PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O CANDIDATO IDEAL

Muitos moradores e eleitores de Garanhuns acham que não temos boas opções de voto na disputa pela prefeitura. O mesmo acontece em Lajedo, Caetés e muitas outras cidades da região.

Existe uma parcela da população de qualquer cidade muito exigente, ou insatisfeita, sonhando sempre com o candidato ideal.

Difícil é a gente ter esse "homem ou mulher maravilha", seja numa eleição municipal, estadual ou nacional.

Os homens e mulheres têm defeitos e esses podem ser acentuados numa atividade sinuosa como a política, onde se está em busca do poder, do dinheiro ou de maior status social.

Cabe, normalmente, fazer escolhas entre o que temos e dependendo do município as opções podem ser fraquinhas mesmo, o que leva não poucas vezes o eleitor a dizer que irá votar no "menos ruim".

O fato é que com bons ou maus candidatos cabe aos moradores de uma cidade fazer a sua opção, porque dela depende os destinos do lugar onde mora.

Se não existe o candidato ideal, dos seus sonhos, que se faça uma avaliação racional dos nomes que estão no jogo, escolhendo o mais capacitado para administrar o município pelos próximos quatro anos.

Perder a esperança, desacreditar de tudo e se omitir certamente não vai ajudar em nada. Nem você e muito menos sua cidade.

Na escolha de um prefeito, governador ou presidente, mesmo de um representante para o parlamento, acredito que sempre é importante saber a história dos candidatos. Saber a origem, as lutas que travou, os compromissos que tem com a população, se realmente está interessado em fazer alguma coisa ou se é mais um buscando o poder pelo poder, um carreirista querendo fazer patrimônio às custas do dinheiro público.

Uma cidade do porte de Garanhuns, com mais de 130 mil habitantes, não pode ser governada por um homem só, até porque o regime monárquico já foi extirpado da vida nacional desde o século XIX.

Chega de prefeitos autoritários, arrogantes, homens sem um mínimo de humildade, que pensam saber de tudo.

É preciso governar em equipe, prestigiando as cabeças pensantes da cidade. Que se dê prestígio aos engenheiros, arquitetos, policiais, educadores em geral, médicos, produtores culturais, agricultores, comerciantes, donas de casa, estudantes.

Tem uma música aparentemente ingênua de Roberto Carlos com uma frase curta e simples: "Todo mundo é alguém". Isso é bíblico, está nos fundamentos do cristianismo, mas também é científico. O contrário disso é acreditar na tese nazista de que existem "raças superiores" e desprezar classes sociais inteiras que poderiam dar seu contributo a sociedade.

Já que não temos o candidato ideal, procuremos dentre eles o mais próximo da utopia que todos temos dentre de nós. Precisamos saber quem são seus apoios, suas companhias, pois os que o cercam certamente irão compor a sua futura equipe de governo. E que o eleito tenha essa consciência: de que cada homem e mulher da cidade é um "alguém", uma pessoa a ser considerada.

O próximo prefeito, seja de Garanhuns, ou de outra cidade, deve reunir em torno de si bons quadros nas mais diversas áreas, ter conhecimento dos problemas do município, poder de articulação na capital do Estado e em Brasília.

Se aliar tudo isso a vontade de fazer, a disposição de entrar na história como um "tocador de obras", um "construtor de sonhos" e não como um oportunista qualquer, estará estabelecendo as condições para ser um bom governante.

Prefeitos como João Lyra, José Queiroz e Tony Gel contribuíram bastante com  o desenvolvimento de Caruaru. Uma cidade que tinha o porte de Garanhuns e hoje está 30 anos ou mais à nossa frente.

Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos fizeram Pernambuco crescer muito nas últimas décadas. O Estado hoje ocupa um lugar de destaque no Nordeste e no País.

E por que Garanhuns também não pode ter um gestor à frente da prefeitura, que trabalhe sintonizado com a sociedade, apaixonado por ideias, capaz de levar os projetos adiante, que impulsione mais e mais o desenvolvimento desta terra?

É preciso acreditar, é preciso persistir, é preciso lutar. O Maluco Beleza, Raul Seixas, que morreu de tanto beber, compôs uma letra bonita, forte, infelizmente não praticada por ele mesmo. É quase um "Hino do Otimismo", impregnado, talvez, de filosofia oriental. É só uma música, mas acredito que se muitos refletissem sempre nesses versos eles ajudariam muito na vida, no trabalho, no amor, na política...

Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!...

Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense
Que a cabeça agüenta
Se você parar
Não! Não! Não!

Queira!
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!
Tente outra vez!

Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!...

Essa canção não está fora do contexto. Na política também devemos insistir, repetir, errar, mudar,  tentar de novo até um dia acertar e começar a construir um novo tempo.

Não existe candidato ideal. Não existe governo sem falhas. Mas as candidaturas, os governos, somos nós que construímos. E se a sociedade organizada, o povo, quiser direcionar as suas vontades, poderá modelar candidatos menos frágeis e num segundo momento estabelecer governos menos ruins.

Dom Hélder Câmara pregava: "Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade".

Vamos sonhar juntos.

3 comentários:

  1. A ESPERANÇA É ZÉ DA LUZ. LEMBREM-SE: O QUE FEZ O DEPUTADO FESTEIRO EM SEUS 12 ANOS DE ASSEMBLÉIA PELO POVO DE GARARANHUNS E REGIÃO? SILVINO ELEGEU O PIOR PREFEITO DE TODOS OS TEMPOS, ROMPEU, ESCULHAMBOU LUIZ CARLOS E AGORA QUER VOLTAR AO PALACIO CELSO GALVÃO PELOS BRAÇOS DO MESMO. TENHA SANTA PACIENCIA. ESSES BLOGS ESTÃO CHEIOS DE BABÕES DO DEPUTADO FESTEIRO QUERENDO GARANTIR SUA BOQUINHA NAS TETAS DA VIUVA. POR ISSO E POR OUTRAS É QUE VOTO PELA MUDANÇA: ZÉ DA LUZ E GEDÉCIO COM A FORÇA DO POVÃO DE GARANHUNS PARA ACABAR COM ESSA SAFADEZA. AVANTE ZÉ DA LUZ!

    Fatima
    Garanhuns-PE

    ResponderExcluir
  2. Como seria bom se o carrossel rodasse assim, né Roberto????? Qual a chance de participaçao que a sociedade teve nos ultimos governos e qual a participação que a sociedade terá no governo de figuras como izaías, silvino, Zé da Luz

    Como é bom sonhar..........

    MEU VOTO É NULO!!!!!!

    Maciel / UPE

    ResponderExcluir
  3. Roberto,

    postagem "infelizmente" realista e emocionante, parabéns !

    Mas seriamos infantis ou hipócritas se acreditássemos em honestidade e ética na política, é como já dizia um professor meu, na faculdade de Ciências Contábeis: "Não existe muita corrupção! Existe muita auditoria!". Dizendo que a corrupção existe, nos é que não sabemos.

    Antigamente na época dos nossos avôs realmente existiam honra, amizade, ética e moral, pois essas qualidade eram valiosas mais que dinheiro, mas na atualidade você vale o que você tem, e com essa onda de consumismo temos que "ter" o que não podemos acabamos entrando na onda do sistema de corrupção, pois ganhar dinheiro suado ninguém quer pois demora e eu preciso da minha Hiluz, um celular IPhone, preciso de estatus social alto, mas ai é onde entra a frase "OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS".

    Só existe um meio de acabar com a corrupção colocar o Ministério Público dentro de cada prefeitura, auxiliando, orientando e
    investigando Atos Administrativos, evitar a corrupção, pois a Auditoria é para investigar já o errado.

    Temos que mudar o sistema.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA