GOVERNO DE PERNAMBUCO

GOVERNO DE PERNAMBUCO
Presença do Governo no Agreste Meridional

Natal de Garanhuns

Natal de Garanhuns
A Magia do Natal

domingo, 15 de janeiro de 2017

VÍTIMAS DA HECATOMBE SÃO LEMBRADAS EM GARANHUNS

Neste domingo,  dia 15 de janeiro,  Garanhuns vivenciará o centenário da Hecatombe, um episódio que por muitos anos permaneceu velado em nossa cidade.

Originada a partir de uma briga entre duas correntes políticas, a Hecatombe de Garanhuns deixou cicatrizes profundas. Até hoje, há quem se emocione ou evite falar sobre o fato que espalhou sangue e dor pelo município.

No dia 15 de janeiro de 1917, num massacre impiedoso, 18 pessoas foram mortas no prédio onde funcionava a cadeia pública da cidade. Entre as vítimas, estavam sete membros da sociedade, cinco soldados da Polícia Militar, cinco jagunços e um morador que passava pela rua no momento do tiroteio. 

Nesse contexto, o prefeito Izaías Régis (PTB) sancionou uma lei, de autoria do vereador Audálio Filho (PSDC), homenageando a memória das vítimas da hecatombe.

Assim, a partir deste ano, a cada dia 15 de janeiro a bandeira do município ficará a meio mastro das 7 às 18h.

O Instituto Histórico Geográfico e Cultural de Garanhuns realizou toda uma programação com palestras e exposições sobre a tragédia de um século atrás. 

Para saber mais sobre a Hecatombe clique no link abaixo.



*Na imagem calendário anual que passou a circular em Garanhuns após os assassinatos, com fotos de algumas vítimas da Hecatombe. Reproduzida do Blog de Anchieta Gueiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário