CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

SENHORES POLÍTICOS, GARANHUNS É VIÁVEL!

Falta pouco mais de um ano e meio para a próxima eleição de prefeito de Garanhuns. Infelizmente, o que se vê até agora são projetos individuais e nenhuma discussão acerca dos muitos problemas do município. Somos um município pólo, exercendo influência direta ou indireta em mais de 20 municípios do Agreste Meridional. O comércio local atrai gente de mais de 50 centros urbanos, inclusive de Estados vizinho como Alagoas, Paraíba e Sergipe. Temos uma geografia privilegiada, um clima encantador e muito potencial nas áreas de cultura, educação e prestação de serviços.

Acontece que Garanhuns tem crescido pouco e de forma desordenada. Nos últimos anos os problemas se agravaram. Bairros inteiros, maiores de que algumas cidades dos arredores, não têm uma única rua saneada. Outro tanto necessita urgentemente de pavimentação, porque os moradores ainda convivem com o barro ou a poeira.

No centro e principais corredores de trânsito temos sérios problemas de estacionamento e mobilidade. A São Miguel (Boa Vista), a Sátiro Ivo (Magano) e a Duque de Caxias (Heliópolis) são três bons exemplos. A qualquer dia e praticamente a qualquer hora os motoristas enfrentam dificuldades em trafegar por uma dessas vias. São veículos que estacionam em locais inconvenientes, caminhões ou carroças passando por trechos que deviam ser exclusivos de automóveis, buracos na pista e, o pior, ainda são de mão dupla quando absolutamente não comportam mais.

Na Avenida Santo Antônio e arredores os problemas não são menores. Muitas vezes o trânsito flui lentamente. Carros param em fila dupla muitas vezes por um tempo demasiadamente longo. Os veículos estão andando no mesmo ritmo da cidade: lentamente.

A Avenida Santo Antônio, além do mais, há muito precisa de uma boa reforma. O centro de Garanhuns sempre foi um dos mais bonitos do interior pernambucano. Está, no entanto, sendo maltratado pelo tempo. As calçadas, o piso da praça principal, os corrimões, a arquitetura do local, está tudo defasado. Há necessidade de uma intervenção urbana, de modo a deixar o coração da cidade com um rosto mais contemporâneo. Sem que se deixe de preservar algumas características de um passado que nos orgulha.

Os Parques Ruber van der Linden e Euclides Dourado, assim como o Cristo do Magano, foram construídos quando este jornalista ainda não havia nascido. O Relógio de Flores já tem mais de 30 anos, o Castelo de João Capão (uma iniciativa particular) já completou duas décadas, a Praça da Fonte Luminosa é do tempo de Zé Inácio e o Santuário de Mãe Rainha está perto de completar 15 anos.

Será que Garanhuns não comporta novos atrativos turísticos?

Não dá para criar alguma alternativa em torno dos que já existem? Se eles atraem tanto o turista, na época do Festival de Inverno, por que não podem ser utilizados em outras datas do ano?

Talvez por conta do FIG, da vocação turística, do crescimento como pólo educacional, descuidam inteiramente de atrair uma mísera indústria para Garanhuns. Bom Conselho, a 38 km, atraiu uma fábrica de grande porte. Um município pequeno como Brejão, a 19 km, ganhou uma empresa que vai gerar 400 empregos. E nós não recebemos nada. Até um Shopping Center, que foi anunciado com estardalhaço, emperrou e hoje pouca gente acredita que vá sair, mesmo a médio ou longo prazo.

São muitos os problemas de Garanhuns. Poderíamos discuti-los em páginas e páginas. A zona rural, os distritos, a produção agrícola, a produção de flores e outras culturas...

Cabe à sociedade de Garanhuns se preocupar com si mesma. Alguns comerciantes se dão por satisfeitos por ganharem um bom dinheiro e nada mais interessa. Falta grandeza. Como pensam pequeno nessa cidade. E os políticos estão focados apenas na questão do poder. Em chegar lá, em voltar, em dar o troco. Importa mais as suas vaidades e negócios individuais do que o município inteiro.

É preciso percorrer os bairros, ouvir o povo, pensando não apenas em votos. Que se faça esse trabalho eleitoral com os olhos bem abertos visualizando os problemas de cada área. Os pré-candidatos precisam recolher subsídios e ter idéias sem limitar-se a meros projetos para conseguir o apoio do governador ou triunfos eleitoreiros.

Em relação à Caruaru, Petrolina, Vitória de Santo Antão, Gravatá e municípios da Região Metropolitana estamos perdendo a corrida contra o tempo. Se ninguém cuidar agora do paciente ele vai precisar de uma UTI. Que se faça alguma coisa por Garanhuns e se comece agora. Senhores candidatos, por favor, se preocupem com a cidade, valorizem a inteligência e não a esperteza,  pensem grande, discutam os problemas, imaginem soluções, venham em 2012 com propostas para mudar essa realidade.

Garanhuns é viável. Vamos acreditar nisso. Está faltando uma liderança de verdade que também acredite na cidade, que una diferentes setores e com uma visão macro fixe o município no mapa dos grandes do Estado e do Nordeste. Por amor de Deus não venha mais um prefeito que mal consegue manter o que existe e incapaz de levar a terra das sete colinas em direção ao futuro.

16 comentários:

  1. Bom dia amigo Roberto Almeida!
    gostaria de dar minha opinião a respeito da eleição de 2012, Garanhuns vive um momento de muita espectativa com relação ao processo eletivo do próximo ano,começaria a falar dos nobres vereadores, precisamos de uma reformulação no processo Legislativo urgente com pessoas de capacidade de se preocuparem com a cidade que já foi uma das mais badaladas do interior pernambucano e hoje se encontra a beira de um abismo, pois atravessa uma crise que podemos chamar de um super atraso de desenvolvimento.
    Ao questionamento de oposição eu vejo nessas pessoas citados pelo nobre jornalista nomes com capacidades de formarem uma chapa vencedora para o processo de sucessão ao senhor Luiz Carlos de Oliveira, tenho uma admiração pelo vereador Sivaldo Albino que vem demonstrando ao longo dos tempos um amadurecimento muito grande e posso até está enganado mais acredito que seria um nome para mudança de Garanhuns pela sua coragem, determinação, ousadia,pessoa muito articuladora, pois já demosntrou isso enfrentando batalhas na câmara com relação as eleições para presidente. e temos nomes fortes como o do senhor João Guido ou até mesmo o grande Drº Alcindo Meneze para vice prefeito, ai sim acredito que poderiamos sonhor em ver Garanhuns resgatar os tradicionais " CIDADE DAS FLORES, TERRA DO CLIMA MARAVILHOSO, SUIÇA PERNAMBUCANA,TERRA DE SIMOA GOMES e outros nomes tão carinhosos que ao longo dos tempos foram colocados em nosso GARANHUNS "OBG.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Roberto Almeida, pela excelente matéria. Precisamos, sim, mostrar o potencial e viabilidade de nossa cidade e sua posição estratégica na região.

    Raimundo Barreto
    ÍCONI Informática e Consultoria

    ResponderExcluir
  3. A Omissão dos mais ricos é fator dominante do descaso politico em que Garanhuns vive. É masi ou menos assim: Se Eu estou bem com meus negócios(maioria agiotas,que não geram nem emprego e nem pagam impostos), e tem nos politicos as chamadas mão Boa para emprestar dinheiro,porque nos preocupar com quem vai governar meu municipio...
    Os Grandes empresários como Ferreira Costa,Pérola jóias,redes de Farmacias, etc... procuram se expamdir fora de Garanhuns...
    Uma das redenções é o Polo Educacional e o Polo Médico que procuraram suas melhoras...
    A Grande pergunta, Como se surge novas liderenças? Preparando os mais jovens, um exemplo a CDL esta fazendo isto com o Paulinho...
    O que vemos nos vereadores,ao invés de preparaem lideres comunitários para virarem vereadores e os mesmos depois tentar vôos mais altos como vice prefeito, prefeito, deputado, etc...
    Mas a classe politica de Garanhuns(sistema 100%corrompido) me desculpe é de uma Imcopetência sem tamanho,afinal só pensar em se degladiar,e fazerem sucessores dentro da própria familia, como os cargos fossem uma empresa dos mesmos,então o que dizem de uma classe que não comfia em sua capacidade de criar, inovar e acima de tudo ter a ombridade de preparar novos politicos que realmente abracem as causas populares como bem dizia Miguel Arraes...

    As novas liderenças que tentaram se projetam foram engolidas pelo sistema corrupto, e o pior de todos o capitalista, pois num sistema aonde existem cartões sociais para incentivar politicos corruptos,qualquer homen de Bem que tentar se projetar se lançarar ao ridiculo,pois perderá sua dignidade,e o respeito até de seus familiares...
    O que esperar de Um País,aonde a impunidade é ZERO...
    Eis uma equação dificil não só é caso de Garanhuns e do País como um todo...
    Mas enquanto há vida há esperança e que os Deuses iluminem esta cidade de uma localização invejavel...

    ResponderExcluir
  4. Excelente, Roberto!

    Colocações muito lúcidas sobre a atual realidade local.

    Acho que vc acaba "dá de mão beijada" mote para candidatos que venho a ser oposição na cidade.

    Por fim, análise muito coerente.

    Um abraço.

    Wagner Marques
    (Editor do Blog Agenda Garanhuns_
    www.agendagaranhuns.com

    ResponderExcluir
  5. Quanto ao comentário do Carlos, acho que ele cometeu um pequeno erro, ou não sabe a verdadeira face do Sr. Sivaldo, pois enquanto oposição ele se calou ou seja está na mesma bacia que os outros vereadoes estão, inclusive com cargos dentro da prefeitura é só observar o que ele nos ultimos dias desde que teve aquela conturba eleição na camara que o nobre vereador se calou pois foi beneficiado pelas beneces do poder ou será que o Sr. prefeito da fazendo tudo certo agora? com a palavra o Sr. Carlos que tanto elogiou o vereador sivaldo

    ResponderExcluir
  6. Prezado Roberto Almeida,

    Parabéns pelo "post". Foi com maestria que o ilustre jornalista deixou clara a realidade de Garanhuns. No entanto, acredito que os problemas que atingem a Cidade das Flores é uma constante na maioria absoluta dos municípios brasileiros. Tenho certeza que enquanto o "jeitinho brasileiro" e a máxima de levar vantagem em tudo imperem o quadro não se modificará tão cedo. Mais alarmante ainda é o fato que são pouquíssimos os indivíduos que têm essa percepção. Uma sociedade que não educa suas crianças não tem e não terá bons homens e, consequentemente, políticos. Uma simples equação cujo resultado se convive em sua maioria passivamente. Há esperança sim. O difícil é identificar os homens em detrimento dos "meninos".

    ResponderExcluir
  7. Esses políticos de Garanhuns são uma piada... hummm mas deixa eu pensar um pouco, pq são uma piada?

    Porque o POVO é uma piada, o POVO de Garanhuns tem esses caras ai porque os merecem.

    Engraçado, exemplo maior de corrupção ATIVA e INATIVA e ATUALIZADA de Garanhuns é a Cohab 2, ruas já calçada diversas vezes, 100% Saneada!! E ninguém faz nada ninguém move-se a favor de lá, agora é culpa dos Políticos? não caro leitor e Roberto é culpa de quem mora lá... que não faz nada, que come e bebe com o esgosto correndo a céu aberto, que anda de carro e suja de Bos$% o seu carro e acha cheiroso, que anda nas ruas esburacadas e jura que está num rally. Parabéns ao povo de Garanhuns, pois realmente merece estar neste pardieiro, e quem não concorda infelizmente tem que viver nesta miséria.

    ResponderExcluir
  8. Caro Roberto, parabéns por suas colocações. Garanhuns parou no tempo e a culpa toda é dos próprios eleitores, não temos um representante na Câmara Federal que lute por nossa cidade, o único Deputado Estadual só apareçe as vésperas de eleições, os vereadores todos ligados ao Prefeito, não fazem nada. Tivemos na última eleição mais de 100 candidatos a Deputados Federais e 240 Estaduais com votos válidos em urnas da cidade e fica a pergunta. Será que podemos cobrar de alguém, alguma coisa?
    Poderiamos ter eleito um Federal e dois Estaduais, no mínimo, se pensássemos na cidade. Más Vereador tal, come dinheiro de candidato de fora, vice-prefeito de mais outro, Prefeito outro, lider comunitário outro e por aí vai.
    Somos nós os responsáveis por tudo isso, se não tivermos a consciência de votarmos em pessoas de nossa cidade, que vivem o dia-dia conosco, passam pelos mesmos problemas, ficaremos no marasmo de sempre, cada vez pior.
    Temos que votar em pessoas que conhecemos e que morem em Garanhuns, se não der certo, nas próximas eleições votamos em outro até que os nossos políticos também tenham consciência e vejam que não somos mais bestas e que merecemos respeito.

    ResponderExcluir
  9. PAULO CAMELO, COMENTA: O texto em Tela é importante cuja discussão não deve parar. Mas, alguns aspectos devem ser considerados:
    1 - Concordando ou não, nós do PSOL de Garanhuns, apresentamos nas eleições de 2008 e vamos melhorar e apresentar novamente um Programa de Governo, nas eleições de 2012, que contemple todas as questões aqui levantadas, além de outros itens. Acho que ninguém pode nos colocar na mesma "vala comum" dos demais candidatos que quando dizem alguma coisa é só no abstrato. O que acontece é que a população, em cada eleição, elege sua própria ilusão e não gosta de votar em candidatos que apresentem propostas;
    2 - A Classe Média de Garanhuns não tem demonstrado interesse pela escolha dos Vereadores do nosso município. Tanto é verdade que não existe representação daquele setor da população na Câmara dos Vereadores atual. Cadê que Emília Valença foi eleita Vereadora em 2008?
    3 - É muito bom para a nossa cidade que os mais ricos não se envolvam na política, uma vez que riqueza individual não estar para crescimento sócio-econômico da população. É só você observar que nas cidades onde os Usineiros se envolveram em política, as mesmas não cresceram. Agora o que falta em nossa cidade é a população aprender a escolher seus representantes. Nas eleições de 2010, destinaram cerca de 13.500 votos para a deputada federal Ana Arraes, sem que as pessoas sequer conhecessem o seu "trabalho", se é que existe, na Câmara dos Deputados. Nas eleições de 2008, destinaram aproximadamente 19.500 votos para Zé da Luz, ex-prefeito de Caetés, o qual não tinha proposta para Garanhuns e foi o grande perdedor nas apresentações televisivas. Pergunto: vocês esperam o quê desse povo que vota errado dessa maneira?
    4 - Os políticos tradicionais não querem permitir o surgimento de novas lideranças. Vamos citar alguns exemplos: Zé da Luz, Fernando Ferro e tantos outros estrangeiros que querem exercer ingerência na política de Garanhuns, representam fatores de inibição ao surgimento de novas lideranças políticas em nossa cidade. Lembrando que liderança política se forma nas lutas sociais. Por exemplo: Ser subserviente ao governador Eduardo Campos ou querer se mostrar ao lado do ex-presidente Lula, não significa ser Liderança Política;
    5 - Há uma submissão muito acentuada de alguns políticos de Garanhuns ao governador Eduardo Campos;
    6 - É muito ruim para a nossa cidade a ingerência de Prefeitos da região na política de Garanhuns;
    7 - Não devemos importar candidatos a Prefeito. Chega de aventureiros. Devemos acabar com essa brincadeira que se chama ser Prefeito de Garanhuns e com essa besteira de apoiarmos um candidato que transferiu ou vai transferir o título de eleitor para se candidatar a Prefeito de Garanhuns. Caruaru cresce assustadoramente, mas a LEGIÃO ESTRANGEIRA sequer existe por lá. Sendo assim, tolerância zero para a LEGIÃO ESTRANGEIRA. Aí sim, vamos começar a melhorar e pensar numa solução para Garanhuns. Agora com esse besteirol de darmos cobertura a LEGIÃO ESTRANGEIRA, Garanhuns não tem solução, pois já estar na UTI há muito tempo. TENHO DITO

    ResponderExcluir
  10. Quem entende sabe, ainda é muito cedo para lançar candidatura poís momento é de articulações e filiações,e não adianta lançar nomes que não estarão apto para o pleito,sempre vejo nestas enquetes nomes que estão em debíto com a justiça. Ainda falando sobre candidatos dos tres nomes acima apresentados por Carlos, apenas o Dr.Alcindo merece figurar nos prefeituravéis, poís os outros dois são ficha suja.

    ResponderExcluir
  11. Como deve ser o candidato ideal :Ter no minímo uma formação superior,instruído, bastante civilizado,pragmático,conhecimentos sociocultural e políticas,conhecimentos necessários da realidade do município,ter racionalidade administrativa, capacidade de desenvolver estratérgias,conhecimento organizacional, bom senso e autoridade.
    99% dos candidatos apresentados, não tem se quer um destes ítens. E veja bem alguns, não tem se quer o 2ªgrau

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela iniciativa e espero que os eleitores de Garanhuns tomem consciencia de dar uma mudança nesse quadro político de Garanhuns, a reforma tem que ser geral por pessoas que queiram o desenvolvimento da cidade.
    Acredito hoje na força das redes sociais e também um grupo de amigos do facebook de Garanhuns, estão nessa discussão sobre a cidade, querendo fazer a diferença.
    Para quem quiser conhecer o link:
    http://www.facebook.com/#!/groups/176958652374190/?id=180281152041940&notif_t=group_activity

    ResponderExcluir
  13. VIÁVEL SIM.

    BOI COM SEDE BEBE LAMA!!!; RENOVAR É PRECISO. NÃO ESTOU APONTANDO COM QUEM SERIA ESSA RENOVAÇÃO. PENSEM NISSO, D. ORORA, NÃO TEMOS DÚVIDAS, É SÉRIA; A SUA PROVÁVEL CANDIDATURA É QUE NÃO SERÁ SINSERA!; OBSERVE QUE NÃO HÁ NENHUM ATAQUE À SUA PESSOA, A ELA EM SI; MAS, AO SEU SACRIFICADOR, QUE CEGAMENTE, QUER EXECRÁ-LA,PARA VOLTAR ÀS MAMATAS; ELE NÃO ESTÁ VENDO QUE DIFICULTA AS COISAS,APAGANDO ALGUMA CHANCE QUE ELA POSSA TER. JÁ FOI DITO QUE A ARROGÂNCIA, TRUCULÊNCIA E ESPÍRITO VINGATIVO, ETC, NÃO FAVORECE; POIS, O POVO NÃO TÃO INGÊNUO, QUE NÃO VEJA A REALIDADE DOS FATOS. UMA VEZ CANDIDATA, NÃO SE ELEGERÁ; AINDA BEM QUE TIRA MUITOS VOTOS DO PRETENSIOSO IZAÍAS REGIS, QUE TAMBÉM NÃO SE ELEGERÁ; É AÍ, QUE UM CARTUCHO NOVO, MENOS MACULADO, TERIA MAIORES CHANCES DE VENCER, E, COM ISSO, GARANHUNS SERÁ MAIS BEM SUCEDIDA EM SEU FUTURO POLÍTICO. SÓ ASSIM, SERÁ VIÁVEL.

    ResponderExcluir
  14. Discutir nomes nesse momento para ser candidato a prefeito e totalmente improdutivo,mesmo por que tudo isso que esta ai e simples balao de ensaio e faz parte de um jogo feito pelos candidatos atuais ,que diga de passagem sao velhos conhecidos da populacao.O que e ao ver ,deveria estar acontecendo por parte da populacao,emnespecial pela imprensa local,e discutir nossos problemas e juntos buscar os caminhos pras solucoes,depois entao buscarmos um "gerente" pra tentarmos as solucoes,lembrando que o mesmo ,tenha um compromisso de buscar essas melhorias sempre junto da populacao ,formando uma equipe competente e dedicada.jose mario correa

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela matéria! Infelizmente é essa a realidade da nossa cidade. Quando pessoas de outra cidade criticam a situação de Garanhuns,tenho muita vergonha em ter que concordar com eles. Nossa cidade é viável sim, porém nossos "políticos" apenas pensam em seus desejos pessoais,pouco importando as necessidades do município.
    Vamos esperar que isso mude um dia, mas com os pré-candidatos anunciados, a situação tende a piorar.

    ResponderExcluir
  16. Roberto vc sabe o que resultou o inqueritodo incendio no centro administrativo, vc sabe pq colocaram placas de reforma nas praçs e não começaram e a do relogio de flores que chegaram a cercar e depois arracaram tudo, vc sabe das compras de maquinas na sec.de Ornilo e também das costureiras quanto elas recebem pelas calcinhas que costurampara fabricas de caruaru, me respondas estas depois tem mais. Essa adm...........

    ResponderExcluir