Governo Municipal

Governo Municipal
Juntos por uma Grande Cidade

Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

domingo, 15 de janeiro de 2017

VÍTIMAS DA HECATOMBE SÃO LEMBRADAS EM GARANHUNS

Neste domingo,  dia 15 de janeiro,  Garanhuns vivenciará o centenário da Hecatombe, um episódio que por muitos anos permaneceu velado em nossa cidade.

Originada a partir de uma briga entre duas correntes políticas, a Hecatombe de Garanhuns deixou cicatrizes profundas. Até hoje, há quem se emocione ou evite falar sobre o fato que espalhou sangue e dor pelo município.

No dia 15 de janeiro de 1917, num massacre impiedoso, 18 pessoas foram mortas no prédio onde funcionava a cadeia pública da cidade. Entre as vítimas, estavam sete membros da sociedade, cinco soldados da Polícia Militar, cinco jagunços e um morador que passava pela rua no momento do tiroteio. 

Nesse contexto, o prefeito Izaías Régis (PTB) sancionou uma lei, de autoria do vereador Audálio Filho (PSDC), homenageando a memória das vítimas da hecatombe.

Assim, a partir deste ano, a cada dia 15 de janeiro a bandeira do município ficará a meio mastro das 7 às 18h.

O Instituto Histórico Geográfico e Cultural de Garanhuns realizou toda uma programação com palestras e exposições sobre a tragédia de um século atrás. 

Para saber mais sobre a Hecatombe clique no link abaixo.



*Na imagem calendário anual que passou a circular em Garanhuns após os assassinatos, com fotos de algumas vítimas da Hecatombe. Reproduzida do Blog de Anchieta Gueiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário