GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

O SAMU JÁ FUNCIONA EM GARANHUNS E NO AGRESTE

O Serviço de Atendimento Móvel - SAMU - já foi inaugurado em Garanhuns, Lajedo, Capoeiras e outras cidades do Agreste Meridional. É um trabalho que envolve médicos, enfermeiros, atendentes, motoristas e veículos equipados até com UTI. Deve contribuir para melhorar o setor de saúde na maioria dos municípios, a depender das equipes contratadas e da gestão de cada prefeito e secretário da área.

Em algumas cidades, como Lajedo, uma cartilha está sendo distribuída com a população com orientações sobre o uso dos serviços do SAMU. São dicas, acredito, que servem para todas as cidades em que o atendimento já está funcionando.

Como forma de prestar serviço aos moradores de Garanhuns e cidades vizinhas, vamos aqui reproduzir as orientações.

- Quando se deve chamar o SAMU através do número 192 (a ligação é gratuita)?

1) Nos problemas cardiorespiratórios; 2) Nas situações de intoxicação exógena; 3) Nas queimaduras graves; 4) Em casos de afogamento; 5) Na ocorrência de maus-tratos; 6) Nos trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto; 7) Nas crises hipertensivas; 8) Nos acidentes ou traumas com vítimas; 9) Em casos de tentativas de suicídio; 8) Situações de choque elétrico; 9) Acidente com produtos perigosos; 10) Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.

O SAMU funciona da seguinte maneira:

1 - O atendimento é feito em qualquer lugar. O socorro ocorre após a chamada gratuita feita pelo telefone 192;

2 - A ligação feita em qualquer cidade do Agreste é atendida por técnicos da Central de Regulação, sediada em Caruaru. Identificada a emergência, o telefonema é transferido para o Médico Regulador. Este profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento na hora, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações;

3 - O médico avalia o melhor procedimento para o paciente. Orienta a pessoa a procurar um posto de saúde, envia uma ambulância de suporte básico para o local e num caso mais grave o veículo vai ao encontro do paciente já com um médico e enfermeiro;

4 - Com o poder de autoridade sanitária, o Médico Regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa forma, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

No Agreste Meridional, Garanhuns foi o único município que recebeu duas unidades do SAMU, uma delas equipada com UTI móvel. Assim, o município teve de contratar duas equipes para prestar serviço à população.

8 comentários:

  1. Ficamos satisfeitos com a chega do servico emergencial pára Garanhuns e Região. Lembramos,por, oportuno que os noticiário do Brasil inteiro destacou, mais uma vez a falta de médicos em todo o pais especialmente as Regiões Norde e Nordeste. Dependendo do nosso interesse Garanhuns, pode se tornar em breve uma cidade para receber estudantes de todo o pais, temos duas escolas de medicina uma bíblica e outra privada. O governo quer trazer de Cuba e outros países 6.000 médicos. Srs políticos, AÇÃO! AÇÃO AÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. É bom registrar que São Bento do Una tem SAMU a mais de seis anos. Naquele momento poucas cidades conseguiram, na região além de São Bento, Pesqueira também conseguiu, inclusive com a unidade avançada.

    ResponderExcluir
  3. Pareçe coisa do outro mundo esse tal de SAMU. fica a impressao que pareçe que ganhamo na megacena. é dose esse complexo de viralata que a dilma anda falando.

    ResponderExcluir
  4. é ótimo,ficava a desejar a cidade sem isso!!

    ResponderExcluir
  5. SERÁ ÓTIMO, JÁ ESTAVA NA HORA! (Pelo Facebook)

    ResponderExcluir
  6. Lajedo também já está funcionando. (Via Facebook)

    ResponderExcluir
  7. Garanhuns já merecia o SAMU há muito tempo. Qualquer um de nós poderá vir a precisar dos serviços desses anjos da vida, estamos sujeitos a acidentes, mal-estar, há casos fortuitos ou de força maior, enfim, é um serviço extrordinário, os profissionais que prestarão esses serviços são pessoas educadas, e qualificadas,especialistas nesse tipo atendimento, foram muito bem treinados. Foi uma vitória do nosso povo e uma vitória política do nosso prefeito, porque esse serviço existe há muitos anos e Garanhuns ficava só olhando, vendo o bonde passar.Parabéns à todos nós, que hoje temos esse serviço. Prá frente Garanhuns, sempre prá frente.

    ResponderExcluir
  8. Em jupi nem sinal dele funcionar, e se for funcionar do jeito que esá sendo planejado vai ser um desmantelo, pq a desorganização está grande. A garagem que vai ficar a ambulancia é de fazer vergonha, mas a Prefeita presidente de codeam acha bonito mas os puxa -sacos dela.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA