse sonho ser iniciado pelo discípulo do ex-governador Eduardo Campos o governador Paulo Câmara.

    Certamente,é uma obra grandiosa que marcará para sempre e faz lembrar quando o ex-governador MOURA CAVALCANTE trouxe a ÁGUA DA COMPESA PARA LAGOA DO OURO nos anos de 1973 a 1976 na gestão do ex-prefeito de Lagoa do Ouro José Josy Duarte que chegou a dizer que dificilmente ela chegaria do Riacho da Palha até a cidade.E foi terminada no governo do ex-prefeito Natanael Alves da Silva.

    Parabéns CAETÉS E CAPOEIRAS por essa conquista e graças a união dos Prefeitos Armando Monteiro e Neide Reino que juntos peitaram e toparam em pedir insistentemente ao governador para realizar esta obra grandiosa e de fundamental importância para a terra do ex-presidente Lula que de lá saiu aos 5 anos para não morrer de fome e da peste!

    ResponderExcluir
  2. Esta é a obra do territória da cidadania que os conselheiros falavam tanto em Arcoverde no encontro com todos os coordenadores dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural de cada município.

    Naquele ano de 2012 eu ficava pensando que território da cidadania é este? Foi quando se falou na barragem do cajueiro em Garanhuns e na barragem do Riacho Seco em Brejão que serviria a várias municípios ao mesmo tempo.

    Ai de nós se não fossem as águas da barragem do Cajueiro e as águas minerais de Garanhuns o agreste meridional e parte do sertão pernambucano teriam passado privações e as águas teriam que ter vindo do Recife.

    Um sonho que ser tornou realidade e que futuramente o Nordeste vai virá mar: Transposição do Rio São Francisco é cara do Lula.E a adutora do Agreste é a cara do Eduardo Campos.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA