Por Cristina Moraes
O meu Nordeste, onde temos a mais linda capital do Brasil, que é Recife, uma cidade que é bela por natureza, com suas maravilhosas praias, sua história que se confunde com a própria história do Brasil, é riquíssima também culturalmente e que a cada ano traz o símbolo do nosso carnaval, o Galo da madrugada.
Uma história que começou em 1978, de forma bem simples e sem muita pretensão de se tornar esse ícone que é hoje o Galo da Madrugada, surgiu com um grupo de 75 amigos, faltando sorvas uma semana para o carnaval, que resolveu fazer um pequeno bloco para trazer o resgate do carnaval de rua.
O grupo fez uma “vaquinha” para contratar 22 músicos, pois não tinham muito tempo, nem dinheiro, com a capacidade de improvisação, logo fizeram uma fantasia, todos se vestiram de um lençol para lembrar fantasmas, o bloco estava pronto e fez a sua primeira aparição às cinco horas da madrugada do dia 23 de janeiro de 1978 no bairro de São José no centro da capital pernambucana.
E a história do Galo da madrugada se agigantou, onde o pequeno grupo foi crescendo tanto que chegou ao patamar de uma só orquestra não dar mais conta da grande quantidade de foliões que estava presente a cada apresentação do Galo da madrugada.
E por toda esta linda história, em 1994, com o seu gigantismo, o Galo da Madrugada, passou a fazer parte do Guinness Book, como o maior bloco do mundo.
Em 2017 O Galo da Madrugada foi agraciado pelo Governo Federal com a medalha da Ordem do Mérito Cultural. Com o cortejo sempre crescendo, no ano 2018, passou a ser iniciado mais tarde, às nove horas da manhã, com a folia seguindo até as 18:30h.
O Galo da Madrugada gera mais de 4,5 mil empregos diretos e indiretos, sendo responsável pela geração de renda com a contratação de 30 trios elétricos, 30 bandas de frevo, 200 diretores coordenadores do desfile, cerca de duas mil pessoas de apoio. Além de tudo que o Galo da madrugada representa para o carnaval de Pernambuco, o bloco é também responsável pelo aumento de rendas também na rede hoteleira, lanchonetes, taxistas, serviço de Uber, vendedores ambulantes, guias de turismo, seguranças, montadores de estrutura de camarotes e costureiras.
Não tem quem não se emocione, ao som dos clarins, anunciando que o Galo da Madrugada chegou e este ano chegou lindo e cheio de muitas mensagens para o mundo. A escultura, que pesa oito toneladas e tem 28 metros de altura, tem como tema "Galo Gigante da Paz" trazendo este ano o trabalho artesanal, material reciclável, tatuagens, a renda de renascença, a homenagem aos idosos com a cabeça toda nevada, o rabo traz a palavra PAZ em 16 idiomas, numa fusão de unidade mundial pela paz, além do lindo colorido, fazendo a grande festa acontecer.
O Galo da Madrugada, já está lá erguido na famosa ponte Duarte Coelho, chamando o povo para viver mais um carnaval da minha linda Recife, trazendo homenageados do Carnaval de Pernambuco em 2024, receberão troféus do Governo do Estado em reconhecimento ao legado artístico, o cantor Alceu Valença, Lia de Itamaracá e Claudionor Germano.
E teremos também homenagens póstumas, com o tema “Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo”, o Galo da Madrugada irá reverenciar e trazer, ao universo do frevo, a vida e a obra do artista recifense, no dia 10 de fevereiro.
Que a paz que o Galo da Madrugada tanto almeja, aconteça em mais esta edição desse evento que arrasta multidões e este ano completam 45 anos de resistência e amor à cultura de um povo.
*Foto reproduzida do site do JC.
O Bezerro de Ouro dos tempos modernos. Fico pensando se Cristo voltasse nessa época de carnaval, ninguém se salvaria, todos estariam perdidos. Quem tem ouvidos pra ouvir, ouça.
ResponderExcluir