Instrumento de avaliação diagnóstica de alfabetização elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), a Provinha Brasil é de relevada importância, pois permite intervenções ou “correções” de possíveis insuficiências apresentadas. Em Garanhuns, 61 Escolas Municipais aplicaram a Prova, apresentando um número de 1.048 participantes, que contabilizam 75,3% de do público alvo avaliado.
Para compreender como os resultados são interpretados é importante ressaltar que a Provinha Brasil tem como pressuposto fundamental que a alfabetização e o letramento são processos complementares e inseparáveis. Para isso, as respostas dos alunos são interpretadas estabelecendo uma relação entre o número ou a média de acertos de um ou mais alunos e sua correspondência com os cinco níveis de desempenhos descritos para a Provinha Brasil.
Segundo informações da coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação e Esportes do Município, Maria Bethânia Soares, 50,7% dos estudantes se encontram no Nível 3 de desempenho do exame. “Isso significa que a maioria das crianças participantes demonstraram que consolidam a capacidade de ler palavras de diferentes tamanhos e padrões silábicos, bem como estratégias que permitem ler textos de curta extensão. Já no Nível 2, equivalente a 32,9% dos alunos, eles demonstram já ter consolidado as habilidades do nível anterior, pois associam adequadamente letras e sons, embora ainda não apresentem dificuldades de leitura de palavras com ortografia mais complexa. Diante do que foi analisado podemos observar que realmente nosso resultado foi muito positivo”, justificou Bethânia.
Desde 2008, o Município de Garanhuns aderiu a realização das provas, buscando uma melhoria significativa na qualidade de Ensino, oferecendo aos gestores e professores da Rede informações sobre o nível de alfabetização dos estudantes, possibilitando desta maneira, que o docente possa trabalhar as capacidades não desenvolvidas pelos alunos. (Fonte: Secretaria de Educação do Município).
Nenhum comentário:
Postar um comentário