Natal de Garanhuns

Natal de Garanhuns
A Magia do Natal

Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

sábado, 23 de abril de 2016

O EXÉRCITO DO GOLPE: FEIOS, SUJOS E MAL LAVADOS


Por Homero Fonseca*

Muita gente xingando o baixo nível de nossa representação parlamentar, escancarado na sessão do dia 17 que aprovou o andamento do impedimento da presidente da República.

Até mesmo os neoliberais de vários matizes (incluindo ex-esquerdistas arrependidos) que defenderam o golpe ficaram roxos de vergonha pela performance de seus companheiros de trincheiras.

Penso serem a mediocridade e a falta de compostura parlamentar um problema menor. São apenas o sintoma do X da questão.

A doença é o próprio sistema político-eleitoral, cuja arquitetura pavimentou o acesso quase exclusivo a quem tem dinheiro para bancar uma campanha eleitoral, instituindo formas de financiamento que praticamente excluem qualquer um que não seja representante da plutocracia ou por ela financiado.
Inclusive está aí a raiz da corrupção sistêmica, não nos malfeitos de um partido que apenas - e lamentavelmente - tratou de dançar no ritmo da valsa.

Com as devidas exceções, quem se elege pelo poder econômico tem o único compromisso de manter o status quo e logo aprende que a política é o melhor mercado para suas tenebrosas transações. O fato de a maioria dessa gente ser feia, suja e malvada é só a casca. Para se chegar ao miolo, queridos camaradas, o buraco é mais embaixo.

E como os neoconservadores esclarecidos embarcaram no golpe (apesar de horrorizados com seus atores) e as esquerdas costumam habitar na retórica desconectada da realidade da gente comum, tudo indica que viveremos uns tempos de retrocessos, no movimento pendular da História.


Que cada um lute com suas armas por suas posições. Não adianta chorar o leite derramado. (Na foto a deputada Cristiane Brasil, do PTB do Rio de Janeiro, filha do ex-deputado Roberto Jefferson, uma típica representante do Congresso atual).

*Homero Fonseca é jornalista e escritor. Trabalhou nos principais veículos de comunicação de Pernambuco e foi Secretário de Imprensa da Prefeitura do Recife. Natural de Caruaru, está radicado na capital do Estado, sempre produzindo textos lúcidos como este acima.

4 comentários:

  1. Só os 367 deputados que votaram contra Dilma no congresso somam 76 milhões de votos populares que os legitimaram para DERRUBAR os 54 milhões de votos de Dilma!!!

    Podem chorar PETRALHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEPUTADOS NÃO REPRESENTAM E JAMAIS REPRESENTAÇÃO 76 MILHÕES DE VOTOS.

      QUANDO O LULA VEIO A RECIFE EM 2014 SOZINHO CONSEGUIU REVERTER O QUADRO DE 3.500.000 VOTOS DADOS A PAULA CÂMARA E MARINA E NO SEGUNDO TURNO LEVOU OS 3.500.000 VOTOS PARA DILMA.

      NÃO ZOMBE DO HOMEM E DO EX-PRESIDENTE LULA,POIS A PREFEITURA DO RECIFE VAI SER PERDIDA EM 2016 QUANDO LULA VIER A RECIFE E PERNAMBUCO.

      A REFINARIA DE PETROLEO ABREU E LIMA,A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO,O DINHEIRO LIBERADO PARA A ADUTORA DO AGRESTE E APOIO AOS POBRES E O AGRONEGÓCIO COM MINHA CASA MINHA VIDA,JAMAIS SAIRÁ DA CABEÇA DO POVO POBRE DO RECIFE ,DE PERNAMBUCO E DO NORDESTE E DO BRASIL.

      DEIXA SE CONSUMAR O GOLPE PELO SENADO FEDERAL QUE ,TU VERÁS QUE O FILHO TEU NÃO FUGIRÁ A LUTA JAMAIS.

      OS TRAIDORES DE 2016 HAVERÃO DE VOLTAR AOS SITIOS E AS PRAÇAS PARA JUSTIFICAR O GOLPE.QUEM VIVER CONTARÁ ESSAS HISTÓRIAS.NÃO BRINCA COM A DEMOCRACIA,SENHORES CONSPIRADORES E GOLPISTAS.

      AS ESQUERDAS COM HUMBERTO COSTA,JOÃO PAULO E ARMANDO MONTEIRO NÃO DARÃO TRÉGUA AOS CORRUPTOS DO PMDB E PSDB COM O PSB DENTRO.

      Excluir
  2. José Fernandes Costa23 de abril de 2016 11:04

    MAL-LAVADOS! (Que conservam a sujeira.) = Bolsonaro = Brilhante Ustra = Câmara Federal. /.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. José Fernandes Costa.

      Eu conversava com uma amiga professora sobre as pessoas que anunciavam o seu voto contra a Presidente Dilma.Rimos muito e a vontade.

      Roberto Jefferson e delator e corrupto.
      Maluf corrupto e depositador de dinheiro na Suíça.
      Mendonça Filho criou uma reeleição sem regra nenhuma e seu partido foi governo por 8 anos e não fez pobre comprar um bem qualquer.
      A esposa do prefeito de Montes Claros Minas Gerais,no microfone disse,pelo meus filhos,pela honestidade de meu marido exemplo de honestidade,no outro dia o marido foi preso pela polícia federal.
      Jarbas Vasconcelos que passou 20 anos chamando Eduardo Campos de corrupto e ladrão e chama Eduardo Cunha de corrupto e psicopata,mas vota no PMDB do Cunha.Uma vergonha.

      São esses os homens que pregarão ética e moral ao povo brasileiro ao lado do conspirador e golpista MICHEL TEMER E EDUARDO CUNHA. PMDB covarde,traiçoeiro e golpista.

      Excluir