A população de Salvador, capital da Bahia, é majoritariamente negra.
Mesmo assim, o racismo é explícito na cidade e no estado, conforme mostram fotos, vídeos e reportagens escancarando o preconceito em território baiano.
Bárbara Carine, professora da UFPE, publicou dois vídeos hoje mostrando como a Polícia Militar trata os negros e os brancos, em Salvador.
As cenas foram gravadas nestes dias de carnaval.
No primeiro vídeo, policiais agridem de maneira truculenta um jovem negro. Um PM, de repente dá uma "voadora" no rapaz que parece cena de cinema.
Há necessidade de usar de tanta violência? Independente do contexto, do que a vítima fez, é fácil constatar que a polícia está agindo com força excessiva, abusando do poder.
"Jamais se vê um vídeo deles fazendo o mesmo com pessoas brancas", comentou a professora Carine.
Em seguida Bárbara exibe o outro vídeo. E o que acontece? Um verdadeiro pelotão de policiais militares escoltando jovens brancos, ricos, ao camarote oficial do carnaval de Salvador.
Da mesma maneira, questiona a professora da Universidade Federal da Bahia, nunca ninguém vai ver uma escolta dessas para negros.
As cenas lamentáveis que aconteceram na capital baiana foram mostradas também por grandes portais de notícias do Brasil.
*Foto: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário