PRESIDENTE LULA TEM ENCONTRO COM O PAPA LEÃO XIV


Acompanhado da esposa, a socióloga Rosângela Silva (Janja), o presidente Lula foi recebido, nesta segunda-feira, no Vaticano, pelo papa Leão XIV. 

Ministros também estiveram na Itália, acompanhando o presidente.

"Tivemos um excelente encontro com Sua Santidade.  Conversamos sobre religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo", relatou o líder político brasileiro.

Ele disse que parabenizou o Santo Padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e a sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres. 

"Falei que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos", acrescentou Lula.

O presidente relatou para o papa a proximidade com religiosos brasileiros como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e o atual presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler. 

"Revelei o quanto foi importante para minha formação a convivência com as Comunidades Eclesiais de Base", salientou o petista.

O político brasileiro ainda falou ao papa sobre a participação no encontro da FAO, hoje,  e como em dois anos e meio conseguiu tirar o país do Mapa da Fome. 

Lula convidou Leão XIV a vir à COP30, considerando a importância histórica da realização no Brasil de uma conferência do clima pela primeira vez no coração da Amazônia. 

"Ficamos muito felizes em saber que sua Santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro. Lembrei que ontem tivemos uma demonstração imensa dessa fé no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil", finalizou Luiz Inácio Lula da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário