PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

CARTA DE AGRADECIMENTO

Prezado Jornalista Roberto Almeida:

Tenho lido com grande interesse e atenção especial as matérias de seu Blog, como, aliás, fazia quando estava em Garanhuns. Era uma maneira de ficar bem informado, por uma fonte qualificada e segura.

Sou grato pelas opiniões que você externou a respeito deste modesto trabalhador. Vivi, nestes 25 meses que passei como Secretário de Planejamento de Garanhuns, momentos de grande satisfação profissional e pessoal, ainda mais significativa por trabalhar com a visão de futuro do município.

Permita-me, daqui pra frente, falar no plural, porquanto tudo o que foi feito na SEPLAN, durante esse tempo, foi produto de uma sinérgica participação de todos os integrantes da equipe técnica que, aliás, diga-se, já a encontrei na Secretaria. Talentosos, apaixonados pela cidade, muito preparados, providos de elevados princípios éticos, predicados que me deixaram, deste o início, alegre e empolgado com o trabalho que haveríamos de fazer.

Naturalmente, o que mais se demanda de uma Secretaria de Planejamento é a infraestrutura urbana, especialmente calçamento. Sentimos isso nas audiências públicas das quais participamos. O Prefeito Izaías Régis também priorizou esse tema. Até como uma forma de entregar à sociedade aquilo que prometera durante a sua campanha. Portanto, justo.

Pensar a Cidade para o futuro foi o nosso foco, sem desprezar as demandas específicas da sociedade que sempre chegavam à SEPLAN: ora pelo próprio Prefeito, ora pelos Vereadores e até pelo cidadão. 

Foi nesse ambiente que trabalhamos pensando Garanhuns para os próximos dezesseis anos. Pouco tempo, é verdade, mas algo que significa quatro mandatos e, sobretudo, com a intenção objetiva de fixar a ideia de se pensar para o futuro. Quem sabe? Mais tarde, trinta anos à frente!

Na primeira Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, já colocávamos essa tese como paradigma, ao estabelecermos eixos estratégicos prioritários,  simulando um telescópio capaz de enxergar os desejos e as necessidades da sociedade, num horizonte mais afastado.

Assim, logo abraçamos a ideia de elaborar um projeto alternativo de uma alça rodoviária, para tirar de dentro da Cidade, a duplicação da BR 423 que propiciaria um odioso “apartheid” na Cidade, com a construção de um elevado de terra armada com até oito metros de altura e com extensão de aproximadamente dois mil metros.

Conseguimos elaborar um Projeto que reduz a distância até o girador do Magno em 1,2 Km, diminui o investimento final da obra, duplica três Km da BR 424 e, ainda, incorpora uma área entre 450 e 500 ha. de terra de topografia suave, para a expansão futura da Cidade, o que a Equipe denominou de “A nova Garanhuns – Planejada”. É um sonho sonhado e plausível.

Imaginamos, também, por ocasião das reuniões que fazíamos para discutir o futuro, um projeto de integração entre bairros, significando integrar, com avenidas pavimentadas, os principais e mais populosos bairros de Garanhuns. Isso, para permitir que o cidadão, não apenas gaste menos tempo em seus deslocamentos e, também, possa ter o transporte urbano mais barato, o que  se enquadra no importante quesito da mobilidade urbana.

Em relação ao tema de pavimentação, tão desejado e realçado, cuidávamos de conhecer os efeitos da impermeabilização de ruas e estudar a destinação final de águas para mitigar os seus efeitos, inclusive na geração, ou no agravamento de voçorocas na Cidade.

Desenvolvemos projetos do Mercado 18 de Agosto e da CEAGA que, a um só tempo, ensejarão condições para a implementação do projeto da Av. Santo Antônio, pelas necessárias transferências de algumas atividades entre esses centros de compra e pelo abrigo do “Pop Shop” no interior do Mercado 18 de Agosto. Isso abrirá espaço para a utilização da Rua Santos Dumont, requalificada, para o transporte urbano, melhorando a mobilidade.

O Mercado 18 de Agosto se constituirá, temos certeza, um ponto de grande atração turística e de agradáveis encontros entre amigos e famílias, para curtir a gastronomia, o artesanato, dentro outras atrações.

A CEAGA, de igual forma, terá uma estrutura moderna, que proporcionará dignidade aos que lá trabalham e prazer para aqueles que lá forem fazer compras.

Muito próximo da CEAGA deverá prosperar uma Central para o Transporte Alternativo, que retirará do Centro da Cidade enorme quantidade de Vans que hoje  complicam a mobilidade e enfeiam o local.

As nossas calçadas que impedem a acessibilidade têm já uma moderna legislação que, de tão avançada, está sendo adotada em diversos Municípios. O Prefeito Izaias costuma lembrar, lamentando, que não se vê em Garanhuns mães passeando com os filhos em carrinhos de bebê. Isso porque não existem calcadas acessíveis.

Projetamos, e estão praticamente prontos, três binários que vão melhorar sobremaneira a mobilidade urbana: Binário de São José, originalmente chamado “Chegando à Universidade”, o Binário da Boa Vista, que vai retirar a mão dupla da Av. São Miguel e o Binário do Magano, que coloca 90% da Rua Sátiro Ivo com mão única, ornamentada, no seu inicio, com charmoso Portal de entrada da Cidade.

A Lei da Outorga Onerosa do Direito de Construir instrumento já previsto em nosso Plano Diretor e na Lei Federal do Estatuto das Cidades é um formidável avanço, porquanto vai permitir, com regras, a verticalização controlada na Cidade e, em parte, equalização dos preços dos terrenos urbanos. De sobra, anda, vai gerar receitas municipais, com destinações sociais.

Está concebida e poderá ser implantada com muito baixo investimento uma muito bem trabalhada ciclovia, para ser usada para o lazer nos finais de semana. Além do baixo investimento, essa ciclovia pode até gerar renda, através de contratos publicitários para outras atividades.

O estudo que foi elaborado e divulgado para a Av. Santo Antônio resgatará a elegância e o glamour de nossa Cidade, porquanto as condições geomorfológicas foram competentemente bem exploradas pelos nossos arquitetos. Dificilmente, outra cidade do interior, terá condições de ter um centro “Shopping a Céu Aberto”, tão belo e harmonioso, combinando a tradição e a cultura local com modernidade e antevisão do futuro.

Garanhuns terá, também, um dos mais modernos Centros Administrativos do interior do país, pensado e intuído pela realidade de nossas necessidades, pelas experiências vividas no nosso cotidiano e, sobretudo, à luz de nossa realidade dos espaços disponíveis.   

Meu prezado Roberto Almeida. Ao final, ouso perguntar: Por ter tido uma tão boa oportunidade de realização profissional, na quase finitude de minha atividade laboral, posso ou não me considerar um homem predestinado e feliz?! Mormente quando isso aconteceu, exatamente, na terra que resolveu, através de seus mais legítimos representantes, os Vereadores, me adotar como  seu Cidadão Honorário?

Um Forte abraço,
Fernando Nunes de Souza

Ex-Secretário de Planejamento do Município de  Garanhuns

Um comentário:

  1. ESTE SIM CONHECE A FUNDO OS VERDADEIROS PROBLEMAS DE GARANHUNS.NINGUÉM SOZINHO CONSEGUE FAZER UM GRANDE GOVERNO SE NÃO TIVER PESSOAS COMPETENTES AO SEU LADO E QUALIFICADAS.

    HÁ MUITO TEMPO QUE EU NÃO LEIO PALAVRAS TÃO BEM COLOCADAS E PROJETADAS COM UMA VISÃO DE MUNDO DIFERENTE E MUITO PRA FRENTE.

    QUANDO O PREFEITO, SUA EXCELÊNCIA,ISAÍAS RÉGIS, DIZIA QUE TERÍAMOS QUE PENSAR GRANDE MUITOS LHE CRITICAVAM, ODIAVAM, VINHAM LOGO COM EXPRESSÕES DO TIPO, COMO DEPUTADO NADA FEZ E NÃO TROUXE NENHUMA FABRIQUETA DE PIPOCA E DE SABÃO.

    NÃO QUE GARANHUNS TENHA SIDO RELEGADA AO ÚLTIMO PLANO, MAS QUE FALTAVA SIM UM GRANDE PLANEJAMENTO ERA VERDADE.A QUANTIDADE DE RUAS QUE SÃO SENDO ASFALTADAS É MOTIVO DE ORGULHO PARA OS SEUS MORADORES E PARA QUEM VISITA ESSA CIDADE.

    SENTIMOS COMO SE FOSSE A NOSSA. AQUELE ENTRADA DA BOA VISTA PARA SAIR NAS IMEDIAÇÕES DO COLÉGIO 15 DE NOVEMBRO, HOSPITAL NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO DO SOCORRO E CLINOP EM DIREÇÃO A RUI BARBOSA E RÁDIO JORNAL DE GARANHUNS PRECISA RECEBER PLACAS SINALIZANDO O PERCURSO NAS ENTRADAS DA BOA VISTA E DO COLÉGIO 15.

    DESAFOGOU O CENTRO DE GARANHUNS E ENCURTOU A DISTÂNCIA ENTRE ESSAS LOCALIDADES.

    PARABÉNS, EX-SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO PELA EXPLANAÇÃO LÚCIDA E COERENTE. PENSOU GRANDE ,PLANEJOU E PROJETOU AO LONGO PRAZO.

    GARANHUNS É O CENTRO ACADÊMICO POR EXCELÊNCIA DO AGRESTE MERIDIONAL.

    PALAVRAS DE UM PROFESSOR.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA