PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE

Do jornalista Elio Gaspari*
Os doutores da Operação Lava Jato declaram que o projeto que castiga os abusos de autoridade praticados por policiais, juízes e promotores destina-se a “aterrorizar procuradores, promotores e juízes”.
Não estão sozinhos. A presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, pergunta : “Criminalizar a jurisdição é fulminar a democracia. Eu pergunto a quem isso interessa? Não é ao povo, certamente. Não é aos democratas, por óbvio. Desconstruir-nos como Poder Judiciário ou como juízes independentes interessa a quem?”
Foi procurador da República e ministro do Supremo Tribunal Federal, corte da qual foi presidente de 2012 até 2014.
Joaquim Barbosa, que ocupou a cadeira da ministra, fez um raciocínio mais acrobático. Se eu posso derrubar um chefe de Estado, segundo ele, as forças que cassaram o mandato de Dilma Rousseff estariam num novo lance: ” por que não posso intimidar e encurralar juízes?”
A ideia de que o projeto aprovado na Câmara intimida, encurrala, ou amedronta os juízes, procuradores e policiais repetiu-se dezenas de vezes. Basicamente, o projeto estabelece penas de seis meses a dois anos de prisão para juízes que ajuízem ações com má-fé, por promoção pessoal ou perseguição política ou para procuradores que instaurem procedimentos “em desfavor de alguém, sem que existam indícios mínimos de prática de alguma transgressão”. O nó está aí, um inquérito aberta levianamente pode dar cadeia.
Na análise na delegação especial, deputados recusaram alguns dos pontos originais da proposta do Ministério Público, batizada de “dez medidas contra a corrupção”, entre elas chance de utilização de provas ilícitas, desde que obtidas de boa fé, e enfraquecimento do habeas corpus. No documento, o juiz federal declara compreender que “este não é o melhor momento para debater sobre o projeto” da lei de abuso de autoridade pois sua aprovação poderá ser interpretada como medida para impedir a progressão de inquéritos criminais importantes como a Lava Jato.
Na quinta-feira 24 de novembro em nova audiência da ação contra o ex-presidente Lula no Paraná, o juiz federal Sergio Moro, que governava o processo, havia rebatido nesta quinta a tese da defesa do petista, que via um elo entre a Operação Lava Jato e o governo estadunidense.
Alguns artigos são banais, como o que penaliza os servidores que venham a “proceder de modo incompatível com a honra, a dignidade e a decência de suas funções.” Houve época em que um presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo deixava sua Porsche no estacionamento da Corte. Vá lá. Num surto, o projeto deseja proibir juízes de dar vislumbradas. É verdade que eles não teriam que falar fora dos autos, mas não podem ser amordaçados.
A Lava Jato e os inquéritos estariam ameaçados porque, aberto uma investigação, um cidadão que se julgue prejudicado poderá processar procuradores ou mesmo o juiz por abuso de autoridade. “Um atentado à magistratura”, de acordo com o juiz Sergio Moro.
O juiz também questionou o pacote anticorrupção aprovado na madrugada de quarta-feira pela Câmara que, segundo ele, foi desconfigurado pelos deputados. O juiz falou diversas vezes em “Câmera” para se referir à Câmara dos Deputados, confundiu “célere” com “célebre” e quando desejava declarar”servo” em outro ponto, disse “cervo” quando de suas colocações.
Antes de consentir com o fim do mundo, fica uma questão: quem poderá condenar o policial, o procurador ou o juiz? Um juiz, e só um juiz.
Se os procuradores da Lava Jato, o juiz Moro, a ministra Carmen Lúcia e seu colega Joaquim Barbosa não confiam na Justiça, por que alguém haverá de fazê-lo?
De fato, juízes e procuradores podem se sentir intimidados, até mesmo aterrorizados. A Lei Maria da Penha, por exemplo, intimida e aterroriza milhares de homens que pensam em bater numa mulher. Assim são as coisas e é bom que assim sejam.

A defesa da lei do abuso tem uma carga maldita. De um lado estão juízes e procuradores que batalham a favor da ética e do outro, personagens de pouca fama. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Imagine-se que um sujeito entra numa igreja e vê um batizado. Os padrinhos são os senadores Renan Calheiros e Romero Jucá, mais os deputados Rodrigo Maia e Weverton Rocha, signatário da emenda que define crimes de responsabilidade para juízes e procuradores. O bebê é inocente, nada sabe da vida, mas acaba associado aos quatro padrinhos.
*Elio Gaspari é um dos jornalistas mais conceituados do mundo. Autor de um série de livros sobre a ditadura de 1964,  que viraram best seller no Brasil, assina uma coluna que é publicada nos principais jornais do país, como O Globo, Folha de São Paulo e Jornal do Commercio do Recife.

7 comentários:

  1. O ÓTIMO JORNALISTA ÉLIO GASPARI É A MAIOR AUTORIDADE BRASILEIRA E CONHECEDOR PROFUNDO DOS ASSASSINATOS COVARDES COMETIDOS PELOS TERRORISTAS QUE EM 1964 QUERIAM IMPLANTAR O COMUNISMO NO BRASIL, PHUDERAM-SE!!! DE 2003 A 2016, TEIMOSAMENTE, OS COMUNAS E A PETEZADA SAFADA TENTARAM IMPLANTAR O BOLIVARIANISMO NO BRASIL, MAIS UMA VEZ ARROMBARAM-SE. FORAM CHUTADOS NA BUNDA COMO SE CHUTA UMA CACHORRA LADRONA...

    P.S.: - Quem deve adorar este jornalista é a ex-terrorista DILMA ou WANDA. Gaspari, tem o lista TIM por TIM dos inocentes que foram espatifados com as bananas de dinamites jogadas por essa comuna que graças a internet e Avenida Paulista, demos um chute no traseiro dela por ser uma presidenta incompetenta... E, tinha mania de pedalar sem dar satisfação ao Senado Federal...

    ResponderExcluir
  2. EM SE TRATANDO DE MORO... O QUE PODEMOS ESPERAR DE UM NAZISTA FEITO O RUI FALCÃO, PRESIDENTE DOS VERMELHOS COMUNAS DA ESTRELINHA QUE TENTARAM IMPLANTAR A LEI DE CENSURA A IMPRENSA, HEIN?!?!?! Pois bem!!! Neste domingo, em entrevista à Folha de S. Paulo, o múmia paralítica do Rui Falcão, presidente da facção vermelha do PT, disse abertamente aquilo que seus comparsas tentam esconder: o projeto de Renan Calheiros sobre abuso de autoridade foi feito sob medida para afastar Lula de Sergio Moro. NUNCA VI PATIFE TÃO CÍNICO!!! LEIAM O QUE ESSA FIGURA ABJETA, ESTE PÚSTULA, ESTA ESCÓRIA, ESTE ESCROTO VOMITOU AO JORNALISTA PETRALHA:

    Perguntado se Lula vai se candidatar em 2018, ele respondeu: “É uma exigência nacional, não só do PT, mas daqueles que veem nele um líder”;

    O jornal lembrou que Lula é réu. E ele retrucou: “Réu não é condenado”;

    Palocci?!?!?! “Palocci está sendo acusado e não há nenhum condenação em relação a ele”;

    José Dirceu?!?!?! “Até que seja julgado em última instância, é inocente”;

    A Folha de S. Paulo perguntou se Moro deveria se afastar da Lava Jato. ELE RESPONDEU: “Deveria se considerar suspeito em relação ao Lula, porque tem antecipado intenções de condenar sem prova”;

    O repórter: “Isso é abuso de autoridade?” Rui Falcão: “Com certeza”.


    P.S1.: - ESSA É O TIPO DA ENTREVISTA QUE, O REPÓRTER PETISTA SÓ FAZIA LEVANTAR A BOLA PARA O FASCISTA RUI FALCÃO CORTAR!!!

    P.S2.: - Este é um tipo de fascista que precisa ser afastado da política e condenada ao total ostracismo. Ninguém aguenta esses malditos pelegos dando pitacos na vida nacional. Preparem-se pelegada, o relógio do fim do mundo para vocês está em contagem regressiva. Na lista da ODEBRECHT já tem 200 parlamentares denunciados, quase metade faz parte do bando petralha...

    P.S3.: - A propósito, Lula, por ser um casto, recatado, santo e inocente, que sempre afirmou "QUE NÃO SABIA DE NADA", durante congresso de professores em Serra Negra (SP), em novembro de 2016, o Sebosinho, sem querer querendo, cometeu um lapso ao comparar a atenção dada às denúncias contra ele no caso do tríplex com a dada ao apartamento de Geddel Vieira Lima em Salvador (BA). EIS O QUE O JARARACA SEM VENENO DISSE: "Vocês percebem que não dão destaque ao apartamento do Geddel como deram ao meu tríplex?". Daí, conclui-se que, SERÁ QUE FOI SOMENTE FORÇA DE EXPRESSÃO OU A CONHECIDA DOR NA CONSCIÊNCIA DO "GANHADOR" DE TRÍPLEX... Quem sabe tenha havido um ato falho!!!

    P.S4.: - E por falar em Moro, ele já se consolidou como a preferência nacional dos cidadãos de bem e sensatos deste país. Vai ser difícil querer desconstruir a imagem dele. O juiz Moro adota o correto procedimento. Juntar o maior número de provas possível para elaborar o XEQUE MATE. Por enquanto, Moro sabe que o fruto ainda não está maduro. A formação da personalidade do Sr. Sérgio Moro vem do berço, com foco na doutrina cristã. Humildade, humanidade, princípios éticos e morais. Em termos de princípio, moro se parece muito com o Negão Quincas(só não o temperamento). O conhecimento jurídico de Moro veio das instituições (escola, faculdade) e, com certeza, de um grande esforço pessoal de aprimoramento. CUIDADO, GENTE!!! Devido à demora de tomada de decisão, este imbróglio está tomando uma forma em que estão colocando o Lula como um perseguido, injustiçado e o Moro um juiz cruel, perseguidor e injusto. TODO CUIDADO É POUCO NESSA PETEZADA QUE LUTA DESESPERADAMENTE PARA TENTAR PASSAR UMA IMAGEM DE INOCENTE AO DONO DO SÍTIO DE ATIBAIS E DO TRÍPLEX NO GUARUJÁ!!!

    ResponderExcluir
  3. No meu modesto modo de ver as coisas corretas, eu acho que o Juiz Sergio Moro marcou mais um gol de letra. A lava jato recebeu o prêmio internacional por combate à corrupção. A Força Tarefa da Operação Lava Jato e seus procuradores são escolhidos como a maior iniciativa contra a corrupção no mundo e recebem o prêmio do ano da entidade Transparência Internacional. O anúncio está sendo feito neste sábado (3) em um evento no Panamá, onde a organização destaca os “esforços persistentes da Lava Jato para acabar a corrupção endêmica no Brasil”. E o mais bonito: Para a entrega do prêmio, os procuradores brasileiros foram até o Panamá, com seus próprios recursos.

    A entidade havia recebido 560 nomeações de iniciativas de combate à corrupção em todo o mundo, entre eles a investigação conduzida por 185 jornalistas de todo o mundo sobre os Panama Papers ou iniciativas na Turquia. Mas optaram por dar aos brasileiros num momento em que a tensão entre os poderes no Brasil aumenta e, para procuradores, o próprio esforço do grupo estaria ameaçado. Parabéns ao pessoal da lava Jato que foi eleita pela Transparência Internacional como "a maior iniciativa contra a corrupção no mundo". Vejam que não foi no Brasil. Foi no mundo.

    ResponderExcluir
  4. Vi agora que a mulher do Juiz Sergio Moro ta participando dos protestos deste domingo. Faz muito bem senhora. É assim que se defende a Lava Jato: indo para as ruas. estamos juntos e agradecidos por tudo que seu marido e, a equipe da Lava Jato, vêm fazendo pelo Brasil.

    ResponderExcluir
  5. José Fernandes Costa4 de dezembro de 2016 às 14:52

    O renomado Elio Gaspari é autor de quatro volumes sobre a DITADURA DOS ANOS DE CHUMBO dos generais cascas-grossas: "A Ditadura Envergonhada". "A Ditadura Escancarada". "A Ditadura Derrotada". E "A Ditadura Encurralada". - 2. LEIAM o que Gaspari escreveu, pra não dizerem besteiras!!! - 3. Só devemos escrever ou comentar sobre aquilo que conhecemos!!! - 4. Quando um juiz, um promotor, um policial cometer MAIS ABUSOS DE AUTORIDADE, quem vai julgá-lo???!!! – Óbvio: um juiz ou uma Corte de Justiça!!! – Então, POR QUE ESSE MEDO TODO??!!! – ISSO NÃO é censura!!! – É CONTROLE do Judiciário, do Ministério Público e dos órgãos policiais!! – PORQUE TODOS SÃO DESCONTROLADOS E COMETEM MIL E UM EXCESSOS!!! E TUDO FICA POR ISSO MESMO!!! – ESSE é o medo DELES!!! - ESSE é o MEDO de seu Moro e da sinhá Carmen Lúcia & Cia. ilimitada dos ABUSIVOS DE TODOS OS DIAS!!! /.


    ResponderExcluir
  6. Querem continuar a fazer os mandos e desmandos, sem punição alguma. Se fossem tão corretos e honrados como falam, por que temer ser responsabilizados por abuso de poder? Se andam estritamente dentro da lei, eles teriam é que gostar desta nova lei, mas como o que gostam é de passar por cima de tudo e todos, a nova lei vira o bicho papão.

    ResponderExcluir
  7. Neste casó de abuso de poder os deputados estão certíssimo, pois nenhum dos poderes é melhor que outro se errar tem que ser punido e ser apenas aposentado como é o caso do judiciário.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA