Natal de Garanhuns

Natal de Garanhuns
A Magia do Natal

Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

sexta-feira, 22 de abril de 2016

FESTIVAL VIVA DOMINGUINHOS TEM BOA ABERTURA

Quadrilha Raio de Sol

Mourinha do Forró, Flávio, Waldonys e Dorgival Dantas são as atrações desta sexta-feira, na segunda noite do Festival Viva Dominguinhos.

Dos quatro shows o deve mais chamar a atenção é o de Dorgival Dantas, que será alvo de um protesto por ter feito declarações elogiando o “forró de plástico”, ao mesmo tempo que minimizou a importância de Luiz Gonzaga na divulgação dos ritmos regionais. "Gonzagão" é um dos maiores nomes da música brasileira de todos os tempos, com fama até no exterior.

A manifestação, em caráter pacífico, é organizada por radialistas e artistas populares da cidade de Belo Jardim, no Agreste do Estado. Eles se mobilizam através da Rede Sociais e vão tentar juntar pelo menos 500 pessoas em Garanhuns, na Praça Mestre Dominguinhos. A ideia do grupo é se retirar em bloco na hora em que Dorgival subir ao palco.

A ABERTURA - Foi aberto oficialmente, nesta quinta-feira (21), a terceira edição do Viva Dominguinhos. E o palco localizado na Praça Cultural Mestre Dominguinhos já deu início à programação artística, que segue até o próximo sábado (23). O local receberá shows de vários artistas que compõem o cenário do forró regional.

Com mais de 15 anos de carreira, o grupo Forró Pesado subiu ao palco às 21h, e deu início à noite de apresentações. O vocalista Pedrinho Passos, que é natural de Garanhuns, falou sobre a experiência de abrir o evento. "É uma responsabilidade muito grande estar num festival de tamanha grandiosidade, tocando músicas de Dominguinhos, Luiz Gonzaga; e cantando as coisas boas da nossa terra”, disse.

A cantora e compositora Cristina Amaral foi a segunda atração da noite, e teve seu repertório marcado por canções que permearam a carreira do mestre Dominguinhos. "Eu estou muito feliz de estar participando pela primeira vez do Viva Dominguinhos. É o terceiro ano do evento, e sempre se consolidando. A cada ano melhor em termos de programação, tudo maravilhoso", comentou a artista.

Com um espetáculo baseado na vida e obra de Dominguinhos e um lado poético de Jessier Quirino, o Quinteto Violado contou com a participação de mais de cem integrantes da Quadrilha Junina Raio de Sol, que desceram do palco e realizaram uma apresentação visual que encantou o público presente. A história de Dominguinhos foi cantada através da música, mesclando com teatro, dança e poesia. 

Encerrando as apresentações, o cantor Jorge de Altinho, que foi presenteado com o Troféu Viva Dominguinhos, apresentou-se com os grandes sucessos da sua carreira, que conta com mais de 29 álbuns lançados. "Dominguinhos foi um grande amigo, um grande irmão, fomos colegas de gravadora durante 10 anos. Eu tinha um carinho muito grande, pois ele era um paizão para todo mundo. E estar aqui na terra dele, cantando músicas de sua autoria é de uma emoção muito grande, já que eu também comecei minha carreira por aqui", finalizou.

O Viva Dominguinhos é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo, com patrocínio da Ferreira Costa, Farmácia do Trabalhador do Brasil, São Cristóvão, Mano Imóveis e Governo Federal, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

*O segundo texto (sobre a abertura) foi produzido pela Secretaria de Comunicação do Município).

Nenhum comentário:

Postar um comentário