Nossa Canção foi gravada pelo autor e também por Roberto Carlos, Rosemary, Sandy e Vanessa da Mata, dentre outros.
Bola Dividida fez sucesso na voz do próprio Luiz Ayrão.
O artista foi da turma da Tijuca, que incluiu Erasmo Carlos, Roberto e Tim Maia.
Como se sabe esses artistas, que se projetaram com a Jovem Guarda, não eram politizados.
Mas Luiz Ayrão compôs uma música, em 1977, que foi uma verdadeira porrada em cima da ditadura militar.
Inicialmente o autor intitulou a canção de "!3 anos", mas teve problemas com a censura e mudou a denominação para "O Divórcio".
É que o compositor usou o tema amoroso como metáfora, a intenção, na verdade, era criticar o regime dos milicos.
“Você vem me enclausurando como Alcatraz” e “Você vem me sufocando como o próprio gás”, são algumas frases da canção, aparentemente dirigidas a uma mulher, mas que tinham outro endereço.
Os trechos "Você vem me tapeando como um pente-fino” e "E vem subjugando o meu destino" abordam as questões de vigilância e censura impostas pelo regime.
No final, Luiz Ayrão é ainda mais claro com o verso “Eu vou para o xadrez ou cemitério, mas findo de uma vez com seu império”.
Nessas frases não há dúvida de que a música é um protesto contra a ditadura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário