PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

CAPOEIRAS TEM ÁGUA O QUE FALTA É VERGONHA


Por Euclides Júnior

Capoeiras falta água?

Não tenho tanta certeza. Sei que as chuvas são irregulares, mas água mesmo não sei se falta. Nossa famosa "Cacimba do Pau" que já matou a sede de tanta gente com sua água doce está cheia pela boca.  E as duas existentes no local, pertinho delas cerca de dez metros passa um cano da Compesa, que trás a água da barragem do Gurjão.

E o que isso tem haver? Tudo. Na minha humilde ignorância eu fico pensando se nesse cano não poderia ser colocado um "T" que desviasse para um novo encanamento e bombeasse a água da cacimba para ser tratada na "ETA" local.
Mas aí podem falar: "Ah, a água tá poluída com óleo de carro, tem muita merda e lixo ao redor..." E daí? E a água do Rio Tietê em São Paulo é mais limpa?

Na saída da cidade para São Bento tem a cacimba de Jó, nos fundos da antiga farmácia de "Seu" Olegário, e em frente tem outra na casa de Aécio Santana, onde hoje funciona a secretaria de cultura. Mais pra frente tem a cacimba de Zezinho, que fica na várzea por trás da Loja Almeida.

Próximo da cidade tem a comunidade quilombola do Sítio Imbé, região de caatinga, seca de dar dó. Lá a FUNASA perfurou dois poços artesianos que dão 4 mil litros d'água por hora, 96 mil por dia. Perto do Imbé tem o Sítio Lagoa do Tanque, seco do mesmo jeito. Lá tem mais dois poços desses, que juntos dão quase 7 mil litros por hora, que dá mais de 150 mil por dia, mais de 20 caminhões pipa para quem quiser.

Tem água? Tem mas não tem.

Como assim?! Nesses poços na zona rural tem o importante que é a água, mas falta o mais simples que são as bombas. Isso mesmo. A água lá tá sobrando e o povo passando sede. De quem é a culpa? Do povo do lugar que não se une e compra uma bomba e só espera pelo governo? Dos governantes que não resolvem um simples problema como esse? Da imprensa que se cala? Do papa? Todos têm culpa. Água tem de sobra, o que falta é vontade de resolver o problema.

Já ouvi de donos de caminhão pipa maldizendo a chuva quando ela vem. É muito bom ganhar dinheiro à custa da sede alheia, é bom ter um apadrinhamento político e agregar um tanque para colocar água. E o povo que "sifu".

Um dia isso muda, não sei quando. 

6 comentários:

  1. Gostaria de aproveitar este espaço para parabenizar o autor do texto ( Euclides Júnior ou Junior Almeida) pela ousadia e coragem em expor de maneira imparcial os problemas do nosso município. Não entendi por que o título no blog diverge do título colocado na página do face "Capoeiras falta água?!". Não concordo com a afirmação do título "Capoeiras têm água o que falta é vergonha" .

    Maria Luiza

    ResponderExcluir
  2. Enquanto isso, o caminhão pipa da prefeitura de capoeiras colocando agua nas residências de Garanhuns, uma vergonha!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Euclides Junior, vamos falar com a Compesa para ver o que pode ser feito. Gostei da sua ideia

    ResponderExcluir
  4. CARO AMIGO E CONTERRÂNEO, JUNIOR, SÓ PARA REFORÇAR O SEU COMENTÁRIO, HOJE EU TENHO UM POÇO AQUI EM CAPOEIRAS PRODUZINDO CERCA DE 35.000 MIL LITROS DE ÁGUA POR HORA, E ESTOU VENDENDO A ÁGUA. PORQUE NÃO SE INVESTIR NESSA ALTERNATIVA, VOCÊ SE FOSSE ENCONTRADO UNS TRÊS POÇOS COM ESSA VAZÃO, O PROBLEMA DA AGUA SERIA RESOLVIDO EM NOSSA CIDADE, A DESPESA NÃO SERIA TANTA TENDO EM VISTA A GRANDE NECESSIDADE POR ESSE RECURSO NATURAL, HOJE PARA PERFURAR UM POÇO DESSE E EQUIPAR FICARIA EM TORNO DOS R$ 18.000,00. ISSO NÃO É CARO PARA O NOSSO MUNICÍPIO, SENHORES GESTORES ATENTEM PARA ESSE CASO, ENTRA SECA E SAI SECA E NÃO SE BUSCA UMA NOVA ALTERNATIVA. É TRISTE PARA QUEM DEPENDE DA VONTADE ALHEIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se depender desses que estão no poder isso nunca vai acontecer eles usam o caminhão pra fazer política na cidade, inclusive aqui em garanhuns e região, colocando agua em outras cidades! Parabéns Neide reino e nenen secretário! Kkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. DE QUAL PARTIDO É O GOVERNO MUNICIPAL?????? NÃO CONHEÇO UM DESTE PARTIDO QUE FAÇA ALGO A FAVOR DA POPULAÇÃO ISTO ACONTECEU DURANTE 20 ANOS EM CAETÉS.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA