CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PRESIDENTE LULA SANCIONA LEI QUE PROÍBE USO DE CELULAR NAS ESCOLAS


O presidente Lula (PT) sancionou o projeto de lei que proíbe o uso de celular para alunos das escolas públicas e privadas do Brasil nesta segunda-feira (13).

Os aparelhos passam a ser vetados durante as aulas, recreios e atividades extracurriculares. 

A exceção é para fins pedagógicos ou em casos de emergência — garantir a acessibilidade ou para alunos diabéticos, por exemplo, que usam o aparelho para medição da glicemia.

AUTOR DO PROJETO

Com apoio do governo, o projeto envolveu partidos de diferentes espectros políticos —do PT ao PL. O autor da proposta é o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS).

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o brasileiro é a segunda nacionalidade que mais usa aparelhos celulares no mundo. "Quanto mais jovem a criança, mais cedo foi seu acesso à internet e cada vez mais está ficando mais complicado para os pais segurar esse acesso", afirmou o ministro, em apresentação fechada.

OUTROS PAÍSES

Com a sanção de Lula, o Brasil se une a dezenas de países que já proíbem o uso do aparelho. Segundo o Relatório Global e Monitoramento da Educação da Unesco, um em cada quatro países do mundo já adotou leis que proíbem o uso do aparelho nas unidades de ensino. Entre eles estão a França, pioneira no tema, Espanha, Grécia, Finlândia, Suíça e México.

Estudos nacionais e internacionais têm apontado os problemas do uso excessivo de celular por crianças e adolescentes. No Pisa 2022, principal avaliação mundial da educação, oito em cada dez alunos brasileiros de 15 anos disseram que se distraem com o uso de celulares nas aulas de matemática.

As escolas deverão disponibilizar "espaços de escuta e acolhimento" para alunos que sofram pelo uso imoderado de telas. O projeto de lei determina que as unidades de ensino precisam acolher os alunos e funcionários que possam enfrentar "sofrimento psíquico e mental" pela nomofobia, que é o medo irracional de ficar longe do celular.

*Texto: Publicado no Portal UOL

MINISTÉRIO PÚBLICA TENTA BARRAR AUMENTO DO PREFEITO DE ARCOVERDE


O salário do prefeito de Arcoverde passou de R$ 18 mil, em dezembro, para R$ 30 mil, neste mês de janeiro.

Os vereadores, no final do ano, também reajustaram os próprios salários,  do vice-prefeito e secretários.

Por entender que o aumento foi inconstitucional, o Ministério Público de Contas de Pernambuco está tentando derrubar o reajuste.

Foi feito um pedido de medida cautelar questionando a legalidade e constitucionalidade dos aumentos. 

Segundo a procuradora Germana Laureano, os reajustes foram votados pela Câmara de Vereadores de Arcoverde em novembro de 2024, fora do período permitido pela legislação e pela jurisprudência vigente.

O novo prefeito de Arcoverde é Zeca Cavalcanti, do Podemos.

Quando aprovado o aumento, o gestor do município era Wellington Maciel, que só cumpriu um mandato e deixou a prefeitura com a fama de ter sido um dos piores prefeitos da história polícia do município.

MAIS DE UM MÊS DEPOIS, ASSASSINATO DE MEIRINHA CONTINUA UM MISTÉRIO


Já completou um mês do assassinato da conselheira Rosimere Bizzarria, conhecida como Meirinha.

O crime aconteceu em Angelim, a 22 km de Garanhuns, com repercussão estadual e nacional.

Apesar da cobrança que se faz por justiça, até agora a Polícia Civil não divulgou se tem pista de quem cometeu o crime.

Inicialmente, as investigações foram feitas pela delegacia de Angelim.

Agora, talvez para agilizar a elucidação do crime, o homicídio passou a ser investigado pela 22ª delegacia de Garanhuns.

Meirinha tinha 42 anos e era uma pessoa muito querida em Angelim e em todo Estado.

Tanto que quando do seu sepultamento, representações de conselheiros tutelares de 70 municípios estiveram em Angelim.

PREFEITURA DE GARANHUNS RECUPERA RUAS DANIFICADAS PELAS CHUVAS


As chuvas em Garanhuns, na sexta, sábado e domingo, causaram estragos em algumas ruas da cidade.

Equipes da prefeitura do município iniciaram no final de semana mesmo trabalhos de recuperação das vias afetadas, fazendo levantamento das da situação das estradas da zona rural.

O trabalho envolve as secretarias de Infraestrutura e Obras, Meio Ambiente, Defesa Civil, AMSTT e Assistência Social.

Funcionários dessas secretarias e órgãos estiveram a postos desde a noite da sexta-feira e na manhã do sábado fizeram levantamento dos estragos causados pelas chuvas.

Por determinação do prefeito Sivaldo Albino, nesta segunda haverá uma reunião, visando definir estratégias e metas que possam solucionar os problemas o quanto antes. 

NO DOMINGO A CHUVA EM ANGELIM CHEGOU A 117 MILÍMETROS

As chuvas estão chegando a todas as regiões do Estado.

Em Garanhuns foram verdadeiros temporais, principalmente na sexta-feira, mas a chuva chegou com força também no sábado e domingo.

A chuva foi forte também em outras cidades da região, como São Bento do Una, Capoeiras, Caetés, Angelim, Saloá e Angelim.

Neste último município, choveu mais neste domingo. Foram 117 milímetros em 24 horas, muito mais do que comumente chove em 30 dias.

Em Saloá as águas invadiram a rua principal e carregaram objetos usados na feira livre da cidade.

Segundo Marcos Moura, do blog do Sr. Cariri, a chuva em Angelim começou por volta das 16 horas e se estendeu até tarde da note.

Em alguns bairros da cidade faltou energia por até 20 minutos.

No bairro de Beira Rio, o mais castigado, o mais castigado, o pontilhão que serve de acesso à comunidade foi totalmente encoberto, dificultando o acesso dos moradores a outra partes da cidade.

FILME AINDA ESTOU AQUI RECEBE MAIS UM PRÊMIO INTERNACIONAL


O filme "Ainda Estou Aqui”, dirigido pelo brasileiro Walter Salles, ganhou neste domingo (12) mais um prêmio Internacional.

Longa foi escolhido como o melhor filme no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, realizado na Califórnia.

Um júri especializado concedeu o prêmio ao trabalho de Salles.

"Ainda Estou Aqui" foi exaltado por “transmitir o horror de uma ditadura iminente sob a perspectiva íntima de uma mãe”.

Na disputa estavam mais de 150 filmes de mais de 70 países. 

O filme vem sendo badalado desde o seu lançamento. 

Passou a ser exibido em 400 salas de cinema, no Brasil, depois que a atriz Fernanda Torres conquistou o Globo de Ouro de melhor atriz, pela sua interpretação de Eunice Paiva.

GOVERNADORA RAQUEL LYRA CHAMA A ATENÇÃO COM VÍDEOS NO INSTAGRAM


O prefeito do Recife, João Campos (PSB), tem forte presença nas redes sociais e se tornou um campeão, entre os políticos, no número de seguidores no Instagram. 

Governadora Raquel Lyra (PSDB) também usa as redes sociais com frequência para se comunicar com o povo de Pernambuco.

Os vídeos de Raquel chamam a atenção por uma particularidade: a governadora costuma falar de comidas, roupa e até dos calçados, que segundo ela se acabam logo de tanto que ela anda.

A política caruaruense já gravou vídeo comendo (e elogiando)  tapioca, degustando carne de bode em Petrolina e tomando um cafezinho, apesar de sua apertada agenda.

Teve um vídeo em que ela conversava com uma pessoa de sua equipe sobre roupas, o figurino de cada uma.

Raquel tem no Instagram menos da metade dos seguidores de João Campos.

Mas não vamos nos enganar: número de seguidores nas redes sociais não significa necessariamente votos.

CONVITE DE TRUMP A BOLSONARO RENDE MEMES NAS REDES SOCIAIS

U
Um dos memes que rola na internet

O ex-presidente Jair Bolsonaro quer ir à posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.

Por isso seus advogados pediram a devolução do passaporte do político da extrema direita, que está retido desde fevereiro de 2024.

Acontece que o malvadão, digo o Xandão, para liberar o documento solicitou que fosse apresentado o convite oficial do presidente eleito, Donald Trump, ao capitão que desgovernou o Brasil durante quatro anos.

Tudo indica que não foi feito convite oficial. Um documento apresentado pode ser conseguido por qualquer pessoas, através da internet.

Por conta dessa história, estão rolando dezenas de memes nas redes sociais, envolvendo o ex-presidente e seus filhos.

EM DOIS DIAS CHOVE EM GARANHUNS O DOBRO DO QUE ACONTECE EM UM MÊS


Choveu muito em Garanhuns e região na sexta-feira. A força da água danificou algumas ruas.

No sábado à noite veio novamente o aguaceiro. Se prolongou praticamente durante toda a madrugada deste domingo.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), da sexta até este domingo choveu em Garanhuns perto de 170 milímetros.

Normalmente durante 30 dias não chove metade disso aí.

Com a intensidade e a força das águas, alguns transtornos são inevitáveis, ainda mais que a geografia da Suíça Pernambucana a torna particularmente vulnerável as tempestades.

O SOTAQUE DA ATRIZ FERNANDA TORRES


Por Homero Fonseca

Gente de cabeça colonizada andou criticando com horror: ao agradecer o Globo de Ouro de melhor atriz, Fernanda Torres “falou inglês com sotaque brasileiro”. A discussão continua rolando nas redes sociais.

Meto minha colher: isso é puro “Complexo de Vira-lata”, particularmente grave em seres que amam a Disneylândia, sonham em morar em Miami, pedem a bênção a Tio Sam e prestam continência à bandeira americana.

Sotaques são poderosas fontes de distinção. Implicam noções de superioridade, autoridade, prestígio e poder. Quem se julga superior (mentalidade de colonizador) trata de impor sua prosódia. Quem se submete (cabeça de colonizado) imita-o, tentando em vão ser aceito como um igual.

Estrangeiros do Norte (Ops, Ocidente!), estejam na situação de migrante ou turista, cagam pro sotaque local. Já em relação a quem os visita, acatam com prazer a língua do dólar ou do euro, mas nem tentam entender o que falam seus visitantes. (Cansei de ser chamado de Rómerr (Homer) nos EUA; quase voltei um Simpson.)

Internamente, convivemos com o fenômeno: nordestinos sem noção começam a falar imediatamente paulistês ou carioquês mal pisam em terras do Sudeste. Tentam inutilmente se disfarçar para fugir da discriminação. No reverso, cariocas e paulistas vaidosos cultivam seu modo de falar, mesmo morando há décadas no Nordeste.

Tudo em função de quem se julga superior e quem aceita ser considerado inferior. Distinção na veia. A Sociologia (Pierre Bourdieu) explica.

Cenário diferente ocorre quando os falantes descartam atitudes discriminatórias: Dom Hélder Câmara fazia conferências em Paris com carregado acento nordestino. Era entendido e aplaudido.

Já dizia o filósofo Branchu: quem é obrigado a falar sem sotaque é ator ou espião.

GOVERNO DO PIAUÍ ADOTA TARIFA ZERO NO METRÔ DE TERESINA


O Governo do Piauí, à frente Rafael Fonteles (PT), adotou tarifa zero esta semana no metrô de Teresina.

Anúncio da medida, que vai beneficiar mais de 5 mil pessoas diariamente,  havia sido feito no ano passado, após aprovação na Lei Orçamentária.

Implementação do benefício já era aguardada pela população que utiliza o transporte público.

Governo petista do Piauí age no sentido contrário ao que faz a administração de São Paulo. Na capital paulista a tarifa de metrô sofreu reajuste de 18%.

A direita só bota pra lascar. Mas tem pobre que gosta.

JORNALISTA IRONIZA AS MENTIRAS SOBRE O PRESIDENTE LULA

Do jornalista Xico Sá:

Lula vai taxar pix.

Dos mesmos autores e produtores de Lula vai tomar sua casa, vai fechar igrejas,  vai adotar mamadeira de piroca nas escolas, vai fazer banheiro unissex, vai censurar mídia, vai obrigar você a comer cachorro igual na Venezuela.

Pode parecer engraçado, mas é trágico.

Milhões de pessoas acreditam nessas coisas sem o menor sentido.


ALEXANDRE DE MORAES PEDE PARA VER O CONVITE OFICIAL DE TRUMP A BOLSONARO


Ministro Alexandre de Moraes, do STF, solicitou que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresente o convite formal recebido pelo brasileiro, para estar presente na posse de Donald Trump.

O passaporte do político da extrema direita está retido e foi solicitado para que ele vá aos Estados Unidos.

Mas a solicitação a Moraes não foi acompanhada de um documento oficial, comprovando o convite feito pelo presidente eleito americano.

Se tiveram o convite fica tudo bem, mas se não estão de posse do documento vai ficar feio.

CHUVA FORTE CAUSA TRANSTORNOS EM GARANHUNS

Choveu durante mais de três horas em Garanhuns, nesta sexta-feira, dia 10.

O temporal começou no final da tarde e até às 21 horas ainda chovia bastante.

Em alguns momentos a força das águas foi intensa o que causou transtornos em alguns pontos da cidade.

A rua Serra Branca, no Magano, teve o calçamento quase todo destruído. Na UPE, na Brasília, um muro caiu devido à chuva forte e prolongada.

Na Avenida Rui Barbosa, antes da praça do relógio de flores, uma grande correnteza se formou, como se fosse um rio.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) foram 125 milímetros de chuva na cidade, na sexta-feira.

Com um volume tão forte, em poucas horas, é impossível evitar transtornos.

Felizmente nada de grave aconteceu.

De acordo com a APAC, foram 125 milímetros de chuva nestas sexta (10) em Garanhuns. O temporal, apesar de bem vindo, acabou deixando estragos em vários pontos da cidade.

Em outros municípios próximos, como São Bento do Una, a chuva também foi forte e fez estragos. No bairro Santo Afonso a água invadiu várias casas.

PROJETO DE FELIPE CARRERAS PROJETA AINDA MAIS O FESTIVAL DE INVERNO

O deputado com o prefeito Sivaldo Albino

Se o Festival de Inverno de Garanhuns já é um mega evento, reverenciado por grandes artistas da MPB, pode se consolidar ainda mais em todo o Brasil.

É que um projeto de lei do deputado federal Felipe Carreras, aprovado pela Comissão de Cultura da Câmara Federal, propõe que o FIG seja reconhecido como manifestação cultural nacional.

“O Festival de Inverno é o maior evento multicultural do Brasil. É um patrimônio dos garanhuenses e pernambucanos. Além de promover o intercâmbio cultural entre as diversas regiões do país", disse Carreras, ao falar do projeto.

Parlamentar salienta que o FIG impulsiona o turismo e a economia local, gerando benefícios sociais e econômicos para Garanhuns e para todo o estado de Pernambuco. 

"Reconhecer a grandiosidade do evento como manifestação oficial da cultura nacional é uma forma de valorizar e preservar a nossa rica diversidade”, frisou Felipe Carreras.