GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

O CASO GEDDEL VIEIRA LIMA

Do jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo:
Nos momentos mais decisivos, a tendência do ser humano é procurar a sua turma. Foi o que fez Michel Temer quando teve que montar sua equipe ministerial. Para o time palaciano, o presidente escalou apenas amigos. É compreensível. Temer tem afinidade com sua turma. Se não há concordância em tudo, ao menos não existe discordância no essencial.
Numa reunião realizada em São Paulo, ficou combinado que, ao menor sinal de anormalidade, os integrantes da turma de Temer desocupariam os cargos. Os amigos não ousariam constranger o presidente. O caso que envolve o ministro Geddel Vieira Lima servirá para mostrar até onde vai a fronteira da normalidade no governo Temer.
Marcelo Calero demitiu-se do posto de ministro da Cultura chutando a porta. Acusou Geddel de pressioná-lo para rever decisão do Iphan que embargou a construção de um prédio de apartamentos de luxo com 30 andares, em Salvador. O edifício não pode ter mais do que 13 andares, decidiram os técnicos do Iphan, órgão que zela pelo patrimônio histórico e artístico do país.

Comprador de uma unidade assentada no que viria a ser o 23º andar do prédio cuja altura o Iphan encurtou, Geddel reconhece que procurou Calero. Mas nega ter feito pressão. Acha que se comportou dentro da normalidade ao defender junto ao colega da Cultura a revisão do parecer técnico de um órgão público que contraria o seu interesse privado.
“Em 2015, eu fiz uma promessa de compra e venda de uma unidade que estava lançada, sem nenhum problema, com todas as licenças colocadas e que vários outros adquiriram uma unidade de apartamento”, disse Geddel em entrevista.

Calero declarou que Geddel o procurou cinco vezes. Disse ter ouvido perguntas como esta: ''E aí, como é que eu fico nessa história?'' Classificou a abordagem de Geddel de ''truculenta e assertiva''. Relatou a ameaça do amigo de Temer de trocar o comando do Iphan. ''Se for o caso eu falo até com o presidente da República'', teria dito Geddel.
O coordenador político do Planalto sustenta que o relato de Calero contém “inverdades”. Entre elas a acusação de ameaça. De resto, Geddel diz que o fato de ter sido prejudicado pela decisão do Iphan, em vez de tirar, reforça sua “legitimidade” para se meter nos assuntos da pasta Cultura. Fez isso “por conhecer o que estava ocorrendo, estar preocupado, como todo cidadão fica preocupado em uma situação dessa.”
A encrenca do prédio de Salvador já virou processo judicial. Compreende-se que vendedores e compradores de apartamentos avaliados em cifras que roçam a casa dos R$ 3 milhões constituam advogados para guerrear contra a avaliação técnica do Iphan. É do jogo. O que deixa “todo cidadão preocupado” é o fato de um integrante da turma de Temer achar normal a tentativa, ainda que frustrada, de usar o prestígio do cargo público para defender interesse privado.
Retorne-se, por oportuno, ao primeiro parágrafo. É natural que Temer tenha afinidade com sua turma. Se não concordam em tudo, ao menos não discordam no essencial. Resta agora saber qual é a opinião do presidente da República sobre o caso específico.
Dependendo do modo como reagir, Temer pode aproximar seu governo do bom senso ou reforçar a sensação de que também acha natural que a essência de sua turma seja uma ideia qualquer de excepcionalidade que faz dos amigos do poder seres superiores à turma dos sem-turma.

4 comentários:

  1. Esse sujeito, Geddel, tem o "espírito" do PT. É CORRUPTO!!!

    ResponderExcluir
  2. Gedelzinho, gordinho, e muito bem cevado foi ministro do Lula e, gostaram tanto que no desgoverno da Dilma jumenta foi convidado para ser vice-presidente da Caixa Econômica Federal. Gedelzinho corrutinho é tão bimba doce que, o vice-presidente da ANTA TONTA, hoje, respaldado constitucionalmente pelo CONGRESSO NACIONAL, como o nosso presidente efetivo do Brasil de fato e de direito, também o convidou para exercer um cargo estratégico em seu legítimo governo. Se eu tivesse voz de comando diria ao MORDOMO DE VAMPIRO: OH, MARIDO DA PRIMEIRA-DAMA MAIS BONITA DO MUNDO!!! Esse Geddel, não tem condições nem de ser estafeta, quanto mais ministro. Esse sujeito, tem o mesmo "espírito-de-porco" do bando de bandidos barbudos do PT. É CORRUPTO POR NATUREZA!!!

    O marido de Marcela Temer, neste episódio, deixa-nos uma impressão que no seu olhar de lupa não viu nada demais no fato ocorrido e que circunstâncias como o acontecido devem ser consideradas corriqueiras. Ora, ora, ora, SEU MORDOMO!!! este seu silêncio ensurdecedor transmite a impressão que não viu nada demais no ocorrido. Diga-se de passagem, a chantagem do pilantrão do gedelzão foi muito grave!!! Aliás, o interesse pessoal desse sujeitão se sobrepôs ao público ou no mínimo tentou buscar interferir na decisão de órgão público. Daí, ficamos com um elefante atrás das "zurêia" COMO NÃO SERÁ QUANDO SE TRATAR DE DECIDER QUANDO A COISA FOR REALMENTE GRANDE DO TAMANHO DO SEU EDIFÍCIO DE 32 ANDARES?!?!?!

    O jornalista Josias de Souza, escreveu um ótimo artigo, hoje, quando relata que, ABRE ASPAS: Nos momentos mais decisivos, a tendência do ser humano é procurar a sua turma. Foi o que fez Michel Temer quando teve que montar sua equipe ministerial. Para o time palaciano, o presidente escalou apenas amigos. É compreensível. Temer tem afinidade com sua turma. Se não há concordância em tudo, ao menos não existe discordância no essencial. FECHA ASPAS. Bem, bem, bem!!! Para um partido que teve um líder como Ulisses Guimarães...

    P.S.: - PELO ANDAR DA CARRUAGEM OU O MORDOMO DE VAMPIRO É REFÉM DOS CACIQUES DO PMDB OU É O CHEFE DA QUADRILHA. OU UMA COISA OU OUTRA...

    ResponderExcluir
  3. Só os débeis mentais e os mal-intencionados de todo gênero acreditavam que Michel Temerkistão iria aprumar o país... Quando Temerkistão formou o ministério convidou seus amigos da pior espécie... - Mas são amigos do Temerário Michel... - A folha corrida de crimes desse Geddel é tão extensa quanto a de outros, tipo Jucá e assemelhados!!! - E o Temerkistão é tão sacana que diz que vai manter o Geddel no ministério... Assim, também, o Temerário deu mais poder prestígio a Jucá, quando este saiu do ministério e foi para o Senado... - TODOS ORDINÁRIOS !!!

    ResponderExcluir
  4. Gedelzinho amigão de Lula, ex ministro de Lula, nunca teve ninguém que tenha elogiado mais o Lula do que ele!!!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA