GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

A MISSÃO - FILMES INESQUECÍVEIS - 87º

O filme A Missão, de 1986, tem direção de Roland Joffé, mesmo cineasta de Os Gritos do Silêncio, também comentado nesta série.

O longa ganhou a Palma de Ouro do prestigiado Festival de Cannes, na França, e recebeu quase uma dezenas de indicações para o Oscar, além de outros prêmios internacionais.

Além do bom diretor, conta com um elenco de estrelas, principalmente o trio Roberto De Niro, Jeremy Irons e Lian Neeson.

A trilha sonora do filme é belíssima e perfeitamente ajustada à natureza exuberante mostrada na tela, com muitas cenas gravadas na região de Foz de Iguaçu, nas fronteiras do Brasil, Argentina e Paraguai.

A Missão é um filme histórico, belo e também trágico. O roteiro é baseado em fatos reais.

O longa trata da saga dos padres Jesuítas que viveram na fronteiras do Brasil, no século XVIII, fazendo um trabalho de catequese junto aos índios.

Gabriel (Jeremy Neeson) consegue se aproximar dos indígenas tocando uma flauta e quando ganha a confiança do povo Guarany constrói uma comunidade muito organizada. Os moradores da Missão de São Carlos fabricam instrumentos musicais, aprendem a tocá-los e cantam maravilhosamente bem.

Um dos que o ajudam nesse trabalho é Fielding, interpretado por Lian Neeson, que à época já tinha participado de quase uma dezena de filmes, mas não era ainda do primeiro time de Hoolywood. Tanto que é praticamente um coadjuvante neste trabalho.

Um inimigo dos Jesuítas e dos índios é Rodrigo Mendoza (Roberto de Niro), no começo da história um mercenário, um homem violento, que de armas na mão matava os indígenas, quando não os levava para a escravidão.

De Niro já era em 1986 o grande ator que conhecemos. Jovem, 26 anos atrás, já tinha trabalhado com diretores famosos como Francis Ford Coppola, Martin Scorsese e o italiano Bernardo Bertolucci. Participara já de filmes importantes como O Poderoso Chefão II, 1900, Táxi Driver, Touro Indomável e o Franco Atirador.

Rodrigo e o irmão gostam da mesma mulher. Por conta dela eles duelam e o mercenário o mata, porém fica se corroendo de remorsos, “querendo morrer”.

Padre Gabriel é quem “salva” Mendonza. Este, revoltado, resolve pagar uma penitência e segue o religioso para a Missão levando um enorme saco pesado, cheio de tralhas, ferros, passando por maus momentos até chegar ao local em que os Jesuítas conviviam com os índios.

Posteriormente Rodrigo, que vivia do tráfico dos índios, se torna amigo deles e encontrando um novo sentido para sua vida termina por entrar na ordem religiosa.

Seria quase perfeito, um paraíso, não fossem os interesses políticos e religiosos envolvidos. Espanha e Portugal travavam uma guerra por territórios e a cúpula da Igreja, para manter seus privilégios, termina ficando ao lado do mais forte, de quem está no poder.

Assim os superiores de Gabriel, Rodrigo e Fielding, determinam que os índios sejam transferidos das missões.

Satisfeitos com a vida em São Carlos, muitos com medo de voltar para a selva, a mata, os indígenas resolvem resistir.

Os padres, numa atitude corajosa e digna, ficam contra os superiores e decidem lutar ao lado dos “selvagens”.

Sabem que não têm a menor chance, mas preferem ser coerentes e fieis ao evangelho de Jesus Cristo.

Confesso que gostei mais de A Missão ao revê-lo esta semana, de que quando assisti a primeira vez, num cinema do Recife.

Possivelmente pude compreender melhor a obra, seu contexto histórico, na tranqüilidade do lar prestar mais atenção à movimentação dos atores, à trilha sonora e ao visual espetacular do filme.

Não foi à toa que A Missão agradou a crítica e ao grande público e recebeu tantos prêmios. É inegável que temos aqui um significativo trabalho cinematográfico.

2 comentários:

  1. A MISSÃO É UM DOS MEUS FILMES PREFERIDOS. TODO CRISTÃO DEVERIA ASSISTIR.

    ResponderExcluir
  2. Quais estratégias os jesuitas usavam para catequizar os indigenas?

    o que levou o Rodrigo a se unir aos jesuitas?

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA