CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O LEGADO DE ROBERTO CARLOS COMO COMPOSITOR


Nos anos 60, quando Roberto e Erasmo Carlos já eram conhecidos, muitos imaginavam que o primeiro era só cantor e o segundo o compositor.

Isso irritava o principal ídolo da Jovem Guarda, que até ficou chateado com o amigo porque um dia, num programa de televisão, "alimentou" essa versão.

Ficaram dois anos sem fazer nenhum trabalho juntos.

Roberto tem várias músicas boas sem a parceria de Erasmo.

Fato é que Roberto Carlos não é apenas um bom cantor e intérprete.   Mesmo hoje, com 82 anos, ainda manda bem ao se apresentar em público. E em estúdio fazem a voz dele ficar tão boa quanto tinha 20/30 anos.

Selecionamos alguns dos melhores versos de Roberto. Alguns ele, com a intuição ou talento formidável que tem, criou sozinho, outros com a colaboração de Erasmo.

Seguem os tais versos:


Quantas vezes eu pensei voltar

E dizer que o meu amor nada mudou

Mas o meu silêncio foi maior

E na distância morro

Todo dia sem você saber. (A Distância)


Vou cavalgar por toda noite

Por uma estrada colorida

Usar meus beijos como açoite

E a minha mão mais atrevida

Vou me agarrar aos seus cabelos

Pra não cair do seu galope

Vou atender aos meus apelos

Antes que o dia nos sufoque (Cavalgada)


Seus netos vão te perguntar em poucos anos

Pelas baleias que cruzavam oceanos

Que eles viram em velhos livros

Ou nos filmes dos arquivos

Dos programas vespertinos de televisão. (As Baleias)


Saiba que você, meu bem

Meu escândalo vai ser

Quando o mundo inteiro então

Nosso amor conhecer

Meu bem, não dá pra enganar

Pois tudo está no nosso olhar

O escândalo vai ser

Quando o mundo conhecer o nosso amor. (Você Vai ser Meu Escândalo)


Se eu demoro

Mas aqui eu vou morrer

Isso é bom, mas eu não vivo sem você

Eu não penso mais em nada

A não ser só em voltar

Vou depressa e levo o meu amor nas mãos, para lhe dar.  (Meu Grito)


Eu queria não ver tantas nuvens escuras nos ares

Navegar sem achar tantas manchas de óleo nos mares

E as baleias desaparecendo por falta de escrúpulos comerciais

Eu queria ser civilizado como os animais. (O Progresso)


Enlouquecidos e em conflito

falam de armas no infinito

Nas estrelas não eu peço eu peço...

Não deixem que o azul do céu se inflame

E o sangue de inocentes se derrame... (Paz na Terra)


Se alguém tocar seu corpo como eu

Não diga nada

Não vá dizer seu nome, sem querer

À pessoa errada

Pensando ter amor nesse momento

Desesperada você tenta até o fim

Mas até nesse momento, você vai

Você vai lembrar de mim. (Detalhes)


Quantas baleias queriam nadar como antes

Quem inventou o fuzil de matar elefantes?

Quem padeceu de insônia

Com a sorte da Amazônia

Na lei do machado o mais forte do ano passado. (O Ano Passado)


Esse amor demais antigo

Amor demais amigo

Que de tanto amor viveu

Que manteve acesa a chama

Da verdade de quem ama

Antes e depois do amor. 

E você, amada, amante

Faz da vida um instante

Ser demais para nós dois. (Amada Amante)


Eu estarei vestindo aquele jeans

Que você bem conhece

E o que resta de azul da camisa

Das festas de abril

Linda de branco você vai estar

E nesse instante eu vou te beijar

E a nossa história de amor cada vez

Mais bonita será. (O Encontro)


Estamos sempre em busca de uma solução

Queríamos voar, fizemos o avião

O telefone, o rádio, a luz elétrica

A televisão, o computador

Progressos na engenharia genética

Maravilhas da ciência prolongando a vida

Nós temos amor, ninguém duvida

Somos seres humanos

Só queremos a vida mais linda

Não somos perfeitos ainda. (Seres Humanos)


Droga quem afinal é você

Que está se entregando e não vê

Que a vida oferece outras coisas. 

Droga/Por tudo, por nada e porque

Nadar nessa praia pra que?

A vida oferece outras coisas. (O Careta)


Eu nunca imaginei que houvesse no mundo

Um amor desse jeito

Do tipo que quando se tem não se sabe

Se cabe no peito. (Amor sem Limites)


Eu cheguei em frente ao portão

Meu cachorro me sorriu latindo

Minhas malas coloquei no chão

Eu voltei

Tudo estava igual como era antes

Quase nada se modificou

Acho que só eu mesmo mudei

E voltei. (O Portão).


*Foto: Capa do CD Amor Sem Limites (2000). Todas as músicas desse disco,  Roberto compôs sozinho, com exceção de duas ou três canções de outros autores, que se encaixaram na proposta do álbum. Não há participação de Erasmo. O mesmo aconteceu em Pra Sempre, de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário