O jornalista Ricardo Noblat, colunista do jornal O Globo, traça um retrato nada simpático da ex-senadora Mariana Silva. Do seu texto se faz a leitura que a líder de a Rede é uma verdadeira trapalhona, que está dando muitas dores de cabeça ao governador Eduardo Campos. "Por ora, Eduardo é refém de Marina", constata Noblat.
O ARTIGO DE NOBLAT
No final do ano passado, em conversa com um amigo
a bordo de um avião que os conduzia ao Rio de Janeiro, Eduardo Campos,
governador de Pernambuco e aspirante a candidato à Presidência da República
pelo PSB, desabafou num momento de irritação: "Não aguento mais ouvir dos
meus interlocutores: 'A Marina está de acordo?' Há momentos em que eu,
simplesmente, não entendo o que ela fala. Não entendo mesmo"
A TÃO LOUVADA habilidade política de Eduardo será testada nos próximos meses pelo gênio difícil da ex ministra do Meio Ambiente Marina Silva. Salvo uma inesperada ou uma repentina e incontornável desavença entre os dois, Marina fará parte da chapa de Eduardo na condição de vice. Mas a que preço?
MAL ANUNCIOU sua filiação ao PSB, enquanto não registra seu partido, a REDE, Marina se opôs a um acordo quase firmado por Eduardo com setores da área rural do Centro-Oeste, o que traria para seu lado uma parcela do DEM representada por Ronaldo Caiado (GO), líder do partido na Câmara dos Deputados.
Bateu duro nos ruralistas, acusando-os de conservadores e de adversários do meio ambiente.
SUGERIU QUE eles não poderiam ter nenhuma afinidade com uma nova via política que se oferece como alternativa ao PT e ao PSDB. Ameaçou saltar fora do barco de Eduardo. Foi um corre, corre. Caiado enfureceu-se. Eduardo engoliu a seco. Em seguida, Marina levantou a questão das candidaturas aos governos estaduais. Na negociação com Eduardo tentou impor nomes da REDE que a acompanharam na adesão ao PSB.
A QUESTÃO NÃO foi resolvida. No Paraná, por exemplo, o PSB caminha para apoiar a reeleição do governador Beto Richa (PSDB). Marina é contra. Empenha- se para que o PSB apoie um nome inexpressivo, mas próximo da REDE. No geral, Marina se comporta como se fosse uma agente do PT infiltrada no PSB, dificultando o mais que pode qualquer aproximação entre o partido e o PSDB. Foi o que fez no caso de São Paulo - e ali ganhou a parada.
O PSB PAULISTA faz parte do governo Geraldo Alckmin, assim como fez dos governos do PSDB que o antecederam. E por sua maioria quer apoiar a reeleição de Alckmin. Em troca, poderá emplacar um dos seus nomes como candidato a vice-governador.
Eduardo parecia de acordo. Sonhava em dividir o palanque de Alckmin com Aécio. Aí, Marina disse não sob o argumento de que o PSB tem de se diferenciar do PSDB. Não pode enfrentá-lo na disputa pela Presidência da República conciliando com ele logo no principal estado do país. No primeiro turno, cada partido deve mostrar seu DNA. No segundo, predomina o embate puramente eleitoral, imagina Marina. Se dependesse dela, o candidato do PSB ao governo de São Paulo seria a deputada Luiza Erundina (PSB). Eduardo aceita a indicação. Foi ele que lançou Erundina como candidata a prefeita de São Paulo na última eleição. Erundina quer se eleger mais uma vez deputada federal.
O PT ESTÁ GRATO a Marina. É forte a chance de o partido eleger os governadores de Minas Gerais (Fernando Pimentel) e do Rio de Janeiro (Lindbergh Farias).
O eventual enfraquecimento de Alckmin fortalece a chance de o PT eleger Alexandre Padilha governador de São Paulo. Eduardo garante que num segundo turno, o PSB apoiará Alckmin. A se ver.
TUDO VALE A pena se a recompensa não for pequena, acha Eduardo. Até suportar Marina - desde que ela o recompense com parte dos votos que atraiu em 2010 quando candidata a presidente.
Marina foi a maior de suas conquistas até aqui. (Ricardo Noblat).
COMENTÁRIO - Ricardo Noblat é um jornalista político bem informado. Ninguém imagine que ele está a serviço do PT. Ele é um profissional assumidamente contra os métodos do Partido dos Trabalhadores e no relato acima com certeza está apenas narrando os fatos como eles são. Marina é radical, é xiita e ainda pode vir a dar mais dor de cabeça ao governador Eduardo Campos. O socialista terá de usar toda sua habilidade para controlar a "pureza ideológica" de sua provável vice, que se comporta como os petistas da década de 80.

Noblat, é fã incondicional de Campos. Inclusive, vota nele(não declarado). Diga a verdade, uma boa opção. Eu tambem voto por Pernambuco.
ResponderExcluirtão dizendo que o comportamento do PT na decada de 80 tava errado. oxênte e agora tá certo com roubo, roubo e mais mensalao, rose, lula dedo duro dos militar, esmola, mintira, inflaçao, petobras quebrada, correio nao funciona mais o banco do BNDS pertence a friboi o quebrado êike maravilha. que saudade do PT dos ano 80.
ResponderExcluirEXISTEM ALGUNS ERROS QUE SÃO IMPERDOÁVEIS.QUEM PRETENDE PERMANECER NO PODER POR MUITOS ANOS, ELES TERMINAM CAINDO NA COLO DELES. MESMOS.
ExcluirVEJAMOS ALGUNS: FOI UM ERRO GROSSEIRO O PT JUNTO COM MARCOS VALÉRIO, DELÚBIO,GENOINO,JOSÉ DIRCEU, ROBERTO JEFFERSON TEREM FEITO O ESQUEMA DO MENSALÃO E QUE ELE EXISTIU,CLARO QUE SIM.
O OUTRO ERRO FOI PERMANECER NO ESQUEMA COMO SE AO REDOR NÃO EXISTISSEM UMA OPOSIÇÃO E UMA IMPRENSA VIGILANTE E OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES DE MASSA ATINGINDO OS QUATROS QUADRANTES DO BRASIL.
EM 2010 QUANDO HOUVE A REUNIÃO ENTRE 280 DEPUTADOS FEDERAIS PARA APROVAREM UMA RESOLUÇÃO DE AUMENTO PARA SI EM TORNO DE 61,83% IGUALANDO AO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA FOI MAIS UM ERRO GROSSEIRO COMETIDOS POR TODOS OS PARTIDOS.
COM AQUELE AUMENTO O BRASIL PASSOU A TER UMA CLASSE DE PRIVILEGIADOS RICOS E QUE TROUXE UM EFEITO CASCATA EM TODO O BRASIL E ASSIM DAQUELA ÉPOCA ATÉ HOJE, OS TRABALHADORES EM GERAL, TIVERAM QUE SE ORGANIZAREM EM SINDICATO FORTES PARA PRESSIONAREM O GOVERNO PARA CONSEGUIREM AUMENTOS ENTRE 4% e no máximo 22%. MOTIVO DA INFLAÇÃO TER VOLTADO A TODO O VAPOR.
233 DEPUTADOS FEDERAIS NÃO COMPARECERAM A REUNIÃO OU SE AUSENTARAM DE VOTAR.
MAS 34 DEPUTADOS DO PT FORAM CONIVENTES E IRRESPONSÁVEIS. 62 DEPUTADOS DE PMDB DO TEMER, 34 DO PSB DE EDUARDO CAMPOS, 19 DO PR DE INOCENCIO DE OLIVEIRA , 31 DO PP DO MALUF, 43 DO PSDB DE FHC, 23 DO PTB ROBERTO JEFFERSON ,TODOS FORAM IRRESPONSÁVEIS COM AS FINANÇAS PÚBLICAS DO PAÍS.
A GANÂNCIA FOI TÃO GRANDE E OS ESQUEMAS ERAM TÃO PESADOS LÁ EM BRASÍLIA QUE, FICARAM APENAS NA RETÓRICA DE DENUNCIAR O MENSALÃO DO DEM EM BRASÍLIA E DO PSDB ESQUECENDO QUE DENTRO DA BASE POLÍTICA EXISTIAM PIORES.
INFELIZMENTE QUE, COM AS COLIGAÇÕES FEITAS PELO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO COM O PSDB FICAM TODOS IGUAIS.
NENHUM DELES TEM MORAL DE ATACAR UNS AOS OUTROS PORQUE TODOS FAZEM PARTE DOS ESQUEMAS DE ROUBAR A NAÇÃO BRASILEIRA.
AS PRISÕES DE BRASÍLIA E DE CARUARU PODERIAM SERVIR DE EXEMPLOS, MAS INFELIZMENTE NÃO VÃO PORQUE ESSA GENTÁLIA PERDEU A VERGONHA DE ROUBAR, TRAIR E MENTIR PARA O POVO.
POR SUA VEZ A MAIORIA DO POVO VIVE PASSANDO FOME E NECESSIDADE. A MAIORIA NÃO TEM MAIS TRABALHO E MUITO MENOS EMPREGO E QUANDO A CHEGA A ELEIÇÃO TODO ESSA GENTE QUER GANHAR ALGUMA COISA.
AÍ APARECE OS CABOS ELEITORAIS COM NOTAS DE 50 E 100 DANDO AO POVO DE CASA EM CASA .O PRÓPRIO ZÉ LEZIM DIZ TEXTUALMENTE EM UMA DAS SUAS PIADAS.ANTES O POLÍTICO DAVA MATERIAIS , MAS HOJE ESTÃO DANDO O DINHEIRO AO VIVO.
ESTE É UMA DAS RAZÕES QUE MUITOS PREFEITOS CONTINUAM MANDANDO NAS PREFEITURAS FAZENDO DELAS UM CURRAL ELEITORAL ONDE PREDOMINA OS BOIS E AS VACAS E QUE SÃO COMPRADAS E VENDIDAS DE 2 EM 2 ANOS.
Será que o povo de Garanhuns ira votar em Eduardo? Única coisa que ele fez foi tira o presidio de Garanhuns e Garanhuns continua no atraso e sem emprego.
ResponderExcluirJon.
EDUARDO CAMPOS FEZ A BARRAGEM DO CAJUEIRO QUE ACABÔ A FALTA DE ÁGUA EM GARANHUNS, FEZ O EXPRESSO CIDADÃO, TIROU O PRESÍDIO, FEZ A UPA E ARRUMÔ MUITOS RECURSOS PARA OBRAS DE CALÇAMENTOS. TE INFORMA MELHOR QUE TEM MUITA COISA MAIS.
ResponderExcluirALFREDO
Mesmo esse anônimo acima dando uma impressão que foi colega de banco escolar do Lula, disse tudo em uma só frase no campo da honestidade: Que saudade do PT dos anos 80.
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirSr.governador saia desse emprensado já não está bem quisto com os servidores vá para o senado aproveite dê aumento digno para os servidores,servidores faz a diferença,jarbas ganhou a eleição do com avô com uma diferença de 1milhão e 60.000 votos
ResponderExcluirDUAS PESSOAS E DOIS OLHARES DIFERENTEs.UMA OLHAR DE SANTA E OUTRO OLHAR DE TRAIÇÃO.É MUITO TRISTE O CENÁRIO POLÍTICO BRASILEIRO!
ResponderExcluir"EDUARDO CAMPOS FICA REFÉM DE MARINA SILVA",MAS A RECÍPROCA É VERDADEIRA TAMBÉM.
O QUE O GOVERNADOR DE PERNAMBUCO FOI CAPAZ DE FAZER EM MINHA CIDADE DEIXOU TODOS OS QUE VOTARAM NELE DE QUEIXO CAÍDOS E OLHANDO PARA A TERRA E PARA O CÉU.
MEU DEUS EU NÃO ACREDITO.ABANDONAR OS AMIGOS QUE FORAM PERSEGUIDOS E AMEAÇADOS E SUBIR NO PALANQUE DOS INIMIGOS TODOS DE ÓCULOS PRETOS ENVERGONHADOS EM SUBIRem NO PALANQUE DA MADEIRA QUE CUPIM NÃO RÓI E DOS REIS DOS PRECATÓRIOS! NA ELEIÇÃO DE 2012 FOI QUE O PAU CANTOU DE NOVO! É ESSE HOMEM QUE É O NOVO? SERÁ? NÃO ACREDITO SOB HIPÓTESE NENHUMA!
RUIM POR RUIM,AINDA SOU MAIS A DILMA E O LULA!
O sujeito que vota no ruim por ruim eu prefiro votar em, fulano de tal ou tal candidato é o meno ruim, esse eleitor divia rasgar o titulo......
ResponderExcluirMeu caro(a) anônimo das 12:24h.
ExcluirNão ignore quem tem esse posicionamento.Afinal, acreditar em quem?
Anteontem ,ontem e hoje (século vinte e um) quais são os jogadores que temos escalado para ir ao campo disputar as eleições de 2014? Dr. Jarbas Vasconcelos e Dr. Eduardo Campos.Imagine eu e você separar o joio do trigo e o sal refinado e o açúcar dissolvidos no copo d!agua formando uma mistura homogênea. Qual das duas substâncias é a mais ruim ou faz mal,o açúcar ou o sal?