PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

SALOÁ REALIZA AÇÃO PREVENTIVA CONTRA TRACOMA

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) pretende reduzir ou eliminar até 2014 as doenças negligenciadas que apresentam indicadores inaceitáveis. Em Pernambuco 22 municípios são endêmicos para o Tracoma – doença inflamatório nos olhos que afeta a córnea e é altamente contagiosa. O município de Saloá está nessa relação e por este motivo, a Secretaria Municipal de Saúde firmou parceria com o SANAR – Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas.

Nos dias 12 e 13 (segunda e terça feira) foram realizadas ações de conscientização sobre o Tracoma. Pernambuco é o primeiro estado brasileiro a desenvolver um programa específico para enfrentamento dessa doença e Saloá foi um dos primeiros a ser visitado com a ação educativo-preventiva.

Segundo a coordenadora de Educação em Saúde do projeto Sanar, Marjory Dowell, a atividade ocorre nas escolas com prevalência maior que 5% da doença. “Nós realizamos essa ação nas escolas, atendendo a alunos, professores e a comunidade, de modo que todos saibam como se prevenir”, destacou Marjory. Foram distribuídas nas escolas toalhas individuais, pois uma das formas de transmissão acontece no uso compartilhando desse tipo de acessório.

“A Secretaria de saúde do município tem se empenhado em controlar as doenças negligenciadas e o Tracoma também está sendo combatido”, destacou a Coordenadora de Atenção Básica de Saloá, enfermeira Juliana Cavalcante. Segundo ela para o controle é fundamental a participação de todos, a começar pela família no cuidado com as crianças

As doenças que fazem parte do programa de enfrentamento estadual são: Tracoma, doença de Chagas, Hanseníase, Filariose, Esquistossomose, Helmintíase e Tuberculose.

Prefeitura Municipal de Saloá
Assessoria de Comunicação
Geraldo Mouret

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA