O Virtuosi este ano promove seis concertos gratuitos nos dias 18, 19, 20, 24, 25 e 26, na Capela do Seminário São José.
As apresentações começam sempre às 19h – aos domingos, às 18h30.
Sob direção da pianista Ana Lúcia Altino, o projeto reúne nomes de destaque da música erudita, oferecendo ao público uma experiência musical de excelência em apresentações intimistas e acessíveis.
A abertura do Virtuosi na Serra será com a presença marcante do contratenor Edson Cordeiro, um dos artistas mais versáteis da cena musical nacional.
Com carreira internacional consolidada, o artista transita com maestria entre o barroco e a música popular brasileira.
Na apresentação, Edson Cordeiro será acompanhado pela Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Carlos Anísio, em um repertório eclético que inclui obras de Bach, Mozart e Villa-Lobos.
No dia 19, o pianista Luis Felipe Oliveira apresenta recital dedicado a obras de grandes compositores do romantismo, como Brahms, Chopin e Liszt, além das cores impressionistas de Debussy.
Natural de Gravatá, o músico é um dos nomes promissores da nova geração e já foi reconhecido em importantes premiações, como o 1º lugar no concurso Internacional de Piano Edna Bassetti Habith (2022) e o Coimbra World Piano Meeting Competition (2025), destacando-se por sua técnica refinada e sensibilidade interpretativa.
Já no dia 20, o palco será do Trio Capitu, formado por Sofia Ceccato (flauta), Janaína Perotto (clarinete) e Ariana Mendonça (fagote).
Reconhecido por sua abordagem inovadora, o grupo aposta em performances interativas e no diálogo entre música instrumental e expressões contemporâneas. O repertório eclético trará de Antonio Vivaldi a Chiquinha Gonzaga.
SEGUNDA SEMANA - Abrindo o segundo fim de semana, dia 24 traz o encontro entre o premiado violista Rafaell Altino, músico pernambucano da Sinfônica de Odense, na Dinamarca, e o pianista paulista Lucas Thomazinho, em um recital com obras de Cesar Franck e Serge Rachmaninov, adaptadas para viola.
No dia 25, Thomazinho volta ao palco com um recital solo que passeia por obras de compositores como Chopin e Ronaldo Miranda, reafirmando sua posição entre os pianistas mais promissores do Brasil.
O encerramento, no dia 26, será com o concerto “Uma Noite na Ópera”, com a aclamada soprano Adriane Queiroz acompanhada pela Orquestra Jovem de Pernambuco, sob regência de Nilson Galvão.
Adriane, que integra há 23 anos o elenco fixo da Staatsoper de Berlim, interpretará árias consagradas da ópera internacional, como “Ave Maria”, da ópera “Otello” (Verdi), o prelúdio de “Carmen” (Bizet) e “Me Llamam la Primorosa”, da ópera “O Barbeiro de Sevilha” (Gimenez).
*Com informações e fotos repassadas pela Secretaria de Comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário