PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ESCOLAS DE GARANHUNS TERÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA

A Secretaria de Educação de Garanhuns formatou um Projeto de Lei que institui o funcionamento de Conselhos Escolares em todas as instituições da Rede Municipal de Ensino. O Projeto deve ser encaminhado pela Prefeitura de Garanhuns à Câmara de Vereadores do Município ainda neste mês de maio.

O Conselho Escolar é um órgão colegiado composto por representantes das comunidades escolar e local, com função deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora. O objetivo é garantir a gestão democrática da escola; zelar pela qualidade da educação; garantir a articulação da escola com a comunidade; acompanhar e fiscalizar os trabalhos; divulgar ações; manter articulação com a Secretaria Municipal de Educação visando assegurar as condições necessárias ao funcionamento adequado da escola; e propor adequações às metas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação a realidade da escola.

O Colegiado é composto por representantes das comunidades escolar e local como: gestores, professores, pais ou responsáveis, estudantes a partir dos 12 anos de idade, e membros de entidades representativas. Todos eles escolhidos mediante eleição. A intenção é possibilitar a participação da comunidade nas questões da escola.

De acordo com a secretária de Educação de Garanhuns, Edilele Vilaça, todas as escolas da Rede Municipal de Ensino terão que ter um Conselho representativo formado até o fim de 2011. (Na foto uma das escolas de Garanhuns que terão gestão democratizada).

3 comentários:

  1. Gestão democrática?o cargo de diretor de escola e vitalício tem gente que já incorporou o espírito a minha escola, que se brincar qualquer dias desses vai botar placa de venda. A lei dos CE é Federal, já existe há tempos não há necessidade da Câmara votar.É só cumprir a lei, o problema é que os vitálicios não querem dividir o poder e não tem interesse em fazer os CE funcionar.Boa sorte a Secretaria.
    Clone do Tiririca

    ResponderExcluir
  2. Eu queria muito que as leis saíssem do papel!!! Não aguento mais a gestão da escola qeu trabalho, cuja IMPERADORA (diretora) está lá a décadas, e foi ela mesma que FORMOU o conselho....e a prefeitura ainda usa como motivos de glórias...escolas com conselhos????..vai olhar se funciona!!!

    Cargos vitalícios... Autoridade de mais, quando o que deveria haver era democracia....acho que estamos vivendo outro regime, e não nos avisaram!!!

    Muito triste isso!

    ResponderExcluir
  3. A Democracia das gestões no Plano de Cargos e Carreira de Garanhuns, está programada para ocorrer no final do Governo Luiz Carlos, no mínimo o prazo para concretização do processo democrático nas escolas é SUSPEITO.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA